Cícero Souza, treino técnico e finalizações: as novidades da sexta-feira do Palmeiras

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Cícero Souza se despediu do clube, em dia que a equipe finalizou a preparação para o último jogo da primeira fase do Paulistão

Na manhã desta sexta-feira, o Palmeiras finalizou a preparação para o confronto diante do Botafogo-SP, o último compromisso da equipe na primeira fase do Campeonato Paulista. Já classificado para o mata-mata, o Verdão entra em campo para confirmar a primeira colocação da tabela geral.

Nos gramados da Academia de Futebol, os atletas realizaram três atividades: primeiro um treino técnico específico, depois um rachão e, por fim, alguns jogadores aprimoraram cruzamentos e finalizações. Dudu, Gustavo Gómez e Bruno Rodrigues cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.

No Choque-Rei do domingo passado, o técnico Abel Ferreira repetiu pela primeira vez no ano uma escalação. Para a partida deste sábado, na Arena Barueri, o treinador tem a opção de utilizar o mesmo esquema, com a volta de Mayke na lateral-direita; ou escalar uma equipe alternativa, visando fazer o último teste antes do mata-mata. Tirando os lesionados, todos os jogadores estão à disposição.

Até o momento, 9.400 ingressos foram vendidos de forma antecipada. Os bilhetes estão sendo comercializados através do site Ingressos Palmeiras.

Despedida oficial de Cícero Souza

Despedida de Cícero Souza, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Antes do treino, Cícero Souza se despediu oficialmente e recebeu uma homenagem dos funcionários do Palmeiras. Os profissionais entregaram um quadro assinado e uma placa. Nesta semana, o ex-gerente do clube aceitou a proposta de trabalhar na CBF.

“Há nove anos e três meses, o Palmeiras entrou na minha vida e me deu a oportunidade de me transformar como ser humano, de evoluir como profissional, de permitir me testar e a cada dia buscar sempre uma versão melhor. Desde que o Palmeiras entrou na minha vida, muita coisa boa aconteceu”, disse.

“Para o torcedor, as maiores conquistas são os troféus, mas, para mim, são as amizades, o respeito, as relações, e eu me orgulho muito disso. Tudo que fiz foi com muito amor, dedicação e empenho. Espero transportar muito do que aprendi aqui. O Palmeiras hoje tem estrutura, processos, comissão técnica, time, estafe, mas tem uma coisa que vale muito mais: um ambiente propício e que isso possa perdurar por muito tempo. Aqui todas as pessoas se gostam, se amam, se entregam e o time em campo é o grande reflexo disso”, concluiu.

O clube decidiu não ir ao mercado para repor a saída de Cícero. A medida tomada pela diretoria foi dividir a responsabilidade do cargo para três profissionais promovidos, que já trabalhavam na Academia de Futebol.

Palmeiras promove 3 profissionais para substituir Cícero Souza

Palmeiras promove 3 profissionais para substituir Cícero Souza. Leonardo Piffer conhece como poucos os processos de logística do Palmeiras.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ex-gerente do Palmeiras deixou o clube e acertou com a CBF

Cícero Souza deixou o Palmeiras nesta semana e acertou sua ida para a CBF para assumir o cargo de gerente técnico geral das seleções masculinas. Para o ocupar o lugar do ex-gerente, a diretoria palmeirense resolveu dividir as funções e promover três profissionais que já trabalham na Academia de Futebol.

O cargo será dividido entre Luís Gustavo Andrade, Leonardo Piffer e Leonardo Holanda. Em entrevista ao GE, a presidente Leila Pereira falou sobre as mudanças.

“Acho que não foi uma perda. O futebol, a CBF, ganhou muito levando um profissional como o Cícero e com relação a reposição nós não vamos para o mercado. Vamos readequar o departamento e criar três gerências”, disse.

Piffer, que era o supervisor de logística, cuidará de todas as operações do departamento de futebol, incluindo a Academia de Futebol e o Allianz Parque. Luís Gustavo, por sua vez, supervisor administrativo, ficará responsável pelos processos no CT e a comunicação entre os setores do futebol, como o Núcleo de Saúde e Performance, comissão técnica e marketing.

Por último, Leonardo Holanda, que era o gerente jurídico, acumulará tarefas também na área de negócios. Além de manter a participação na parte burocrática de transações, Leonardo estará presente nas questões de pré-contatos feitos com novos atletas e funcionários para o clube.

“Os gerentes são pessoas que já trabalham conosco, conhecem nosso dia a dia”, complementou Leila. Os antigos cargos dos três funcionários serão preenchidos por outros profissionais do clube.

Valorização interna é processo natural no Palmeiras

A promoção de profissionais dentro do Palmeiras é algo comum e acontece em todas áreas, seja na parte da gerência, como aconteceu com Leonardo Piffer, Luís Gustavo e Leonardo Holando; na comunicação; na análise de desempenho ou no Núcleo de Saúde e Performance.

 Além de promover pessoas que já trabalham na Academia de Futebol, o Palmeiras também ‘puxa’ profissionais que cuidam das categorias de base. Um exemplo é o Rogério Abreu, que antes de ser analista do profissional, trabalhava nas categorias de base.

Após 10 temporadas, Cícero Souza deixa o Palmeiras e é anunciado pela CBF

Após 10 temporadas, Cícero Souza deixa o Palmeiras e é anunciado pela CBF.
Lesley Ribeiro/CBF

Cícero Souza foi anunciado na entidade nesta terça-feira

Cícero Souza deixou o Palmeiras e acertou sua ida para a CBF. O anúncio foi feito pela entidade nesta terça-feira. O profissional assumirá o cargo de gerente geral de seleções. A contratação de Cícero foi um pedido de Rodrigo Caetano, novo executivo de futebol das seleções masculinas.

Cícero chegou ao Palmeiras no final de 2014 e começou os trabalhos em janeiro de 2015, na gestão de Paulo Nobre. Ele se despede do clube após 10 temporadas, com diversos títulos conquistados e sendo uma das principais peças da reformulação estrutural do Palmeiras.

O gerente participou das principais mudanças da Academia de Futebol, desde a implementação do Centro de Excelência, a interligação dos setores, a criação do Núcleo de Saúde e Performance até as inovações estruturais dentro do CT.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, conversou diretamente com Leila Pereira na semana passada. A mandatária palmeirense, de início, não gostaria de perder o profissional, mas acabou aceitando a liberação do funcionário à entidade.

Cícero Souza fala sobre novo projeto de carreira

O ex-gerente de futebol do Palmeiras comentou a ida para a CBF e destacou a “a oportunidade de servir à casa-mãe do futebol brasileiro”.

“Muito feliz. Já me vejo muito envolvido com as áreas de atuação internas, trabalhando muito com a construção de processos, com análise de desempenho, com a área de saúde e a comissão técnica e interligando muito o futebol com os demais departamentos da CBF, como o Jurídico, a Comunicação e o Marketing”, disse Cícero.

“Já temos dois compromissos muito importantes (amistosos contra Inglaterra e Espanha, em março) e logo na sequência vem a Copa América. Todo o trabalho visa a ser muito competitivo a curto prazo e esperamos contribuir nesse processo”, complementou.

A despedida de Cícero pelo Palmeiras foi o Choque-Rei do último domingo. Ele esteve presente no vestiário após a partida, que terminou empatada em 1 a 1.

Cícero Souza defende gramado sintético do Palmeiras e ironiza reclamações: “Tomaram 5 e falaram do gramado”

O gerente de futebol Cícero Souza durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza, em entrevista à Rádio Guaíba, também comentou sobre a preparação do clube para 2024

O sucesso inquestionável do Palmeiras nos últimos anos fez com que os rivais reclamassem do gramado sintético do Allianz Parque. As críticas ao piso do estádio ganharam muita força em 2023, após três anos de uso do clube.

Em entrevista à Rádio Guaíba, Cícero Souza, gerente de futebol do Verdão, defendeu o gramado da arena e alfinetou, principalmente, as falas de Dorival Júnior, atualmente técnico do SPFC.

“Não vi muitas pessoas reclamando. Na verdade, vi pessoas que vieram aqui e que ganharam do Palmeiras e não falaram nada. Depois, tomaram 5 e falaram do gramado. Na realidade não foram muitas pessoas, foram duas. Não preciso falar os nomes”, disse o executivo.

“Nosso gramado sintético tem índice de lesão menor que os outros e nos entregou uma capacidade competitiva muito acima da média. Nós tivemos um show sábado à noite na arena e, no domingo às 16h, jogamos uma partida importante contra o Fluminense. Me diz qual estádio, gramado, me oferece isso? Estamos muito satisfeitos com o gramado, mas é claro que podemos aprimorar os processos de limpeza, irrigação, marcação e de descompactação. Vocês viram a qualidade de grama do Campeonato Brasileiro e vem me falar do Allianz Parque?”, acrescentou.

Cícero Souza comenta planejamento para 2024

Principal responsável pela organização dentro do Palmeiras, Cícero, que ocupa o cargo desde 2015, revelou que o clube implementará uma mudança nos exames de pré-temporada e que também cinco jogos-treino estão agendados para janeiro.

“O Palmeiras tem uma ideia de pré-temporada dentro do próprio CT. Já marcamos cinco jogos-treino. Faremos alguns exames diferentes dos convencionais dos clubes brasileiros. Nós vamos soltar informações pertinentes a isso. Teremos quatro partidas do Paulistão antes da Supercopa. Olhamos para o mercado de forma pontual e a nossa ideia é nos mantermos competitivos em 2024 em todas as competições”, disse.