1
X
0
09/03/2024 - 18:00
O Palmeiras venceu o Botafogo por 1 a 0 na Arena Barueri e garantiu o primeiro lugar da fase de classificação do campeonato estadual. A vitória deixou o time mais próximo de conquistar todas as vantagens até o fim do campeonato; e selou pelo terceiro ano seguido mais uma campanha invicta neste estágio da competição – desde 2021 o Palmeiras não sabe o que é perder um jogo classificatório no Paulistão.
O Verdão chegou, ainda, a 18 partidas de invencibilidade, contando os jogos finais do Brasileirão de 2023. É a segunda maior série invicta do Palmeiras de Abel Ferreira; a maior série é de 19 jogos, conseguida entre abril e junho de 2022.
Abel mandou a campo um time sem os jogadores pendurados com dois amarelos – Zé Rafael e Endrick, além de Gabriel Menino, não foram relacionados sequer para o banco.
Mayke voltou à titularidade e tomou conta do setor direito, dando a Rony a chance de jogar mais por dentro – o que foi muito bom para Flaco López, que não se tornou a presa única da trinca de zagueiros escalada por Paulo Gomes. Com Aníbal e Ríos inspirados, tomando conta do meio-campo, o Palmeiras teve grande predomínio de posse de bola e esteve muito perto do gol de Michael o tempo todo.
Faltou aquela faísca. O jogo não valia quase nada para o Palmeiras e absolutamente nada para o Botafogo. Assim, os dois times encontraram dificuldade, em meio a um calor sufocante, de buscar motivação para um grande espetáculo. Os 22 jogadores se empenharam para entregar o básico.
Weverton fez uma grande defesa num lance rápido, de lateral, logo no início do jogo, e afastou boa parte das dúvidas da torcida. Nosso paredão, ao que parece, superou a crise de confiança por que passou nos últimos jogos. Foi o primeiro jogo, em várias semanas, que não levamos nenhum susto.
Com Mayke aberto pela direita e Lázaro fazendo o flanco esquerdo, Rony afunilou e Flaco alternou entre homem de referência e armador, por vezes sendo ele o encarregado de servir o camisa 10. E foi num tapa magistral do argentino que Rony arrancou em direção ao gol até sofrer falta, na meia-lua, de Matheus Costa, que foi expulso.
Com um a mais, o Verdão ganhou o apoio de Piquerez pela esquerda e Lázaro também passou a jogar mais próximo do gol. O Palmeiras não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo, mas era nitidamente questão de tempo.
Depois de alguma pressão nos minutos iniciais, Abel trocou as peças do lado esquerdo – Caio Paulista e Vanderlan entraram nos lugares de Lázaro e Piquerez. Mas foi pela direita que saiu o gol – Mayke fez a jogada e cruzou; Flaco puxou a marcação e Rony testou com precisão no canto direito, abrindo o placar.
Num primeiro momento, o Botafogo tentou reagir e partiu de forma um tanto desordenada para o ataque, dando a nítida impressão de que o Palmeiras faria facilmente mais um ou dois gols. Mas com o passar do tempo a ideia de perder de pouco passou a fazer mais sentido para os jogadores do Botinha, e o jogo amornou.
As entradas de Breno Lopes e Marcos Rocha foram protocolares e o final do jogo foi com o Palmeiras pressionando, mas sem aquela energia. O gol sairia num detalhe, mas ficou para a próxima.
O Palmeiras agora espera pelo adversário, que pode ser a Ponte Preta, desde que não perca para o Santo André no complemento da rodada; ou o Água Santa, que seca a Ponte e ainda precisa vencer o SCCP, que só cumpre tabela. O time não terá jogadores suspensos, mas ainda precisará dispor da Arena Barueri em meio ao imbroglio envolvendo a reforma do gramado do Allianz Parque.
Esta semana é livre e Abel terá mais tempo ainda para amadurecer esta forma de atacar, que agrada. Ainda mais se Endrick fizer o papel que hoje coube a Rony, o melhor em campo. Finalmente terminou a pré-temporada e agora é pra valer. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Botafogo-SP
Primeiro tempo
PEGA, WEVERTON! Alex Sandro recebeu na entrada da área, pela direita e bateu cruzado, com força, no canto direito de Weverton, que se esticou e fez grande defesa.
Felipe Souto recebeu na intermediária e bateu firme de perna esquerda, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.
Richard Ríos recebeu na entrada da área e rolou para Aníbal Moreno chegar batendo com perigo, dando trabalho para o goleiro Michael, que espalmou para escanteio.
Luan interceptou passe na linha do meio, olhou para a área e lançou para Lázaro; pela esquerda, o camisa 17 cortou para dentro, bateu sem muita força e Michael encaixou.
Felipe Souto disparou pelo lado direito, encarou a marcação e acionou Patrick Brey, que bateu firme para o gol, mas Weverton fez boa defesa.
TÁ EXPULSO! Em contra-ataque rápido, Flaco López descolou belo passe pelo alto para Rony, que disparou em velocidade, mas sofreu falta de Matheus Costa, que foi expulso, por ser uma chance clara.
UUUUHHH! Piquerez dominou pela intermediária e cruzou para Flaco López; o argentino cabeceou firme e deu muito trabalho a Michael, que fez grande defesa e espalmou para escanteio.
João Vitor Gobi apitou e encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras retornou para o segundo tempo sem alterações na escalação.
QUE CHANCE PERDIDA! Mayke recebeu pelo lado direito, se livrou bem da marcação e cruzou rasteiro, com precisão para Flaco López; na cara do gol, o argentino bateu à direita do gol.
Seria um golaço! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque, a bola atravessou a área e encontrou Richard Ríos na direita; o camisa 27 bateu de primeira e a bola saiu à esquerda do gol.
Richard Ríos tentou cruzamento na área, pegou mal e a bola foi forte no pé de Flaco López; o argentino ajeitou para Rony chegar batendo de primeira e dando trabalho para Michael, que espalmou para escanteio.
Saíram: Piquerez e Lázaro
Entraram: Vanderlan e Caio Paulista
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Mayke recebeu pela direita, trouxe para dentro e cruzou para Rony, que cabeceou pingado, no canto direito de Michael, que só assistiu.
Saíram: Raphael Veiga e Mayke
Entraram: Breno Lopes e Marcos Rocha
Fraco e incoerente, João Vitor Gobi apitou o fim do jogo.