5
X
1

16/03/2024 - 18:00

O Palmeiras venceu a Ponte Preta em Barueri por 5 a 1 e se classificou para as semifinais do campeonato estadual. Sem tomar conhecimento do adversário, o Verdão alcançou a 19ª partida seguida sem derrota (igualando a melhor marca desde que Abel Ferreira assumiu o comando do time) e ainda assegurou o direito de disputar uma eventual final com o mando da partida decisiva.

Com Marcos Rocha na lateral direita; Mayke jogando aberto, Endrick rodando por todo o setor direito do ataque e Veiga fazendo mais o lado esquerdo, o Palmeiras se aproveitou do sistema defensivo falho do adversário para sufocá-lo na área. Elvis, Iago Dias e Jeh não recompunham no meio-campo e foi muito fácil para que Aníbal, Zé Rafael e Veiga, inspiradíssimos, dominassem o setor.

Na verdade, todo o time do Palmeiras estava muito inspirado. Flaco já tinha feito dois gols em 17 minutos; Piquerez estava afiadíssimo nos cruzamentos; Endrick dedicou sua genialidade para construir jogadas em vez de concluí-las. Com tanta gente jogando o fino da bola, seria difícil para a Ponte encarar o Verdão com um bom sistema defensivo – calculem com um sistema frágil, com a zaga exposta.

Flaco abriu o placar logo aos 2 minutos após belo cruzamento de Piquerez, que recebeu passe açucarado de Veiga. Aos 7, mais um toque espetacular de Veiga, dessa vez para Zé Rafael, que rolou para Endrick, de frente – o camisa 9 só não marcou porque foi travado. Aos 17, Endrick recebeu de Aníbal e deu um toque espetacular, na medida, para Flaco ajeitar dentro da área e fuzilar: 2 a 0.

O terceiro saiu ainda no primeiro tempo, após escanteio batido da esquerda: o goleiro Pedro Rocha rebateu; Marcos Rocha recolheu e inverte de novo, procurando Veiga, que desta vez acertou o cruzamento no segundo pau, na cabeça de Murilo, que ampliou.

Para o segundo tempo, Brigatti tentou proteger mais sua zaga mas não abriu mão de ter dois atacantes avançados. Desmontou a última linha de cinco, mas posicionou um volante a mais e saiu do 5-2-1-2 para um 4-3-1-2; a entrada de Dodô em Elvis deixou a última linha mais protegida.

Endrick, então, passou a buscar mais o jogo; Marcos Rocha se lançou à frente nos momentos certos; Mayke estava encapetado, fazendo tabelas sensacionais, e o Palmeiras chegava na área da Ponte como queria, mesmo com toda a proteção adicional. No quarto gol, Endrick e Mayke armaram um salseiro na direita e o camisa 12 cruzou para Piquerez, que errou na primeira, mas conseguiu aproveitar a segunda chance com a direita e guardou no cantinho de Pedro Rocha.

O quinto foi uma pintura, com a jogada iniciando com Flaco López no campo de defesa; a bola foi aberta para Mayke, que imprimiu velocidade, trocou passes com Endrick e cruzou por baixo, para Flaco apenas escorar para o gol. O Verdão já podia ter marcado o quinto com Veiga, que chutou colocado da entrada da área, na forquilha de Pedro Rocha, que só torceu.

Com 5 a 0, Abel deu descanso para a turma da frente. Estêvão, Luis Guilherme e Rony entraram bem, principalmente os dois primeiros, mas não conseguiram transformar em gols as chances criadas. Já perto do fim, Renato contou com um desvio na barreira para marcar o gol de honra da Ponte.

Foi uma linda exibição do Verdão, que mostrou o melhor futebol do ano. Abel conseguiu dar o encaixe certo na direita usando Mayke e Endrick; Veiga foi deslocado para a esquerda e se entendeu bem com Piquerez; Flaco está em estado de graça e tudo isso tem o suporte de dois volantes excepcionais. Se mantiver o padrão, o protagonismo de mais uma temporada está garantido.

O Verdão agora espera a definição do adversário, que acontece no complemento da rodada, no domingo, e terá mais dez dias para treinar, já que o campeonato vai parar para amistosos da seleção da CBF. Enquanto isso, verá a definição dos grupos da Libertadores – o sorteio acontece na próxima segunda-feira e vai desviar um pouco a atenção dos estaduais. Seja na frente que for, estaremos atentos. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Ponte Preta

Pedro Rocha
Igor Inocêncio
Mateus Silva
Castro
Nilson Júnior
Luís Felipe
Gabriel Risso
Emerson Santos
Fraga
Ramon
Elvis
Dodô
Iago Dias
Renato
Jeh
Venícius
João Brigatti
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Palmeiras

GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez recebeu pelo lado esquerdo, levantou a cabeça e cruzou no miolo da área para Flaco López, que subiu muito e cabeceou no canto direito de Pedro Rocha para abrir o placar.

8'
Palmeiras

QUE CHAAAANCE! Veiga descolou bom lançamento para Zé Rafael, que disparou pela esquerda e tocou atrás para Endrick; o camisa 9 bateu prensado e a bola sobrou para Flaco López, ele cabeceou no alto e deu trabalho para Pedro Rocha, que espalmou para escanteio.

18'
Palmeiras

GOLAAAAAÇO DO PALMEIRAS! Endrick tocou pelo alto para Flaco López, que dominou de perna esquerda e virou um belo voleio de perna direita, no ângulo esquerdo do gol.

21'
Ponte Preta

Elvis cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque, bateu bem aberto e encontrou Igor Inocêncio na entrada da área; o camisa 2 disparou para o gol e a bola pegou na rede pelo lado de fora.

24'
Palmeiras

Mayke recebeu pelo lado direito do ataque, levou para o fundo e cruzou na entrada da área para Piquerez; o uruguaio matou no peito e bateu rasteiro, mas Pedro Rocha encaixou sem grandes problemas.

30'
Ponte Preta

Após bola afastada da área, Jefferson Jeh arriscou voleio de fora da área, com muito perigo, mas a bola saiu ligeiramente acima do gol de Weverton.

34'
Palmeiras

Mayke fez boa jogada pela direita e tocou para Raphael Veiga, na entrada da área; o meia bateu de primeira, rasteiro, mas Pedro Rocha agarrou.

36'
Palmeiras

QUASE O TERCEIRO! Após boa tabela com Zé Rafael pela direita, Mayke cruzou no segundo pau para Flaco López, que cabeceou no cantinho e obrigou Pedro Rocha a fazer grande defesa.

37'
Palmeiras

GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga recebeu pelo lado esquerdo do ataque e cruzou na medida para Murilo, que cabeceou com muita liberdade e fez o terceiro do Verdão.

42'
Palmeiras

QUE JOGADA! Endrick recebeu pelo meio, fintou a marcação, disparou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Flaco López, que não conseguiu pegar em cheio; a bola ainda sobrou para Veiga, que rolou atrás para a batida de Mayke, no travessão.

48'

Luiz Flavio de Oliveira apitou o fim de um primeiro tempo avassalador do Palmeiras.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou do vestiário sem alterações na escalação.

5'
Palmeiras

Endrick tabelou com Raphael Veiga e bateu de primeira, de fora da área, mas não pegou bem e a bola saiu por cima do gol.

9'
Palmeiras

Veiga alçou a bola na área, a defesa afastou e, na sobra, Endrick bateu de perna direita, mas a bola subiu demais e saiu em tiro de meta.

21'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Mayke disparou pela direita, chegou à linha de fundo e inverteu o jogo para Piquerez; o uruguaio tentou bater de primeira, mas furou e na segunda tentativa bateu no cantinho esquerdo, sem chance para Pedro Rocha.

23'
Palmeiras

NA TRAAAAAAVE! Raphael Veiga recebeu na intermediária, protegeu com o corpo e disparou um foguete com a perna esquerda; a bola explodiu no travessão.

24'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Mayke subiu pela direita, tabelou com Veiga e cruzou rasteiro para Flaco López, que só empurrou para o gol e completou seu hat-trick.

28'

Entraram: Rony, Luis Guilherme e Estêvão
Saíram: Flaco López, Raphael Veiga e Endrick

28'

Flaco López saiu absolutamente ovacionado, com a torcida cantando seu nome em coro.

30'

Entrou: Caio Paulista
Saiu: Piquerez

33'
Palmeiras

Estêvão tocou curto para Luis Guilherme, que bateu prensado, mas a bola sobrou na esquerda com Caio Paulista; o camisa 16 disparou para o gol e a bola passou com perigo à direita de Pedro Rocha.

39'
Palmeiras

UUUUHH! Estêvão recebeu na entrada da área, puxou para a perna esquerda e bateu rasteiro; com muito perigo, a bola bateu na rede esquerda pelo lado de fora.

38'

Entrou: Gabriel Menino
Saiu: Zé Rafael

44'
Ponte Preta

Gol da Ponte Preta. Renato cobrou falta da intermediária do ataque, a bola desviou na barreira, enganou Weverton e entrou no canto direito do gol.

48'

Felizmente pouco exigido, Luiz Flavio de Oliveira encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Teve pouco trabalho. Sem culpa no gol, conseguiu algumas boas reposições.
6.5
Marcos Rocha
Com toda sua experiência, não teve dificuldades para identificar os momentos para apoiar o ataque.
7
Luan
Não perdeu nenhuma, colocou o tal de Jeh no bolso.
8
Murilo
Cheio de moral, vai para a seleção com mais um gol marcado.
8
Piquerez
Sem passes e cortes errados desta vez; acertou um lindo cruzamento no primeiro gol e deixou o seu - mesmo se enrolando com a bola.
8.5
Caio Paulista
Muito longe do bom jogador que chamou a atenção do Palmeiras em seus clubes anteriores.
6
Aníbal Moreno
Perfeito na cobertura e no preenchimento de espaços; ajudou a construir o segundo gol. Não errou nenhum bote.
8.5
Zé Rafael
Partida monstruosa, tomando posse do meio do campo e determinando a superioridade palmeirense.
9
Gabriel Menino
s/n
Mayke
Está em fase exuberante, esbanjando produtividade. O encaixe com Endrick está fluindo de forma assombrosa.
9.5
Raphael Veiga
Dois passes gigantescos, de primeira, logo no começo do jogo, foram os cartõezinhos de visita. Inspirado.
8.5
Luis Guilherme
Jogou por dentro e mostrou que é por ali mesmo que vai render mais. Que Abel não mude mais de ideia.
7.5
Flaco López
Meteu três pra dentro e levou a bola pra casa. Praticamente garantiu a artilharia do campeonato. Temos um nove-nove!
10
Estêvão
Fez um jogo maduro, em mais um passo de seu aprendizado.
7.5
Endrick
Jogando para o coletivo, esbanja categoria em toques absurdamente surpreendentes.
8
Rony
Correu bastante.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Endrick não está jogando efetivamente perto da área. E está rendendo um absurdo para o time. Assinado: Abel Ferreira.
8




Deixe uma resposta