Cirúrgico, Lázaro: veja quantos toques na bola o meia precisou para ser decisivo em virada

Lázaro comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Independiente Del Valle, durante partida válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no estádio Banco Guayaquil.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Entrando no segundo tempo, Lázaro marcou primeiro gol pelo Palmeiras e, de quebra, garantiu uma assistência

Abel Ferreira avisou aos jogadores, antes da partida, que o duelo contra o Independiente del Valle, em Quito, seria decidido pelos jogadores que viriam do banco de reservas. Dito e feito: o Verdão evitou a derrota e buscou a virada com gols de Lázaro e de Luis Guilherme.

Contratado por empréstimo junto ao Almería, Lázaro marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras, em 12 jogos disputados. Além disso, foi do camisa 17 a assistência para o tento de Luis Guilherme, no minuto final.

Em campo por 20 minutos, o meia-atacante foi cirúrgico no duelo. Ele precisou de apenas três toques na bola para decidir o duelo com o gol e a assistência. Lázaro foi disparado o jogador do Palmeiras com menos ações com a bola na partida. Entretanto, mostrou ser um dos mais importantes.

O contrato de Lázaro com o Palmeiras vai até o final desta temporada. O clube tem também a opção por renovar o vínculo por mais seis meses, sob o pagamento de 500 mil euros.

Lázaro vs Independiente del Valle:

Impressionado, Lázaro rasga elogios ao ambiente do Palmeiras

Lázaro durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Penúltimo reforço anunciado, Lázaro estreou como titular na partida contra o Botafogo-SP

Quarto reforço do Palmeiras para a temporada de 2024, nos últimos jogos, Lázaro vem ganhando espaço no elenco. Após entrar no intervalo do Choque-Rei, o camisa 17 estreou como titular na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP. Clique aqui e confira como foi o desempenho do jogador em números.

Aniversariante desta terça-feira, o meia-atacante comentou sobre a adaptação ao Verdão e se mostrou feliz com a oportunidade recebida na partida do final de semana.

“É um prazer fazer parte deste grupo maravilhoso e trabalhador. Venho aprendendo muito no dia a dia com os meus companheiros e com o professor e sua comissão. A cada dia venho me sentindo mais à vontade e isso é muito importante para mim”, disse o jogador de 22 anos.

“Me senti muito bem no meu primeiro jogo como titular, o grupo tem me passado muita confiança. No jogo a jogo isso vai melhorando naturalmente. É trabalhar e evoluir para, na próxima oportunidade, continuar correspondendo da melhor maneira”, concluiu.

Emprestado pelo Almería até o final de 2024, com a possibilidade de ficar mais seis meses, Lázaro disputou quatro jogos pelo Palmeiras. Ele está à disposição da comissão técnica para o duelo das quartas de final contra a Ponte Preta, no sábado.

Lázaro pede atenção ao Palmeiras nas quartas

Ao comentar sobre o próximo compromisso do Verdão, Lázaro foi direto: encarar como uma final e ter o máximo de atenção aos detalhes.

“Cada jogo tem a sua importância e temos de encarar cada jogo como uma final, ainda mais agora que será uma partida de ‘mata’. O nível de atenção tem de estar lá em cima para estarmos ligados nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Creio que hoje já fizemos um bom treino e vamos chegar bem preparados para esse desafio contra a Ponte Preta”, finalizou.

Em números: a estreia de Lázaro como titular do Palmeiras

Lázaro em partida pelo Palmeiras contra o Botafogo-SP, válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Presente em campo por 67 minutos, Lázaro atuou pelo lado esquerdo do campo

Após entrar bem contra a Portuguesa e diante do SPFC, Lázaro ganhou a primeira oportunidade como titular no duelo do último sábado, diante do Botafogo, em Barueri. O camisa 17 atuou por toda faixa esquerda do campo, como ponta na parte ofensiva e fechando como ala quando o adversário atacava.

Substituído por Vanderlan, o camisa 17 permaneceu em campo por 67 minutos. E os números refletem a função desenvolvida pelo jogador, com nenhuma discrepância entre as estatísticas ofensivas e defensivas.

Ao todo, Lázaro teve 32 ações com a bola, de acordo com o Sofascore. Ele alcançou 100% de aproveitamento nos dribles e realizou uma finalização a gol, além de vencer quatro dos cinco duelos individuais que disputou e acertar um lançamento.

Do outro lado, contabilizou quatro ações defensivas. Entre os jogadores de ataque do Palmeiras no confronto, foi disparado o líder do critério. Já levando em consideração os 15 palmeirenses que foram a campo, ele foi o vice-líder em desarmes: três, ficando atrás apenas de Mayke.

Contratado por empréstimo até o final de 2024, com a possibilidade de permanecer até julho do ano que vem, Lázaro tem quatro jogos pelo Palmeiras e 135 minutos em campo. O jogador busca a primeira participação direta em gol.

Números gerais de Lázaro pelo Palmeiras

  • 4 jogos;
  • 1 drible certo;
  • 3 finalizações;
  • 31 passes certos (69%);
  • 1 passe decisivo;
  • 1 cruzamento certo;
  • 1 lançamento certo;
  • 7 disputas de bola vencidas;
  • 4 desarmes;
  • 1 interceptação;
  • 2 cortes;
  • 8 bolas recuperadas.

Com novidade, Palmeiras treina em preparação para duelo contra o Santo André

Raphael Veiga e Zé Rafael durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Anunciado na semana, Lázaro participou do primeiro treino com os companheiros de Palmeiras

Com novidade em campo, o Palmeiras treinou na tarde deste sábado em preparação ao duelo contra o Santo André, pelo Campeonato Paulista, que acontece às 19h de segunda-feira, no estádio Bruno José Daniel.

Apresentado na última sexta com a camisa 17, Lázaro foi a campo e realizou as primeiras atividades ao lado dos novos companheiros. Os atletas trabalharam a posse de bola, aproximação e a marcação. Durante as movimentações, a comissão técnica comandou treinos táticos e técnicos.

Após o treino, o auxiliar João Martins comemorou o aniversário de 36 anos levando o tradicional ‘trote’ dos jogadores. O Palmeiras encerra a preparação para o próximo jogo neste domingo, na Academia de Futebol.

Lázaro fala após treino do Palmeiras

O atacante Lázaro concedeu entrevista depois das atividades. O jogador vive a expectativa de ser relacionado para o primeiro jogo pelo Verdão.

“Estou me sentindo muito bem. Estava ansioso para treinar com o grupo, então é um momento de muita felicidade voltar a treinar. Agora é seguir trabalhando e fazer tudo o que tem de ser feito para evoluir não só dentro como fora de campo também. Vou fazer tudo direitinho para tudo caminhar bem”, disse.

Com brilho nos olhos, Lázaro destaca a versatilidade em apresentação

Lázaro é apresentado como mais novo atleta do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Novo camisa 17 do Verdão, Lázaro pode estrear no duelo contra o Santo André, na segunda-feira (12)

Quarto reforço para a temporada, Lázaro vestiu a camisa do Palmeiras e foi apresentado na tarde desta sexta-feira na Academia de Futebol. Novo camisa 17, o meia-atacante não escondeu a felicidade de ter acertado o retorno ao Brasil com o Verdão.

“Conversei com Anderson Barros e ele me passou confiança, apoio antes de tudo ser acertado. Quando fiquei sabendo [do interesse do Palmeiras], foi depois de um jogo [na Espanha], fiquei bastante feliz, tinha até um tempinho que não ficava com brilho nos olhos. Foi um momento de muita felicidade, ainda mais quando vi que estava tudo certo. Estava todo bobo dentro de casa. Passo importante para mim, quero fazer de tudo para ajudar todos”, relatou o jogador.

Criado na base do Flamengo, Lázaro estava no Almería, da Espanha. Ele chega por empréstimo até dezembro de 2024, com o Palmeiras podendo prorrogar o vínculo até julho do ano que vem.

“Realizei o sonho de jogar na Europa e minha trajetória foi boa. Claro que poderia ser melhor em relação a oportunidade, mas não vejo como problema, vejo como amadurecimento. Agradeço o pessoal de lá e quando surgiu a proposta do Palmeiras, quando se trata de um gigante… Campeão da Libertadores, Brasileiro, praticamente quase tudo, foi um momento que falei tipo: não tem como recusar”, disse.

O jogador de 22 anos também falou sobre as características em campo. Ele revelou ter a preferência pela ponta-esquerda, mas também destacou a versatilidade.

“Na ponta esquerda gosto mais, porque corto para o meio e tenho a opção de chutar, tem mais clareza para criar. Mas jogando na esquerda, direita, de meia-atacante ou centroavante, consigo me adaptar muito bem. A qualidade, noção e inteligência eu tenho, agora é entender o que o Abel tem para passar e dentro de campo dar o meu melhor, ajudar naquilo que for preciso”, declarou.

“Aprendi e amadureci bastante na Europa. Sou versátil, se tiver de ponta direita, esquerda ou centroavante, onde já joguei, o mais importante é estar aqui para ajudar a família Palmeiras. Quando o coletivo está junto, o individual aparece”, acrescentou.

Inscrito no BID e na Federação Paulista, Lázaro poderá estrear pelo Palmeiras no duelo contra o Santo André, na segunda-feira. O Verdão está invicto no estadual, com 13 pontos, e lidera o grupo B.

Confira mais trechos da coletiva de apresentação de Lázaro

– Objetivos

“Um dos objetivos meus nessa temporada é de ir para a Seleção, Olímpiada, tenho esse sonho comigo, nada melhor que voltar ao Brasil em um grande clube como o Palmeiras, que dá todo apoio, sempre trata todo mundo igual, foi uma coisa que percebi aqui, todos vão te tratar bem independente de quem seja. Isso gera uma coisa muito boa”.

“Se ficar 10 horas ou 15 horas aqui, você fica feliz, porque tem uma estrutura muito grande. Nada melhor que voltar para o Palmeiras e conquistar muitos objetivos e se Deus quiser ir para a Olimpíada também”.

– Amadurecimento

“Foi uma coisa que aprendi a me controlar bem depois que subi ao profissional. Na base se ficasse dois ou três jogos sem marcar, ficava meio maluco comigo um pouco. Por um lado, é bom, mas tem que ter calma, confiança em si mesmo. Na Espanha não foi uma das melhores, mas independente se tive jogos, eu vou olhar para o trabalho que eu estava fazendo. O dia a dia ninguém vê. Estava fazendo meu trabalho e os gols vão aparecer. Se lá não apareceu, é porque não era para aparecer. Que venham muitos gols aqui e muitas alegrias”.

– Volta ao Brasil

“Tem gente que pode pensar que é um passo para trás, só que para mim não é. É uma oportunidade muito grande. Quero fazer de tudo para que esse ano seja maravilhoso e a gente possa ter muitas alegrias”.

– Reencontro com Richard Ríos

Richard é um grande amigo meu, desde a época do Flamengo, mesmo longe a gente trocava mensagens. Estava conversando com ele sobre a seleção colombiana, é um garoto que merece muito. A gente que veio do pouco, tem que trabalhar muito para conquistar nossas coisas e quando vejo ele conquistando, sei que é um cara que luta bastante. Fico bastante feliz. Aqui a gente cada um tem que lutar pelo seu espaço, agora que estou chegando tem que manter os pés no chão. A qualidade é um dom que tenho, juntando tudo com o trabalho as coisas vão dar tudo certo”.