2
X
0
08/02/2024 - 21:00
O Palmeiras venceu o Ituano por 2 a 0 na portentosa Arena Barueri e afastou qualquer possibilidade de pressão externa, evitando uma sequência de resultados negativa.
A vitória, que manteve o time na liderança de sua chave no estadual, foi marcada por um novo esquema tático que encaixou Aníbal Moreno à frente da zaga soltando Ríos e Zé Rafael.
Abel escalou o time com o argentino jogando como volante-volante, e proporcionou a Raphael Veiga e Flaco López o apoio de nada menos que quatro jogadores: Marcos Rocha e Piquerez pelos flancos e Richard Ríos e Zé Rafael mais por dentro. Assim, o Verdão foi encurralando o Ituano em sua área e o gol era questão de tempo.
Marcinho Porpeta, técnico do Ituano, adiou a abertura do placar recuando uma peça, convertendo o ponta Pablo em lateral e armando uma linha de cinco. Foi um convite para que os jogadores do Verdão dessem mais um passo à frente, e o gol saiu finalmente aos 37: Aníbal achou Zé Rafael bem posicionado na ponta esquerda e enfiou; o camisa 8 recebeu, girou e cruzou de canhota, na cabeça de Flaco López, que pegou Jefferson Paulino no contrapé: 1 a 0, placar justo que se manteve até o final da primeira etapa.
O Verdão jogava de maneira ríspida, entrando mais forte que o habitual em todas as divididas. Era possível sentir que nossos jogadores ainda estavam digerindo o resultado do final de semana e os jogadores do Ituano estavam pagando o pato – e, claro, respondendo. O árbitro manteve o critério para os dois lados e deixou o jogo seguir, sem conter o ímpeto dos jogadores com cartão.
No segundo tempo, com a vantagem no placar e sem ser ameaçado, o Palmeiras diminuiu o ritmo, o que mantinha o time do interior vivo no jogo, podendo chegar ao empate, que seria devastador, num lance fortuito. Ríos ocupou a faixa central, trocando de posição com Raphael Veiga. Abel então sacou Zé Rafael, o melhor do jogo, para a entrada de Gabriel Menino mais à esquerda.
Pouco depois, nosso treinador trocou Piquerez e Veiga por Caio Paulista e Jhon Jhon, que deslocou Menino para a direita, promovendo a já tradicional ciranda de posicionamentos durante o jogo, que seguia morno. Por fim, Abel mandou a campo Rony e Fabinho nos lugares de Flaco e Ríos, alterando um pouco a geometria do meio-campo, avançando Aníbal.
Aos 41, Marcos Rocha se antecipou a Jonathan e “desarmou armando”, com um chute forte mas bem direcionado; Rony teve a enorme felicidade de amortecer a bola no peito mantendo a velocidade da jogada, e com seu costumeiro arranque deixou o marcador para trás para chegar frente a frente com Paulino, que ficou cravado enquanto a bola entrava e seu canto esquerdo. Sem mais chances de reagir, o Ituano desmoronou e o Verdão esteve próximo do terceiro em algumas oportunidades, mas a partida acabou mesmo em 2 a 0.
Pulamos uma fogueira. Ninguém se lembrará deste jogo, que teve o menor público em mandos do Palmeiras desde a pandemia. Mas um tropeço teria consequências graves, formando uma bola de neve difícil de controlar. Felizmente nosso time virou a página, manteve o foco e fez sua superioridade prevalecer, tranquilizando a quem quer ficar tranquilo.
Sem a pressão de uma disputa pela frente, o Verdão agora foca no desenvolvimento do time para a temporada, com novas peças e novas distribuições em campo. E a primeira impressão foi positiva. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Ituano
Primeiro tempo
Luan descolou grande lançamento para Piquerez, que olhou para a área e cruzou no segundo pau, onde Marcos Rocha bateu com perigo, mas a bola pegou em Marlon e saiu em escanteio.
Pelo lado direito do ataque, Raphael Veiga cruzou no segundo pau, onde Murilo tocou no o meio para Zé Rafael, que cabeceou firme, mas a defesa do Ituano tirou em cima da linha.
QUE CHANCE! Zé Rafael descolou belo passe rasteiro para Flaco López, quebrando as linhas e deixando o argentino na cara do gol; Flaco encarou Jefferson Paulino e tentou a cavadinha, mas ela saiu fraca e ficou fácil para o goleiro.
Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque, direto na cabeça de Aníbal Moreno, que cabeceou para o gol, mas Jefferson Paulino encaixou com facilidade.
UUUHH! Em jogada ensaiada de escanteio, Piquerez recebeu na entrada da área e disparou de perna esquerda, com curva; Gustavo Gómez quase desvia no segundo pau e a bola passa com perigo à direita de Jefferson Paulino.
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Aníbal Moreno acionou Zé Rafael, pelo lado esquerdo do ataque; o camisa 8 levantou a cabeça e alçou na área para Flaco López, que cabeceou com força no canto direito de Jefferson Paulino.
Vinícius Gonçalves Dias Araújo encerrou a primeira etapa após três minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações na escalação.
QUASE O SEGUNDO! Zé Rafael recebeu pelo lado esquerdo do ataque, fintou a marcação e cruzou precisamente na cabeça de Richard Ríos, que cabeceou com perigo, mas a bola saiu à direita de Jefferson Paulino.
Entrou: Gabriel Menino
Saiu: Zé Rafael
Entraram: Caio Paulista e Jhon Jhon
Saíram: Piquerez e Raphael Veiga
Entraram: Fabinho e Rony
Saíram: Richard Ríos e Flaco López
UUUHH! Marcos Rocha cobrou lateral rápido e encontrou Rony muito bem posicionado no ataque; com espaço, o camisa 10 cortou para a perna esquerda e bateu firme, mas a bola saiu com muito perigo à esquerda de Jefferson Paulino.
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Marcos Rocha descolou lançamento fabuloso para Rony, que matou no peito, disparou em velocidade, encarou Jefferson Paulino e tocou rasteiro no canto esquerdo do goleiro.
Caio Paulista dominou pelo lado esquerdo do ataque e recuou para Aníbal Moreno; o argentino tocou por cima da zaga, de volta para o lateral, que tentou bater por cima do goleiro, mas pegou muito embaixo e a bola saiu em tiro de meta.
Gabriel Menino cobrou escanteio pelo lado direito e encontrou Rony no primeiro pau, mas o camisa 10 cabeceou à esquerda de Jefferson Paulino.
Caio Paulista recebeu na entrada da área, foi desarmado e a bola sobrou com Aníbal Moreno, que bateu com muita força; a bola desviou e passou com perigo acima do gol, saindo em escanteio.
Vinícius Gonçalves Dias Araújo encerrou a partida na Arena Barueri.