Abel faz forte pronunciamento contra discriminação: “Vai além do futebol, é questão de humanidade”

Abel Ferreira em partida do Palmeiras contra a Ponte Preta, válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

No último Choque-Rei, Abel foi xingado de “português de m…” por diretor do SPFC, que fez acordo com TJD e não foi julgado

Antes de falar da grande vitória do Palmeiras sobre a Ponte Preta, por 5 a 1, o técnico Abel Ferreira fez um breve pronunciamento, no qual repudiou qualquer tipo de discriminação. Em seguida, o treinador ficou em silêncio.

“Gostaria de abrir minha entrevista para dizer que repudio todo e qualquer ato de discriminação, seja de gênero, cor de pele ou nacionalidade, ou qualquer tipo de violência. Isso vai para além da esfera do futebol. É questão de humanidade. Repito, repudio todo e qualquer ato de discriminação. Essa é a mensagem que quero deixar, e publicamente não falo mais sobre esse assunto”, disse o treinador.

Abel foi xingado pelo diretor do SPFC, no último Choque-Rei, que o chamou de “português de m..”. E o desabafo se dá, também, por conta do acordo feito pelo SPFC com o TJD, que converteu possíveis punições em multas.

Veja o vídeo:

O que Abel achou do desempenho do Palmeiras

Sobre o jogo, Abel Ferreira destacou o início do Palmeiras, que abriu o placar logo aos 2 minutos, elogiou o jogo coletivo e as dinâmicas.

“A imagem deste time é entrar forte nos jogos. Em alguns outros jogos em casa a gente criou também para fazer quatro ou cinco gols, mas não fomos eficientes. A eficiência é muito importante. Hoje, de fato, os gols aconteceram, como não havia ocorrido em outras partidas. Entramos muito forte no jogo e essa era a nossa intenção, mostrar dentro de campo a nossa superioridade”, disse.

Hoje o time funcionou por causa das dinâmicas. A minha responsabilidade na equipe é tática, as decisões individuais não são minhas, são dos jogadores. Se vão chutar, cruzar, driblar ou passar, quem escolhe são eles. Eles são os protagonistas. Tivemos uma semana para descansar e treinar, aprimorar as dinâmicas do time. Resolvemos esse jogo de forma coletiva, algo que me deixa, como treinador, orgulhoso. Foi uma vitória contundente”, concluiu.

Mayke e Piquerez têm atuação de gala contra Ponte Preta; confira os números

Mayke e Piquerez comemoram gol pelo Palmeiras contra a Ponte Preta, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Participativos, Piquerez e Mayke participaram de lances de gols na goleada

A enorme vitória do Palmeiras sobre a Ponte Preta, na noite deste sábado, contou com vários personagens. Flaco López, com três bolas na rede, se destaca, assim como Mayke e Piquerez que, atuando como alas e com bastante espaço, construíram as principais jogadas do Verdão e somaram participações diretas em gols.

A todo instante chegando à linha de fundo, Mayke deu o passe para o terceiro tento de Flaco, após tabela com Endrick, e também achou Piquerez no meio da área para o quarto gol palmeirense. Já o uruguaio, além de ir às redes, também cruzou com perfeição para o tento que abriu a goleada.

Com Marcos Rocha, Luan e Murilo dando sustentação na linha defensiva, mais Aníbal Moreno no meio, os dois alas tiveram liberdade para atacar e contaram com a fragilidade defensiva da Ponte Preta para encontrarem os espaços e aproveitarem.

Os dois juntos somaram seis passes decisivos, quatro cruzamentos certos, um gol e três assistências. Confira os números:

Piquerez analisa vitória

Ao final da partida, Piquerez concedeu entrevista na zona mista da Arena Barueri, analisou a vitória e destacou a importância do gol logo nos primeiros minutos de jogo.

“Foi um jogo em que, graças a Deus, começamos muito bem. Encaramos a Ponte Preta com muito respeito, eles ganharam do SCCP, do Red Bull Bragantino. Hoje ocorreu tudo bem, saiu tudo da forma que a gente pensou, conseguimos fazer cinco gols”, disse.

“A gente sabia que eles iam esperar um pouco mais a gente, iam buscar um contragolpe e nossa intenção era fazer o gol cedo para que a gente comandasse o ritmo do jogo”, finalizou.

O Palmeiras espera pelos resultados do final de semana para conhecer o adversário da semifinal do Paulistão.

Flaco López ultrapassa marca com hat-trick e cita fator fundamental para fase goleadora

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Ponte Preta, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Flaco López chegou a 10 gols na temporada e já superou o número de gols marcados em 2023

Em noite inspirada de Flaco López, o Palmeiras atropelou a Ponte Preta, goleou por 5 a 1 e se classificou para as semifinais do Campeonato Paulista. O argentino anotou seu primeiro hat-trick pelo Verdão, enquanto Murilo e Piquerez deram números finais ao duelo.

Artilheiro isolado do Paulistão, Flaco chegou a 10 tentos na temporada e, com 28 jogos de diferença, superou a marca de 2023, quando balançou as redes oito vezes em 41 jogos. O ano de 2024 é o melhor do centroavante pelo clube. E ele sabe quais são os fatores preponderantes para isso: “Amadurecimento e tempo”.

“Tive um tempo para crescer. É preciso acreditar neste tempo. Estou aproveitando ao máximo o tempo que o Abel vem me dando e graças a Deus me encontro num momento espetacular. É isso, é tempo, é trabalho, é ficar tranquilo consigo mesmo e dar sempre o melhor”, disse o atacante, eleito pela FPF como craque da partida.

A ótima fase faz com que Flaco sonhe com uma convocação para a seleção argentina. “Todo jogador sonha com isso. Mas, eu estou pensando no Palmeiras, trabalhando muito e, se um dia acontecer essa oportunidade, é aproveitar da melhor maneira”, completou.

No clube desde junho de 2022, o argentino soma, ao todo, 68 jogos e 20 gols pelo Palmeiras.

Assista aos gols de Flaco López:

Com a volta de 3 jogadores, Palmeiras está pronto para enfrentar a Ponte Preta

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras encara a Ponte Preta em busca de uma vaga na semifinal do Paulistão

O Palmeiras encerrou na manhã desta sexta-feira a preparação para o confronto das quartas de final do Paulistão diante da Ponte Preta, que acontece sábado, às 18h, na Arena Barueri. Em relação ao último jogo da primeira fase, a comissão técnica terá o retorno de três jogadores, sendo que dois são titulares.

Poupados, Endrick e Zé Rafael devem voltar ao time titular; Gabriel Menino, por sua vez, será opção no banco de reservas. A dúvida na escalação do Verdão fica por conta da volta dos três defensores atrás, com Marcos Rocha ao lado dos zagueiros, ou a utilização de três volantes, que foi utilizada no Choque-Rei.

Nesta sexta-feira, o elenco assistiu um vídeo tático antes de ir a campo. No gramado, foram ensaiadas as construções de jogadas. Por fim, os atletas disputaram um rachão.

Este será o sétimo duelo eliminatório entre Palmeiras e Ponte Preta em toda a história, o quarto em Paulistas. O Verdão levou a melhor na final de 2008 e na semifinal de 2020, além da primeira fase do Torneio Início de 1953 e das semifinais do Torneio Laudo Natel e da Taça São Paulo de 1973. Já a equipe de Campinas saiu vencedora na semifinal do Paulista de 2017.

Zé Rafael projeta Palmeiras x Ponte Preta

Zé Rafael durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

De volta ao time, Zé Rafael comentou sobre o confronto deste sábado e também falou sobre sua versatilidade em campo.

“Será um jogo muito difícil, a Ponte Preta é uma equipe bem treinada e montada. Não é à toa que fez grandes jogos durante a fase de classificação. Espero que a gente possa estar em um dia muito inspirado e que a gente possa executar tudo o que a gente treinou nesta semana e sair mais uma vez classificados”, disse.

“É importante ter essa versatilidade, tanto para ajudar os companheiros quanto para uma questão pessoal. É uma vantagem minha conseguir me adaptar a algumas situações e, claro, nós treinamos muito isso também, não é da noite para o dia. Algumas situações exigem um pouco mais de adaptação, de treino e de tempo, mas estamos dando o nosso melhor para que eu possa executar a função que o Abel pedir da melhor maneira possível. Espero continuar evoluindo e ajudando a equipe da maneira que eu puder”, concluiu.

Rony supera campeão da Libertadores pelo Palmeiras em número de gols e comemora

Rony durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Autor do gol da vitória do Palmeiras contra o Botafogo-SP, Rony chegou a 63 gols pelo Verdão

Rony aproveitou a chance como titular no último jogo do Palmeiras e voltou a balançar as redes. Após cruzamento de Mayke, o camisa 10 marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP.

Com o tento anotado, o atacante chegou a 63 com a camisa do Verdão e superou Paulo Nunes, no ranking dos maiores artilheiros da História do clube. Rony chegou à 43ª posição, empatado com Ney, Mirandinha e Romeiro.

“Muito feliz pelo gol, foi especial para mim e dá muita confiança para o restante da temporada. Foi importante ter feito o gol da última vitória. Feliz também por termos nos classificado em primeiro, pois era o nosso objetivo”, disse Rony.

Rony durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

“Então é dever cumprido, chegou o momento do mata-mata. Agora exige muito foco, concentração e muita determinação para buscarmos a classificação. Estou muito motivado e espero seguir contribuindo e ajudando a equipe”, complementou.

Sobre o duelo contra a Ponte Preta, válido pelas quartas de final do Paulistão, o atacante palmeirense pediu concentração ao time.

“Terminar em primeiro é de suma importância na competição, pois decidiremos em casa diante do nosso torcedor. É algo muito importante e que nos ajuda bastante. A Ponte é uma equipe de qualidade e vem fazendo uma grande campanha. Vamos ter todo o cuidado e manter toda a concentração para não dar nenhuma brecha. Vamos em busca da classificação e muitos focados no objetivo”, concluiu.

Apesar do gol marcado contra o Botafogo, Rony deve voltar ao banco de reservas contra a Ponte Preta, com Endrick e Flaco López formando o ataque titular.

Rony cada vez mais próximo do pódio entre os artilheiros do século

Com 63 gols marcados, Rony é o quarto maior goleador do Palmeiras no século. Ele está a três gols de igualar Willian Bigode. Confira o Top 10:

Dudu e Raphael Veiga – 88 gols;
3º Willian Bigode – 66 gols;
4º Rony – 63 gols;
Vágner Love – 54 gols;
Gustavo Scarpa – 44 gols;
Valdivia – 41 gols;
Kleber – 39 gols;
Diego Souza – 38 gols;
10º Alex Mineiro – 37 gols.