O Campeonato Paulista 2024 foi disputado por 16 clubes entre janeiro e abril, seguindo o formato definido pela FPF nos anos anteriores: 4 grupos de 4, classificando-se os dois primeiros de cada para o mata-mata após jogos apenas contra os times dos outros grupos em turno único.
O Palmeiras trocou algumas peças do time da temporada anterior; Aníbal Moreno, contratado junto ao Racing, foi o mais importante dos reforços e encaixou muito bem no time.
O Verdão repetiu a ótima campanha do ano anterior na fase de classificação: 8 vitórias e 4 empates, garantindo mais uma vez a primeira colocação geral. E assim como no ano anterior, os rivais foram ficando pelo caminho: o Corinthians não chegou ao mata-mata e o São Paulo foi eliminado no Morumbi lotado pelo Novorizontino, com um gol de Rômulo.
Com uma goleada sobre a Ponte Preta, o Verdão passou às semifinais, onde com muito esforço passou pelo Novorizontino. As finais foram contra o Santos, então rebaixado à série B do Campeonato Brasileiro. E o time da praia conseguiu abrir vantagem no jogo de ida, vencendo por 1 a 0.
Mas assim como nos dois anos anteriores, o Palmeiras não se importou com a perda da invencibilidade e virou o placar. Não foi pelos já tradicionais 4 a 0, mas os gols de Raphael Veiga e Aníbal Moreno foram suficientes para sacramentar a 26ª conquista do Verdão – a terceira consecutiva. Desde 1932-33-34 o Palmeiras não conquistava um tricampeonato, o que tornou a comemoração ainda mais saborosa.