Laboratório: Abel repete escalação do Palmeiras pela primeira vez na temporada depois de 12 jogos

Abel Ferreira escala o Palmeiras em partida contra o SPFC, válida pela décima primeira rodada do Paulistão 2024, no Morumbis, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Abel avisou no início do Paulistão que utilizaria o estadual para fazer testes e achar novas dinâmicas ao time

No duelo contra o SPFC no último domingo, o técnico Abel Ferreira repetiu pela primeira vez uma escalação inicial do Palmeiras em 2024. A equipe que foi a campo no Choque-Rei foi a mesma que começou o duelo contra o Mirassol.

O Palmeiras entrou com Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Endrick e Flaco López. Apesar de não ter agradado o treinador na vitória sobre o Mirassol, o esquema com três volantes se repetiu no clássico.

Até então, o comandante havia montado 11 escalações diferentes em 11 partidas. Em alguns duelos, as mudanças ocorreram por conta dos desfalques ou para prevenir lesões. Além disso, no início do Paulistão, o comandante deixou claro, em entrevista coletiva logo após a estreia, que o estadual serviria para testes.

“Com o tempo saberemos o que temos que fazer. Vamos deixar continuar o Paulistão e depois vamos ver os ajustes que precisamos fazer. Temos que ver as respostas dos nossos meninos da base, temos o Luis Guilherme e o Estêvão”, disse.

O meio-campo é o setor com mais revezamento. Zé Rafael e Ríos iniciaram como titulares. Aníbal Moreno se destacou e pediu passagem, enquanto Gabriel Menino voltou de lesão e Fabinho também ganhou oportunidades. Abel quer observar a melhor dupla para a temporada.

“Nós queremos ver todos os jogadores, prepará-los porque terá a Copa América e nós vamos perder alguns atletas para suas seleções. Temos que arranjar soluções internamente e confio em todos eles. Tem também a questão do calendário, que é apertado e muito longo, não tem porque a gente sobrecarregar todo mundo agora”, explicou após a vitória sobre a Portuguesa.

“Por fim, há dinâmicas diferentes que estamos tentando implementar e isso requer tempo. Estamos observando as duplas do meio-campo, onde temos grandes jogadores e vai me dar uma boa dor de cabeça. Precisamos ver quais se encaixam melhor e vão nos ajudar mais”, finalizou.

O Palmeiras volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Botafogo, na última rodada da primeira fase do Paulistão. Abel conta com quase todos os jogadores do elenco à disposição e poderá repetir a escalação do Choque-Rei.

Quem já ganhou chances com Abel em 2024?

Seguindo a ideia de dar chances e minutos para o elenco, Abel utilizou 27 dos 30 jogadores que fazem parte do plantel palmeirense. Apenas os goleiros Mateus e Kaique e o atacante Dudu não foram a campo – o camisa 7 se recupera de cirurgia no joelho e não foi inscrito no estadual.

Os menos utilizados foram Marcelo Lomba, Garcia e Bruno Rodrigues – este último machucou o joelho e só volta em maio. Já o líder em participações é Aníbal Moreno, com 12 jogos, seguido por Flaco López, Richard Ríos e Rony, com 11 partidas cada.

Clique aqui e confira a relação de todos os atletas utilizados por Abel e todas as partidas disputadas no ano.

Deixe uma resposta