3
X
0

08/11/2023 - 21:30

Flamengo 3x0 Palmeiras

O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo no Maracanã por 3 a 0 e teve interrompida de forma incontestável a sequência de vitórias. Apesar do revés, diante dos demais resultados, o time segue com chances de vencer o campeonato, mas a campanha nas cinco partidas finais precisa ser absolutamente perfeita. A missão parece bastante alcançável pelo grau de dificuldade da tabela, desde que a postura do time seja mais agressiva do que a vista esta noite no Rio de Janeiro.

Talvez seja o excesso de partidas; talvez seja excesso de confiança; talvez tenha faltado equilíbrio entre cabeça e coração. O fato é que nosso time se mostrou um tanto letárgico diante da iniciativa mostrada pelos jogadores do Flamengo. O único que se manteve no nível esperado foi Endrick, que carregou os ataques do Palmeiras nas costas.

Nosso time até que começou a partida em cima da defesa carioca, criando três boas oportunidades de gol, contra apenas dois chutes a gol do Flamengo – ambos numa jogada de escanteio. O time carioca parecia titubear diante do moral absurdo com que o Palmeiras chegou para o confronto.

Mas uma jogada rápida desmontou esse cenário aos 17: Pulgar lançou Pedro, que girou em cima de Luan e, sem cobertura, entrou na área e tocou na saída de Weverton. O Flamengo então percebeu que o monstro não estava em suas melhores noites.

Tudo se confirmou aos 28, em mais um gol com a colaboração de nosso sistema defensivo: após reposição de Rossi, Cebolinha, com muita liberdade, cruzou para De Arrascaeta, que aproveitou a indecisão de Murilo e Piquerez para, sozinho, testar no canto de Weverton.

Não é todo jogo que se consegue uma virada espetacular, mas o Palmeiras parecia não sentir os gols. O que podia parecer sangue frio, era na verdade apatia. O Verdão não encontrava forças para impor suas qualidades.

Pulgar e Gerson preencheram muito bem os espaços e ganharam o meio-campo; Veiga não conseguia sair da marcação e nosso time passou a depender de enfiadas longas para Endrick. Nossos laterais estavam bem presos pelos deles; Breno Lopes não machuca ninguém e nosso time ficou previsível.

Abel fez alterações interessante no intervalo, desmontando o 3-5-2 e voltando com o 4-2-3-1 que o elenco conhece tão bem, posicionando Fabinho ao lado de Zé Rafael para fortalecer o meio-campo e tentar recuperar o setor. Mas a expulsão de Gustavo Gómez logo a três minutos destruiu essa perspectiva e praticamente decidiu o jogo. A decisão do árbitro é altamente questionável, já que a falta cometida pelo paraguaio foi no campo de defesa do Flamengo e jamais configuraria chance clara de gol; tampouco houve violência suficiente para configurar o vermelho direto.

Ainda assim, não se pode atribuir a derrota a esse suposto erro do árbitro. O Palmeiras, com coragem, se armou para tentar o empate no 4-4-1, mas o Flamengo, em seu único ataque do segundo tempo, achou o terceiro gol, em mais uma falha de Murilo na marcação de Pedro.

Abel ainda rearrumou o time num 4-3-2, diante de um Flamengo que só queria que o tempo passasse, mas na verdade suas últimas substituições já foram pensando na sequência do campeonato, preservando Veiga e Piquerez, que estão pendurados. A parte final do jogo foi protocolar, sem maiores emoções.

A postura de nossa torcida e principalmente de nossos jogadores, agora, tem que ser de força. Saber absorver a pancada e seguir em frente. Ainda são possíveis chegar a 74 pontos com partidas perfeitamente ganháveis; todos os nossos adversários ainda têm pelo menos dois confrontos entre si e inevitavelmente vão tirar pontos uns dos outros. Considerando que nenhum deles tende a ganhar todos os seus jogos, ainda estamos fortes na disputa.

Que os palmeirenses saibam se comportar como campeões e não deixem o mau – péssimo! – resultado abater o moral. Como sempre, são 24 horas para lamber as feridas e já partir para a próxima batalha, novamente em Barueri. Precisamos estar inteiros se queremos lutar por mais esse troféu. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Flamengo

Rossi
Matheuzinho
Fabrício Bruno
Léo Pereira
Ayrton Lucas
Pulgar
Rodrigo Caio
Gerson
De Arrascaeta
Éverton Ribeiro
Luís Araújo
Wesley
Pedro
Gabriel
Everton Cebolinha
Victor Hugo
Tite
TÉCNICO


Primeiro tempo

7'
Flamengo

Matheuzinho recebeu pela direita e cruzou na área para Pedro, que cabeceou com força, mas parou na defesa de Weverton; no rebote, Éverton chegou batendo de perna direita para nova grande defesa do Paredão.

13'
Palmeiras

Endrick recebeu na entrada da área, levou para o fundo e cruzou rasteiro de perna direita para Breno Lopes, que não conseguiu se livrar da marcação e perdeu grande chance.

14'
Palmeiras

Richard Ríos cruzou na área, a bola resvalou em Fabrício Bruno e sobrou com Veiga pelo lado esquerdo; o camisa 23 atrasou para Breno Lopes, que cortou para a perna direita e bateu com perigo, mas a bola desviou em Pedro e saiu em escanteio.

17'
Flamengo

Gol do Flamengo. Pulgar recebeu pelo meio, carregou e fez belo passe em profundidade para Pedro, que saiu cara a cara com Weverton e tocou por cima do goleiro para abrir o placar.

20'
Flamengo

Éverton arriscou de fora da área para grande defesa de Weverton em dois tempos.

29'
Flamengo

Gol do Flamengo. Rossi lançou para Éverton do lado esquerdo do ataque; o atacante dominou, se livrou da marcação de Mayke e cruzou para De Arrascaeta, com muita liberdade na área, que tocou de cabeça para ampliar o placar.

49'

Perdido e sem critério, Rodrigo José Pereira de Lima encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

Entraram: Fabinho e Luis Guilherme
Saíram: Richard Ríos e Luan

6'

Tá expulso! Gómez partiu para disputa pelo alto com De Arrascaeta, perdeu o tempo da bola e fez uma falta absolutamente infantil; apesar da falta ser atrás da linha de meio campo, Rodrigo José Pereira de Lima apresentou cartão vermelho para o paraguaio.

7'

Entrou: Naves
Saiu: Breno Lopes

20'
Flamengo

Gol do Flamengo. Ayrton Lucas recebeu pela esquerda com muita liberdade e cruzou no segundo pau para Gerson; o volante cabeceou para trás para a chegada de Pedro, que cabeceou para baixo, sem chance para Weverton.

23'

Entraram: Vanderlan e Rony
Saíram: Piquerez e Raphael Veiga

48'
Palmeiras

Zé Rafael recebeu pela direita e tocou para Endrick, na entrada da área e o camisa 9 bateu com perigo, por cima do gol.

50'

Rodrigo José Pereira de Lima encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Talvez pudesse ter fechado melhor o ângulo no lance do primeiro gol, mas era um lance com todas as vantagens para o atacante.
6
Gustavo Gómez
Não mereceu a expulsão; até receber o vermelho vinha sendo o zagueiro que menos estava comprometendo.
6
Luan
Falhou no lance do primeiro gol.
5
Luis Guilherme
Entrou com personalidade e deu mais uma amostra de todo o seu potencial.
6.5
Murilo
Falhou em dois gols e fez uma de suas piores partidas com a camisa do Palmeiras.
4
Mayke
Parecia um tanto confuso com as funções de apoiar e defender. Não fez nem uma, nem outra direito.
5.5
Zé Rafael
Se desdobrou para cobrir os espaços no meio, sobretudo após a expulsão de Gómez.
6.5
Richard Ríos
Estabanado; precisa aprender a não ser tão espalhafatoso no 1 contra 1. Todo combate é uma falta.
5.5
Fabinho
Está pedindo passagem, e não é de hoje.
6.5
Raphael Veiga
Mais uma vez bem marcado, não rendeu.
5.5
Rony
Desarmou um gol de Zé Rafael com uma bike furada. Que fase horrorosa!
5
Piquerez
Luís Araújo deitou. Um dos mais dispersos do time.
4
Vanderlan
Entrou firme, chegando junto em todas - até com alguns excessos.
6
Endrick
Mesmo num jogo horrível de todo o time, destacou-se. É um craque espetacular.
7
Breno Lopes
Perdeu um gol feito com o placar ainda em branco. Lance decisivo. Não é possível que Kevin ou mesmo Artur estejam em fases piores.
4.5
Naves
Mais uma partida grande em que entra e mostra confiabilidade.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
O esquema tático inicial parecia bom. As mexidas do intervalo também, mas a expulsão desmontou tudo. O que faltou foi o time entrar pilhado.
6




5 comentários em “08-11-2023 – Flamengo 3×0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

  1. Ah, Veiga precisa cumprir a função de marcar o adversário do seu setor, me parece estar faltando gás para essa função. Como é muito técnico, esta abdicando da função tática sem a bola.

  2. Bom, águas passadas….. Confio em Abel e na equipe. Porém, como normalmente o Palmeiras só perde para si mesmo…. Bem, essa falácia da imprensa que esta comparando os embates dos postulantes ao título, dizendo que temos o caminho mais fácil…Ai entram os detalhes. Primeiro que qquer equipe entra com um brilho nos olhos diferente qdo jogam contra, primeiro pq somos a equipe a ser batido, o que coloca em cheque o brio da equipe adversária, a semana do vencedor é mais leve, o elenco aproveita para se valorizar e se provar….e ai vai. Contra outros times com certeza não existem estes pormenores. Lembrando não ser bom deixar para decidir em BH. ” Rebaixamos” o Cruzeiro em outra oportunidade, seu “dono” é o curica/meguo que, fora os próprios objetivos do time no campeonato, pode pesar um pouco mais no brio do atletas cruzeirenses. O Fluminense não vai deixar barato, tem o embate AbelxDiniz, uma briga saudável concreta, além de apesar do título da Liberta, o Flu ainda quer galgar um patamar e se posicionar junto a Pal/Fla. E jogarão como azarôes. Ou seja, sem atenção a estes detalhes, só na bola não vai resolver. Questões técnicas, elenco, má fase de atletas, isso tudo até minha filha de oito anos esta ciente. Que joguem por nós!

  3. Olha , achei o time disperso no primeiro tempo .Não da para virar todas as partidas , esse esquema com 3 zagueiros só funciona com um meio de campo pegador e quando os 3 zagueiros fazem suas funções ( um estava de lateral e outro de armador ) ;
    Pra mim o GG foi até pior que o Murilo , Veiga também muito mal , realmente só o Endrick estava tentando algo .
    Agora é juntar os cacos e jogar 5 jogos restantes como se fossem finais e não com essa apatia demonstrada no jogo de ontem !!!
    Avanti Palestra !!!!

  4. Mais uma falha grotesca do Gustavo Gomes num jogo decisivo. Fora a displicência noutros lances. Tem muitíssimo crédito ainda, mas é preciso que a diretoria (duvido que tenham coragem de fazer isso) o questione se ainda deseja permanecer no clube, dada a proposta altíssima que ele recebeu há alguns meses. Pra mim é nítida a falta de foco dele. Tem que ser revista também essa política de segurar jogador a qualquer preço. Mas duvido também que isso aconteça, até pq é muito mais cômodo pra diretoria segurar quem já está, pagando salários astronômicos, do que ir ao mercado. O resultado é que temos um elenco curto, uma folha de pagamento gigantesca e vários jogadores desmotivados. Enfim, Sra. Leila tem sido um completo desastre na presidência do Palmeiras.

  5. Nessa temporada nosso time perdeu sua maior virtude com o Abel: a consistência (culpa do péssimo planejamento de elenco da diretoria). O time tem oscilado demais (4 derrotas, 5 vitórias, 1 sapatada, e por aí vai). O primeiro gol do crf ontem desmontou o time. Jogar com 3 zagueiros exige uma marcação forte no meio e uma recomposição rápida qdo perde a bola, senão é uma furada, vc defende com 3 jogadores apenas q, constantemente, têm q sair na cobertura das laterais e do volante. O problema é q ñ temos um meio-de-campo pegador (nem RR, nem ZR são volantões). Talvez esse esquema não sirva pra todos os jogos e adversários; Abel mexeu bem (poderia ter mexido logo apos o segundo gol), mas GG ñ anda bem já há algum tempo. Na minha opinião, falhou no primeiro gol (ñ estava alinhado com os outros zagueiros e deu condição ao Pedro), falhou no segundo (foi pro ataque e ficou disperso, arrumando a chuteira enqto o crf batia uma falta na defesa) e foi muito mal no lance da expulsão (q achei justa). Agora é torcer pra voltarmos a oscilar pra cima.

Deixe uma resposta