1
X
1

03/03/2024 - 20:00

SPFC 1x1 Palmeiras

O Palmeiras ficou no empate por 1 a 1 com o SPFC no Morumbi e manteve a invencibilidade no campeonato estadual, a uma rodada do fim da fase de classificação. O Verdão está com três pontos a mais que o segundo colocado, o Santos, e também está muito próximo de garantir todas as vantagens até a final do campeonato.

Com um bom início, quando aproveitou a linha alta de marcação do SPFC para dominar o setor do meio de campo, o Palmeiras criou duas boas chances de gol, com Richard Ríos, num bom chute de meia distância, e Aníbal Moreno, de cabeça.

O SPFC então recuou a primeira linha, compactando a defesa, que já tinha montado a última linha com cinco elementos. Ao melhor estilo dos times pequenos, o SPFC bloqueou todas as entradas do Palmeiras.

A missão se tornava mais difícil ainda porque Endrick seguia posicionado muito aberto pela direita, o que tornava Flaco López uma presa fácil para as três torres da defesa do time da casa. Ainda sim, o Verdão não era ameaçado – o lance mais perigoso foi um chute cruzado de Welington que Luciano tentou escorar de carrinho, mas não alcançou.

Mas aos 24, Weverton, em mais um lance de falta de confiança, tomou uma decisão errada, passando a bola na fogueira para Richard Ríos; Lucas tomou do colombiano, tocou para Ferreirinha que devolveu para o camisa 7, que não dominou – um lance que acabou sendo de muita sorte, já que a bola chegou limpa, na medida para Alisson bater firme no canto esquerdo de Weverton.

O lance acendeu a torcida e o Palmeiras demorou para encaixar um novo bom ataque – o que aconteceu num bom cruzamento de Piquerez para Flaco López, que testou para fora, com muito perigo.

O SPFC seguiu travando o jogo – não jogava e não deixava jogar , o que, para eles, fazia sentido, já que tinham o placar. E o jogo seguiu sem lances mais perigosos até o fim do primeiro tempo.

Para o segundo tempo, Abel mandou a campo Mayke e Lázaro. A volta do camisa 12 deu mais dinâmica ao lado direito e liberou Endrick para jogar mais por dentro. E o Verdão voltou com tudo.

Aos 6, Endrick faria um gol de cabeça após chuveirinho na área – Rafael já estava batido e a bola estava entrando no gol, mas Zé Rafael, impedido, meteu o pezão na bola e o gol foi anulado. Seis minutos depois, em nova bola aérea, Murilo ganhou por cima mas foi atingido pela saída atrapalhada de Rafael. Com auxílio do VAR, o juiz marcou o pênalti que Raphael Veiga converteu, empatando o jogo.

As entradas de Rony, Caio Paulista e Gabriel Menino foram contrabalançadas com as de Erick, Michel Araújo e James Rodríguez. O panorama pouco se alterou; o empate não era ruim para nenhuma das equipes, que privilegiaram a defesa na parte final do jogo.

Sem mais erros, o placar se manteve inalterado e as duas equipes acabaram satisfeitas com o 1 a 1. O fraco juiz Matheus Candançan, inseguro e caseiro, foi salvo pela firmeza da árbitra de vídeo Daiane dos Santos.

O Verdão tem 3 pontos de vantagem para o Santos e está muito perto de, pelo terceiro ano seguido, fechar a fase de classificação do estadual sem derrotas, e de garantir as vantagens no mata-mata.

Mesmo sem o Allianz Parque, cuja volta à ativa ainda permanece incerta, a vantagem do mando vai ser importante sobretudo nos clássicos, por conta da determinação de torcida única. Trata-se de um handicap que, se devidamente aproveitado, deve ser um enorme aliado na busca pelo tricampeonato. Falta pouco! VAMOS PALMEIRAS!

 

Ficha Técnica

Escalação

SPFC

Rafael
Ferraresi
Arboleda
Diego Costa
Igor Vinicius
Erick
Pablo Maia
Alisson
Welington
Lucas Moura
Luciano
Michel Araújo
Ferreirinha
James Rodríguez
Thiago Carpini
TÉCNICO


Primeiro tempo

9'
Palmeiras

UUUUUHHH! Richard Ríos roubou a bola no ataque, rapidamente ajeitou para a perna direita e bateu firme, de longe, dando trabalho para Rafael, que se esticou e espalmou.

13'
Palmeiras

QUE CHANCE! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Aníbal Moreno na marca do pênalti; o argentino cabeceou com muito perigo e a bola saiu rente à trave esquerda de Rafael.

18'
SPFC

UFA! Welington recebeu nas costas de Marcos Rocha, avançou com muito espaço pela esquerda, invadiu a área e bateu com perigo; Luciano quase conseguiu um desvio e a bola saiu à esquerda de Weverton.

19'
Palmeiras

QUAASE O PRIMEIRO! Luan descolou lançamento preciso para Endrick, que tocou na frente para Veiga; com pouco ângulo, ele bateu de primeira, de perna direita, e deu trabalho para Rafael, que espalmou para escanteio

26'
SPFC

Gol do SPFC. Weverton saiu jogando mal com Ríos, que perdeu a bola e cedeu boa chance; após tabela com Lucas, Ferreira rolou para Alisson, que bateu no canto esquerdo do goleiro do Verdão.

31'
Palmeiras

Piquerez cruzou na cabeça de Flaco López, que cabeceou com perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol.

46'
SPFC

QUE SUSTO! Em cobrança de escanteio curto, Ferreira trouxe para dentro e bateu da entrada da área, com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.

48'

O inexperiente Matheus Candançan apitou o fim da primeira etapa após 3 minutos de acréscimo.


Segundo tempo

Entraram: Mayke e Lázaro
Saíram: Marcos Rocha e Richard Ríos

7'
Palmeiras

GOL IMPEDIDO! Raphael Veiga cobrou escanteio pela esquerda, Flaco desviou no miolo da área, Endrick cabeceou cruzado e a bola ia em direção ao gol, mas Zé Rafael foi infeliz ao tocar na bola; ele empurrou para o fundo da rede, mas estava impedido.

10'
Palmeiras

PÊNALTI PARA O PALMEIRAS! Em bola alçada na área, Rafael saiu de soco e acertou a cara de Murilo. Após revisão do VAR, foi marcada penalidade máxima.

12'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Veiga cobrou firme, rasteiro, no canto direito de Rafael; o goleiro acertou o lado, mas não alcançou e o Verdão chegou ao empate.

23'

Entrou: Rony
Saiu: Flaco López

32'

Entraram: Caio Paulista e Gabriel Menino
Saíram: Raphael Veiga e Aníbal Moreno

44'
Palmeiras

UUHH! Endrick carregou em velocidade pelo meio, fintou a marcação e tocou na direita para Rony; o camisa 10 tentou um cruzamento, mas a bola desviou e surpreendeu Rafael, que pegou no reflexo e espalmou para escanteio.

47'
SPFC

QUE PERIGO! James Rodríguez tocou de lado para Alisson, que bateu de primeira com muito perigo, mas a bola passou rente à trave direita de Weverton.

55'

Fraco e sem critério, Matheus Candançan encerrou a partida após 10 minutos de acréscimo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Segue sem confiança. Pelo menos é o que aparenta. Mas Abel está bancando.
5
Marcos Rocha
Partida tímida, talvez preocupado com o potencial de Ferreirinha aberto por seu setor.
6
Mayke
Mudou a dinâmica do lado direito e permitiu a Endrick jogar mais perto do gol.
6.5
Luan
Mais uma vez, o ponto forte de nossa defesa. Gustavo Gómez, neste momento, não está fazendo falta.
7.5
Murilo
Seu mérito na partida foi ter sido socado na cabeça para caracterizar o pênalti.
7
Piquerez
Segue errando passes na saída de bola. Isso pode nos custar campeonatos.
5.5
Aníbal Moreno
É o César Sampaio portenho. Joga demais.
7
Gabriel Menino
Entrou bem, só cometendo um vacilo que ele mesmo consertou, ao preço de um cartão amarelo.
6
Zé Rafael
Mais uma partida correta, com o preenchimento de espaços e avanços corretíssimos. Mas estragou a partida ao literalmente tirar um gol do Endrick.
5
Richard Ríos
Na mesma função da partida com o Mirassol, quando não compreendeu sua função tática, desta vez corrigiu o posicionamento e foi um dos bons destaques do time.
7
Lázaro
Entrou do lado esquerdo e manteve o time equilibrado, com boas intervenções na construção e na cobertura.
6
Raphael Veiga
Além do pênalti correto, fez um jogo ok, sem chamar a responsabilidade do jogo para si. Já fez partidas muito melhores.
6.5
Caio Paulista
Com uma motivação extra contra seu ex-time, não conseguiu se destacar, jogando muito por dentro.
6
Endrick
Colado na risca, foi subaproveitado no primeiro tempo. No segundo, com ele mais por dentro, o time chegou ao empate e era bem melhor até decidir não correr mais riscos.
6.5
Flaco López
Encaixotado mais uma vez, até tentou sair da área para fazer pivô, mas não fez um bom jogo. Saiu irritado.
5.5
Rony
Parecia incomodado com alguma coisa, talvez com o isolamento. Mas àquela altura, o time todo tinha aberto mão do ataque.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Endrick por fora, Caio Paulista por dentro. Tá complicado de entender esse plano. E a confiança do Weverton, o que se passa?
6




3 comentários em “03-03-2024 – SPFC 1×1 Palmeiras – Campeonato Paulista 2024

  1. Na minha opinião o Ze Rafael foi o melhor, achei injusta a nota. G. menino nao vi tudo isso nao, parece displicente como quase sempre

  2. Mais uma falha inaceitável do Weverton no lance do gol deles, e foi péssimo da parte do Abel tirar o artilheiro do time num jogo onde ele deveria ser mantido pra dar confiança, pra por o Rony que continua numa péssima fase.

  3. Eu não concordo que o Gabriel Menino foi bem. Entra quase sempre sem concentração, parece que já entra cansado.

Deixe uma resposta