Palmeiras x Flamengo: CBF repete árbitro de último confronto entre as equipes

Rodrigo Jose Pereira de Lima em jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela trigésima terceira rodada do Brasileirão 2023, no Maracanã.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Rodrigo José Pereira de Lima, de 37 anos, comanda o apito do duelo entre Palmeiras e a equipe carioca; o juiz já foi elogiado por Abel Ferreira

Buscando se recuperar no Brasileirão, após o revés para o Internacional, o Palmeiras encara neste domingo o Flamengo, às 16h, no Allianz Parque. Atual bicampeão, o Verdão soma três pontos em dois jogos disputados na competição.

Para o confronto, a CBF escalou o juiz Rodrigo José Pereira de Lima, de 37 anos, que pertence ao quadro da Federação Pernambucana de Futebol. Curiosamente, Rodrigo esteve presente no último duelo entre as equipes, em novembro do ano passado, no Maracanã, e foi elogiado por Abel Ferreira, ao final do confronto.

Ele terá Nailton Junior de Sousa Oliveira e Francisco Chaves Bezerra Junior como assistentes. No VAR, o responsável será Daniel Nobre Bins, que, na carreira, já comandou a tecnologia em 16 jogos do Verdão – o último foi o empate em 2 a 2 com o Athletico-PR, em que o Palmeiras ficou na bronca pela não expulsão de Zé Ivaldo que acertou uma cotovelada em Endrick. Clique aqui e confira o retrospecto.

Retrospecto de Rodrigo Lima em jogos do Palmeiras

O juiz Rodrigo José Pereira de Lima entrou para o quadro da Fifa em janeiro deste ano. Na carreira, o jovem árbitro apitou apenas três jogos do Palmeiras – empate em 0 a 0 com o Internacional; vitória por 1 a 0 sobre o Bahia e revés por 3 a 0 para o Flamengo.

Para o duelo contra o Flamengo, o Verdão não poderá contar com a capacidade total do Allianz Parque, já que há um palco montado no setor Gol Norte. Até o momento, 17 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada.

Palmeiras promove 3 profissionais para substituir Cícero Souza

Palmeiras promove 3 profissionais para substituir Cícero Souza. Leonardo Piffer conhece como poucos os processos de logística do Palmeiras.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ex-gerente do Palmeiras deixou o clube e acertou com a CBF

Cícero Souza deixou o Palmeiras nesta semana e acertou sua ida para a CBF para assumir o cargo de gerente técnico geral das seleções masculinas. Para o ocupar o lugar do ex-gerente, a diretoria palmeirense resolveu dividir as funções e promover três profissionais que já trabalham na Academia de Futebol.

O cargo será dividido entre Luís Gustavo Andrade, Leonardo Piffer e Leonardo Holanda. Em entrevista ao GE, a presidente Leila Pereira falou sobre as mudanças.

“Acho que não foi uma perda. O futebol, a CBF, ganhou muito levando um profissional como o Cícero e com relação a reposição nós não vamos para o mercado. Vamos readequar o departamento e criar três gerências”, disse.

Piffer, que era o supervisor de logística, cuidará de todas as operações do departamento de futebol, incluindo a Academia de Futebol e o Allianz Parque. Luís Gustavo, por sua vez, supervisor administrativo, ficará responsável pelos processos no CT e a comunicação entre os setores do futebol, como o Núcleo de Saúde e Performance, comissão técnica e marketing.

Por último, Leonardo Holanda, que era o gerente jurídico, acumulará tarefas também na área de negócios. Além de manter a participação na parte burocrática de transações, Leonardo estará presente nas questões de pré-contatos feitos com novos atletas e funcionários para o clube.

“Os gerentes são pessoas que já trabalham conosco, conhecem nosso dia a dia”, complementou Leila. Os antigos cargos dos três funcionários serão preenchidos por outros profissionais do clube.

Valorização interna é processo natural no Palmeiras

A promoção de profissionais dentro do Palmeiras é algo comum e acontece em todas áreas, seja na parte da gerência, como aconteceu com Leonardo Piffer, Luís Gustavo e Leonardo Holando; na comunicação; na análise de desempenho ou no Núcleo de Saúde e Performance.

 Além de promover pessoas que já trabalham na Academia de Futebol, o Palmeiras também ‘puxa’ profissionais que cuidam das categorias de base. Um exemplo é o Rogério Abreu, que antes de ser analista do profissional, trabalhava nas categorias de base.

Após 10 temporadas, Cícero Souza deixa o Palmeiras e é anunciado pela CBF

Após 10 temporadas, Cícero Souza deixa o Palmeiras e é anunciado pela CBF.
Lesley Ribeiro/CBF

Cícero Souza foi anunciado na entidade nesta terça-feira

Cícero Souza deixou o Palmeiras e acertou sua ida para a CBF. O anúncio foi feito pela entidade nesta terça-feira. O profissional assumirá o cargo de gerente geral de seleções. A contratação de Cícero foi um pedido de Rodrigo Caetano, novo executivo de futebol das seleções masculinas.

Cícero chegou ao Palmeiras no final de 2014 e começou os trabalhos em janeiro de 2015, na gestão de Paulo Nobre. Ele se despede do clube após 10 temporadas, com diversos títulos conquistados e sendo uma das principais peças da reformulação estrutural do Palmeiras.

O gerente participou das principais mudanças da Academia de Futebol, desde a implementação do Centro de Excelência, a interligação dos setores, a criação do Núcleo de Saúde e Performance até as inovações estruturais dentro do CT.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, conversou diretamente com Leila Pereira na semana passada. A mandatária palmeirense, de início, não gostaria de perder o profissional, mas acabou aceitando a liberação do funcionário à entidade.

Cícero Souza fala sobre novo projeto de carreira

O ex-gerente de futebol do Palmeiras comentou a ida para a CBF e destacou a “a oportunidade de servir à casa-mãe do futebol brasileiro”.

“Muito feliz. Já me vejo muito envolvido com as áreas de atuação internas, trabalhando muito com a construção de processos, com análise de desempenho, com a área de saúde e a comissão técnica e interligando muito o futebol com os demais departamentos da CBF, como o Jurídico, a Comunicação e o Marketing”, disse Cícero.

“Já temos dois compromissos muito importantes (amistosos contra Inglaterra e Espanha, em março) e logo na sequência vem a Copa América. Todo o trabalho visa a ser muito competitivo a curto prazo e esperamos contribuir nesse processo”, complementou.

A despedida de Cícero pelo Palmeiras foi o Choque-Rei do último domingo. Ele esteve presente no vestiário após a partida, que terminou empatada em 1 a 1.

Supercopa: Bráulio Machado o árbitro e VAR com inovação

Braulio da Silva Machado em jogo do Palmeiras contra o Fluminense, durante partida válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Decisões do VAR na Supercopa do Brasil serão anunciadas pelo árbitro

Invicto em 2024, o Palmeiras entra em campo para a primeira decisão da temporada neste domingo, contra o SPFC, pela Supercopa do Brasil. O duelo acontece no Mineirão, às 16h.

Bráulio da Silva Machado foi o árbitro designado pela CBF para comandar a partida. Pertencente ao quadro de Santa Catarina, o juiz de 44 anos já comandou o apito em 29 jogos do Verdão na carreira. Clique aqui e veja o histórico.

Bráulio terá como assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Guilherme Dias Camilo. O quarto árbitro será Rafael Rodrigo Klein, enquanto Wagner Reway será o responsável por comandar a arbitragem de vídeo.

Supercopa terá novidade no VAR

Supercopa do Brasil: Palmeiras e Flamengo se enfrentarão em Brasília.
Lucas Figueiredo/CBF

O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, anunciou que, na Supercopa, todas as decisões do árbitro após revisão no VAR (alteradas ou mantidas) serão anunciadas ao público do estádio.

Essa medida chegou a ser testada pela Fifa no ano passado no Mundial de Clubes e também na Copa do Mundo Feminina. A ideia da CBF também é promover essa mudança no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Supercopa: CBF define Mineirão e data da partida

Supercopa: CBF define Mineirão e data da partida.
Breno Pataro / PBH

Duelo entre Palmeiras x SPFC acontece no dia 4, às 16h; Verdão busca o bicampeonato da Supercopa

A 23 dias da Supercopa do Brasil, entre Palmeiras e SPFC, a CBF finalmente definiu o local, a data e o horário que a partida será disputada. Na tarde desta sexta-feira, a entidade publicou em suas redes sociais quando e onde será jogada a final.

O palco será o Mineirão e o duelo acontece no dia 4 de fevereiro, às 16h. Anteriormente, a partida estava prevista para o dia 3, porém a CBF acatou um pedido da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, e alterou a data.

Informações sobre a venda de ingressos ainda não foram divulgadas pela entidade e nem pelo Palmeiras.

Em busca do bicampeonato da Supercopa do Brasil

Jogadores e comissão técnica do Palmeiras comemoram conquista do título contra o Flamengo, após partida válida pela final da Supercopa do Brasil 2023, no Mané Garrincha.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Campeão Brasileiro de 2023 após uma arrancada na reta final, o Palmeiras busca o bicampeonato consecutivo da Supercopa do Brasil. O Verdão foi campeão da edição de 2023 depois de vencer o Flamengo por 4 a 3.

Em 2024, o Palmeiras disputará o troféu pela terceira vez na História. Além de 2023, o Verdão também jogou a de 2021 e acabou sendo superado nos pênaltis pelo Flamengo.