0
X
0

16/07/2023 - 18:30

O Palmeiras reagiu depois da desastrosa eliminação da Copa do Brasil, voltou a mostrar um futebol satisfatório, jogou melhor, mas não saiu do empate sem gols com o Inter, no Beira-Rio. A igualdade faz com que a diferença para o Botafogo chegue a enormes, quase inalcançáveis, 14 pontos; o time ocupa a sexta colocação na tabela, a apenas dois do vice-líder, mas a apenas três do 11° colocado, inserido num enorme bloco que tenta perseguir o ponteiro.

O resultado esbarrou apenas na chamada falta de eficácia nas finalizações. O Palmeiras alternou entre o equilíbrio e a superioridade clara diante de um rival historicamente complicado, em terreno hostil, e só não trouxe os três pontos de volta para a capital paulista porque falhou nas finalizações, criadas em bom número.

A opção por Flaco López no comando do ataque combinada com o jogo de ligação rápida não funcionou. O Inter manteve a bola mais sob seu controle na primeira meia hora de jogo e avançou suas linhas tentando nos agredir. Nosso sistema defensivo, com Zé Rafael de volta à melhor forma, não permitiu que o time da casa nos trouxesse perigo, mas a transição ofensiva não funcionava com Flaco fazendo exatamente o papel de Rony.

Raphael Veiga foi muito marcado por Aránguiz e não conseguia cadenciar o jogo. Mas aos poucos Jhon Jhon, Artur, Zé e Piquerez foram encontrando a velocidade certa para construir os ataques; o Verdão passou a ocupar o campo de ataque por mais tempo, e o domínio foi completo, com as melhores chances sendo defendidas por John, em noite inspirada.

Aránguiz saiu no intervalo sentindo desgaste e nossa missão ficou mais fácil ainda. O domínio do meio-campo, e consequentemente de todas as ações do jogo foi completo. Faltou apenas o poder de decisão.

Mesmo assim, John saiu de campo como o melhor jogador da partida, com defesas importantes, como no lance em que Gabriel Menino saiu cara a cara na pequena área. O camisa 25, aliás, teve mais uma partida bastante irregular, alternando momentos de brilho com apagões incompreensíveis.

Abel fez apenas três substituições, fugindo de seu padrão, o que alimenta as teorias de que ele está mandando recados cifrados para a diretoria: “não tenho peças!”

E não tem mesmo. O Brasileirão está muito complicado dada a distância que o Botafogo abriu de todo o bloco secundário, mas ainda há boas perspectivas na Libertadores e a forma como o time vai focar nas partidas que temos pela frente até o fim da temporada pode ser um facilitador. Mas, sem reforços, nosso time pode passar definitivamente de predador para presa.

A melhor notícia é que o time deu todos os sinais de que o ciclo ainda não terminou, de que ainda tem café nesse bule. Cabe a Abel, contando com o respaldo da diretoria, reorganizar as peças, conduzir o grupo para que a página da Copa do Brasil seja definitivamente virada, para que esta temporada nos renda ainda o mais importante de todos os títulos.

E se deixarem, ainda dá pra buscar o décimo-segundo. Tá bem difícil, mas ainda dá! VAMOS PALMEIRAS!

 

Ficha Técnica

Escalação

Internacional

John
Bustos
Vitão
Mercado
Nico Hernandez
Renê
Rômulo
Luiz Adriano
Aránguiz
Campanharo
De Pena
Alan Patrick
Enner Valencia
Gabriel
Wanderson
Lucca
Mano Menezes
TÉCNICO


Primeiro tempo

16'
Internacional

Wanderson recebeu de Valencia na meia esquerda, aproveitou a liberdade e se aproximou da área para chutar colocado – Weverton estava bem posicionado e pegou firme.

19'
Palmeiras

Artur recebeu na direita, passou por Renê e rolou para a batida seca de Gabriel Menino; John foi no canto esquerdo mas deu rebote; Raphael Veiga chegou na velocidade e tirou do goleiro, mas exagerou na força e mandou a bola por cima do travessão.

32'
Internacional

Aránguiz roubou de Gabriel Menino e acionou Alan Patrick, que abriu para Enner Valencia, que finalizou de dentro da área – Weverton colocou a escanteio.

33'
Internacional

Na batida do escanteio da direita, Vitão subiu mais que nossa zaga e testou à queima-roupa; Weverton fez uma enorme defesa.

43'
Palmeiras

Gabriel Menino fez ótima jogada pela direita e rolou para a chegada de Artur, que teve o gol à disposição mas pegou mal na bola, mandando pelo alto.

48'

Inexperiente, o confuso árbitro Rodrigo José de Lima encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.

11'
Palmeiras

Raphael Veiga bateu falta da meia-lua colocadinha –  a bola tinha o endereço, mas raspou na barreira e saiu a escanteio.

13'
Palmeiras

Piquerez viu a infiltração de Gabriel Menino e enfiou em diagonal; o camisa 25 foi muito inteligente e fez o corta-luz; a bola passou para Flaco López, que acionou Menino dentro da área; a zaga do Inter bateu cabeça e a bola sobrou livre para o camisa 25, de frente para John, que não ficou parado, fechou o ângulo e salvou o Inter.

20'

Entrou: Richard Ríos
Saiu: Gabriel Menino

24'

Entraram: Endrick e Breno Lopes
Saíram: Flaco López e Raphael Veiga

32'
Palmeiras

Artur bateu falta por elevação na área, no segundo pau – Murilo testou e a bola explodiu no peito de John.

44'
Palmeiras

Breno Lopes lançou Artur em velocidade; o cruzamento achou Jhon Jhon na entrada da área e o camisa 40 emendou de primeira, no cantinho – John foi buscar e não deu rebote.

50'

O árbitro encerrou a partida após cinco minutos de acréscimos.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez uma defesa importante no melhor momento do adversário no jogo.
7
Marcos Rocha
Voltando à titularidade, teve a ajuda do treinador que não pediu nada além de guarnecer o lado direito, sem mais responsabilidades.
6.5
Gustavo Gómez
Ficou mais na sobra, plantadão, e sempre com muita presença. Mas foi bem protegido.
6.5
Murilo
Ficou mais atento ao Enner Valencia e travou um bom duelo com o equatoriano, levando a melhor na maioria das vezes.
7.5
Piquerez
Impecável fisicamente, preencheu todo o corredor com correção.
7.5
Zé Rafael
Voltou à melhor forma, inteiro fisicamente e com toda a presença tática no meio-campo. Não é coincidência que tenha sido a melhor partida coletiva das últimas semanas.
7.5
Gabriel Menino
Taticamente correto, mas muito irregular nas execuções. Segue tendo brancos mentais inacreditáveis.
6
Richard Ríos
Mostrou uma evolução na compreensão do papel tático em relação ao meio da semana. Sinal que estudou.
6.5
Artur
Começou como ponta, depois virou meia, e foi um dos destaques do setor ofensivo.
7
Raphael Veiga
Muito marcado, segue jogando mais sem a bola do que com ela. Teve a chance mais clara de gol nos pés e desperdiçou miseravelmente.
6
Breno Lopes
Deu continuidade ao trabalho de forçar em cima de Renê, e incomodou a defesa do Inter.
6.5
Jhon Jhon
Ainda tem os trejeitos de jogador de base, mas vai mostrando evolução. Jogo a jogo ele vai mostrando mais controle do uso do corpo nas disputas das jogadas.
6.5
Flaco López
Ficou vendido na parte inicial do jogo, já que o jogo de velocidade não lhe favorecia. Depois, passou a fazer mais o papel tático e cresceu um pouco.
6
Endrick
Só pisou na área e atraiu marcadores. Fez pouco com a bola no pé.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
A escolha do esquema de jogo não casou muito bem com a escalação inicial. Mas o time encontrou o jeito de jogar e foi superior em quase toda a partida.
7




Um comentário em “16-07-2023 – Internacional 0x0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

  1. Olha , na minha opinião, foi um jogo bem mais ou menos, evoluímos um pouco, mas achei o inter bem fraquinho. Veiga continua em sua fase horrorosa, o gol que perdeu , aff.
    De resto é trabalhar pra chegar bem na libertadores.

Deixe uma resposta