2
X
0

08/02/2024 - 21:00

Palmeiras 2x0 Ituano

O Palmeiras venceu o Ituano por 2 a 0 na portentosa Arena Barueri e afastou qualquer possibilidade de pressão externa, evitando uma sequência de resultados negativa.

A vitória, que manteve o time na liderança de sua chave no estadual, foi marcada por um novo esquema tático que encaixou Aníbal Moreno à frente da zaga soltando Ríos e Zé Rafael.

Abel escalou o time com o argentino jogando como volante-volante, e proporcionou a Raphael Veiga e Flaco López o apoio de nada menos que quatro jogadores: Marcos Rocha e Piquerez pelos flancos e Richard Ríos e Zé Rafael mais por dentro. Assim, o Verdão foi encurralando o Ituano em sua área e o gol era questão de tempo.

Marcinho Porpeta, técnico do Ituano, adiou a abertura do placar recuando uma peça, convertendo o ponta Pablo em lateral e armando uma linha de cinco. Foi um convite para que os jogadores do Verdão dessem mais um passo à frente, e o gol saiu finalmente aos 37: Aníbal achou Zé Rafael bem posicionado na ponta esquerda e enfiou; o camisa 8 recebeu, girou e cruzou de canhota, na cabeça de Flaco López, que pegou Jefferson Paulino no contrapé: 1 a 0, placar justo que se manteve até o final da primeira etapa.

O Verdão jogava de maneira ríspida, entrando mais forte que o habitual em todas as divididas. Era possível sentir que nossos jogadores ainda estavam digerindo o resultado do final de semana e os jogadores do Ituano estavam pagando o pato – e, claro, respondendo. O árbitro manteve o critério para os dois lados e deixou o jogo seguir, sem conter o ímpeto dos jogadores com cartão.

No segundo tempo, com a vantagem no placar e sem ser ameaçado, o Palmeiras diminuiu o ritmo, o que mantinha o time do interior vivo no jogo, podendo chegar ao empate, que seria devastador, num lance fortuito. Ríos ocupou a faixa central, trocando de posição com Raphael Veiga. Abel então sacou Zé Rafael, o melhor do jogo, para a entrada de Gabriel Menino mais à esquerda.

Pouco depois, nosso treinador trocou Piquerez e Veiga por Caio Paulista e Jhon Jhon, que deslocou Menino para a direita, promovendo a já tradicional ciranda de posicionamentos durante o jogo, que seguia morno. Por fim, Abel mandou a campo Rony e Fabinho nos lugares de Flaco e Ríos, alterando um pouco a geometria do meio-campo, avançando Aníbal.

Aos 41, Marcos Rocha se antecipou a Jonathan e “desarmou armando”, com um chute forte mas bem direcionado; Rony teve a enorme felicidade de amortecer a bola no peito mantendo a velocidade da jogada, e com seu costumeiro arranque deixou o marcador para trás para chegar frente a frente com Paulino, que ficou cravado enquanto a bola entrava e seu canto esquerdo. Sem mais chances de reagir, o Ituano desmoronou e o Verdão esteve próximo do terceiro em algumas oportunidades, mas a partida acabou mesmo em 2 a 0.

Pulamos uma fogueira. Ninguém se lembrará deste jogo, que teve o menor público em mandos do Palmeiras desde a pandemia. Mas um tropeço teria consequências graves, formando uma bola de neve difícil de controlar. Felizmente nosso time virou a página, manteve o foco e fez sua superioridade prevalecer, tranquilizando a quem quer ficar tranquilo.

Sem a pressão de uma disputa pela frente, o Verdão agora foca no desenvolvimento do time para a temporada, com novas peças e novas distribuições em campo. E a primeira impressão foi positiva. VAMOS PALMEIRAS!

 

Ficha Técnica

Escalação

Ituano

Jefferson Paulino
Léo Oliveira
Vialle
Vitão
Marlon
Miqueias
José Aldo
Clemente
Yan Rolim
Marcel
Eduardo Person
Jonathan
Thonny Anderson
Cadorini
Matheus Maia
Pablo
Marcinho Porpeta
TÉCNICO


Primeiro tempo

8'
Palmeiras

Luan descolou grande lançamento para Piquerez, que olhou para a área e cruzou no segundo pau, onde Marcos Rocha bateu com perigo, mas a bola pegou em Marlon e saiu em escanteio.

9'
Palmeiras

Pelo lado direito do ataque, Raphael Veiga cruzou no segundo pau, onde Murilo tocou no o meio para Zé Rafael, que cabeceou firme, mas a defesa do Ituano tirou em cima da linha.

12'
Palmeiras

QUE CHANCE! Zé Rafael descolou belo passe rasteiro para Flaco López, quebrando as linhas e deixando o argentino na cara do gol; Flaco encarou Jefferson Paulino e tentou a cavadinha, mas ela saiu fraca e ficou fácil para o goleiro.

20'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque, direto na cabeça de Aníbal Moreno, que cabeceou para o gol, mas Jefferson Paulino encaixou com facilidade.

33'
Palmeiras

UUUHH! Em jogada ensaiada de escanteio, Piquerez recebeu na entrada da área e disparou de perna esquerda, com curva; Gustavo Gómez quase desvia no segundo pau e a bola passa com perigo à direita de Jefferson Paulino.

37'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Aníbal Moreno acionou Zé Rafael, pelo lado esquerdo do ataque; o camisa 8 levantou a cabeça e alçou na área para Flaco López, que cabeceou com força no canto direito de Jefferson Paulino.

48'

Vinícius Gonçalves Dias Araújo encerrou a primeira etapa após três minutos de acréscimo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações na escalação.

8'
Palmeiras

QUASE O SEGUNDO! Zé Rafael recebeu pelo lado esquerdo do ataque, fintou a marcação e cruzou precisamente na cabeça de Richard Ríos, que cabeceou com perigo, mas a bola saiu à direita de Jefferson Paulino.

9'

Entrou: Gabriel Menino
Saiu: Zé Rafael

25'

Entraram: Caio Paulista e Jhon Jhon
Saíram: Piquerez e Raphael Veiga

30'

Entraram: Fabinho e Rony
Saíram: Richard Ríos e Flaco López

31'
Palmeiras

UUUHH! Marcos Rocha cobrou lateral rápido e encontrou Rony muito bem posicionado no ataque; com espaço, o camisa 10 cortou para a perna esquerda e bateu firme, mas a bola saiu com muito perigo à esquerda de Jefferson Paulino.

41'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Marcos Rocha descolou lançamento fabuloso para Rony, que matou no peito, disparou em velocidade, encarou Jefferson Paulino e tocou rasteiro no canto esquerdo do goleiro.

43'
Palmeiras

Caio Paulista dominou pelo lado esquerdo do ataque e recuou para Aníbal Moreno; o argentino tocou por cima da zaga, de volta para o lateral, que tentou bater por cima do goleiro, mas pegou muito embaixo e a bola saiu em tiro de meta.

46'
Palmeiras

Gabriel Menino cobrou escanteio pelo lado direito e encontrou Rony no primeiro pau, mas o camisa 10 cabeceou à esquerda de Jefferson Paulino.

48'
Palmeiras

Caio Paulista recebeu na entrada da área, foi desarmado e a bola sobrou com Aníbal Moreno, que bateu com muita força; a bola desviou e passou com perigo acima do gol, saindo em escanteio.

50'

Vinícius Gonçalves Dias Araújo encerrou a partida na Arena Barueri.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Só sujou o uniforme verde-água por causa de um chute de fora do Person.
6.5
Luan
O melhor do sistema defensivo, jogando com vibração e precisão.
8
Gustavo Gómez
Partida correta. Chegando junto talvez um pouco demais.
6.5
Murilo
Jogo ok, com o bônus de um ou dois grandes passes em profundidade armando o ataque.
7
Marcos Rocha
Burocrático; vai sair como assistente no segundo gol por causa de um chutão que deu certo.
6
Aníbal Moreno
Segue em ascensão, fazendo mais um jogo em alto nível, com lances diferenciados.
7.5
Zé Rafael
O melhor do time, fazendo de tudo no meio-campo e ainda pisando na área. Foi numa subida dele pela esquerda que saiu o primeiro gol.
8.5
Gabriel Menino
Bem-vindo definitivamente de volta ao planeta Terra!
7
Richard Ríos
Estava absurdamente pilhado. Mas canalizou bem essa energia.
7.5
Fabinho
s/n
Raphael Veiga
Mais uma vez, apagado. Mas temos logo um Derby pela frente para reverter essa fase. Eles que se preparem.
6
Jhon Jhon
s/n
Piquerez
Muita energia, pouca precisão.
6.5
Caio Paulista
s/n
Flaco López
Se compararmos o Flaco atual com o que chegou há um ano e meio, a diferença é brutal. Temos um NOVE-NOVE!
8
Rony
Entrou imbuído: uma boa chance no primeiro lance, um impedimento no segundo e um gol no terceiro. Nada mais Rony.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Conseguiu encaixar o Aníbal sem tirar o Zé ou o Richard. Resta saber como fará quando Endrick e Dudu estiverem disponíveis.
7




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *