2
X
1

28/01/2024 - 18:00

Palmeiras 2x1 Santos

O Palmeiras venceu o Santos mais uma vez no Allianz Parque; a vitória por 2 a 1 deu ao time a liderança na chave e aumentou a absurda marca que separa os dois times no confronto direto. Raphael Veiga, com mais um gol, isolou-se ainda mais na artilharia do campeonato, com 4 gols em 3 jogos.

Abel teve sucesso na missão de dar rodagem a todo o time nestes primeiros jogos – e fez isso variando o esquema, reativando o sistema com 3 zagueiros que foi um sucesso no fim da temporada anterior. Com isso, deixou o técnico do SPFC totalmente no escuro em relação à forma como o Verdão pretende iniciar a disputa da Supercopa, no próximo fim-de-semana.

Com Rony e Flaco López compondo a dupla ofensiva, o Palmeiras prensou o Santos em seu campo nos primeiros 25 minutos, não permitindo ao time praiano passar da risca divisória. Piquerez, mesmo um pouco isolado pela esquerda, conseguia receber em condições de cruzar. Na direita, Mayke tinha o auxílio de Rony e conseguiu criar algumas tabelas. O Verdão chegou a marcar um gol, mas Flaco López estava ligeiramente impedido no lance.

O zero insistiu em se manter no placar e o Palmeiras precisou diminuir o ritmo por questões físicas. Ainda assim, imprimiu uma pequena pressão, com três lances seguidos de perigo, com Zé Rafael, Murilo e a falta batida na trave por Veiga. Mas o primeiro tempo terminou mesmo sem gols.

Abel voltou o time sem alterações dos vestiários e acertou: aos 3 minutos, saiu o primeiro gol, em bola esticada para Rony, que chegou na bola antes que Gil e acionou Raphael Veiga por dentro; o camisa 23 poderia ter avançado mas preferiu abrir na esquerda para a projeção de Piquerez, que errou o cruzamento – a zaga do Santos interceptou parcialmente, mas a bola ficou na medida para Veiga dar a chicotada e mandar a bola no canto esquerdo de João Paulo.

Com o gol sofrido logo no início da segunda etapa, o Santos precisou alterar todo o seu plano de jogo e lançou-se à frente de forma um pouco precipitada. Weverton fez uma ótima reposição, rápida, pegando a defesa do Santos desatenta; Rony aparou, fez a jogada em cima de Aderlan e cruzou no segundo pau, achando Flaco López, que aparou com a parte externa do pé esquerdo; João Paulo deu rebote e o próprio Flaco aproveitou o rebote e aumentou o placar.

Abel começou a mexer: trocou Flaco por Jhon Jhon, que passou a fazer a largura pela esquerda; Piquerez ficou mais retraído.  Gómez ficou mais aberto pela direita e os outros zagueiros acompanharam o movimento, se posicionando cerca de 2 ou 3 metros mais para o lado direito; Marcos Rocha entrou no lugar de Mayke e seguiu posicionado à frente.

Pouco depois da mexida, Gómez tentou inverter a bola para Piquerez, que subiu mais do que devia para tentar aproveitar, perdeu a dividida e deixou um buraco que Otero aproveitou, explorou, abriu para Aderlan e correu para o meio, para receber de volta com liberdade e bater forte, rasteiro, diminuindo o placar.

Com o gol, o aspecto anímico do jogo mudou e o Santos, que estava derrubado, voltou para o jogo. Abel então fortaleceu o meio com a entrada de Aníbal Moreno e, pouco depois, com Fabinho e Gabriel Menino. Foi o suficiente para o Verdão fechar todas as saídas do Santos e administrar o placar até o fim.

Ainda temos um jogo antes da decisão da Supercopa, mas Abel já deu rodagem a quase todos os jogadores. Conquistou pontos para se manter bem posicionado no Paulista e plantou dúvidas na cabeça do técnico do SPFC. Já dá para dizer que a primeira missão de Abel no ano foi cumprida com sucesso.

A disputa da Supercopa é um estorvo na preparação do time para o ano, mas dá um tempero especial na temporada; todas as torcidas gostariam de estar à beira de uma decisão com tanta rivalidade como esta. Tá ruim, mas tá bom – ainda mais com nosso técnico metendo um ✅ em todas as suas tarefas. Falta pouco para mais uma disputa de troféu. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Santos

João Paulo
Aderlan
Gil
Joaquim
Kevyson
Felipe Jonatan
João Schmidt
Diego Pituca
Tomás Rincón
Giuliano
Otero
Cazares
Pedrinho
Guilherme
Willian Bigode
Julio Furch
Fábio Carille
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
Palmeiras

UUUHH! Mayke tabelou com Rony pelo lado direito do ataque e acionou Flaco López; o argentino ajeitou o corpo e bateu de perna esquerda, com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda de João Paulo.

12'
Palmeiras

MAIS UMA DELE! Mayke alçou a bola na área, Flaco López subiu muito e cabeceou com perigo, por cima do gol de João Paulo.

18'
Palmeiras

IMPEDIDO! Luan dominou a bola na intermediária do ataque, levantou a cabeça e descolou um belo lançamento pelo alto para Flaco López; o atacante dominou com o peito, bateu cruzado de perna direita e marcou o que seria o primeiro gol do jogo, mas estava impedido.

28'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito e encontrou Zé Rafael no primeiro pau; o camisa 8 subiu sozinho e cabeceou com perigo, mas a bola saiu à esquerda de João Paulo.

33'
Palmeiras

Zé Rafael tentou cruzamento na área, a bola foi rebatida, subiu muito e sobrou novamente com ele; o volante arriscou a finalização, que resvalou em Aderlan e passou com perigo à esquerda de João Paulo.

34'
Palmeiras

QUE CHANCE! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito, Zé Rafael desviou no primeiro pau e encontrou Murilo livre no miolo da área, mas o zagueiro cabeceou por cima do gol.

35'
Palmeiras

NA TRAAAAAVEE! Veiga cobrou falta da entrada da área, pelo lado direito do ataque, e mandou um foguete no poste direito do gol de João Paulo.

46'
Palmeiras

Zé Rafael recebeu pelo meio, conduziu em velocidade e acionou Raphael Veiga; o meia dominou e bateu firme de perna direita, da entrada da área, mas João Paulo defendeu com facilidade.

48'

Fraco e desatento, Raphael Claus apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras está de volta para o segundo tempo, sem alterações na escalação.

2'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Rony disparou em velocidade pelo lado esquerdo do ataque e serviu Veiga na entrada da área; o meia encontrou Piquerez, aberto pela esquerda, e o uruguaio devolveu para Veiga, que bateu de primeira, no canto esquerdo de João Paulo.

6'
Palmeiras

UUUHH! Piquerez partiu em velocidade pelo lado esquerdo do ataque e tocou para Flaco López, que chegou batendo de primeira; a bola saiu à esquerda de João Paulo e inflamou ainda mais a torcida alviverde.

12'
Palmeiras

PEGA, WEVERTON! Guilherme tabelou com João Schmidt pelo lado esquerdo do ataque, saiu frente a frente com Weverton e bateu rasteiro, mas o goleiro do Verdão cresceu muito e fez grande defesa

16'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Rony disparou com muita velocidade pelo lado esquerdo, cortou para o meio e descolou um cruzamento na medida para Flaco López, que bateu de primeira, parou em João Paulo e marcou, no rebote, o segundo do Verdão.

19'

Entraram: Marcos Rocha e Jhon Jhon
Saíram: Mayke e Flaco López

23'
Santos

Gol do Santos. Otero tocou na direita para Willian Bigode, que tocou de primeiro para o meio da área, onde o mesmo Otero bateu de perna esquerda para diminuir a vantagem do Palmeiras.

29'
Palmeiras

QUAAASE UM GOLAÇO! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo, lançando direto para Richard Ríos, na entrada da área; o colombiano bateu de primeira e deu muito trabalho para João Paulo, que espalmou para escanteio.

29'

Entrou: Aníbal Moreno
Saiu: Zé Rafael

37'

Jogo parado para o atendimento a Richard Ríos, que sai de maca após desabar em campo com dores.

38'

Entraram: Fabinho Gabriel Menino
Saíram: Richard Ríos e Raphael Veiga

51'

Raphael Claus encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
No primeiro tempo, só assistiu ao jogo. No segundo, fez uma bela defesa cara a cara com Guilherme. Segue em altíssimo nível.
7
Gustavo Gómez
Vinha fazendo um grande jogo, mas cometeu mais um erro, desta vez na invertida de bola para Piquerez que deu origem ao gol do Santos.
6
Luan
Deu muita qualidade na saída de bola; cometeu só um erro, numa rebatida para o meio.
6.5
Murilo
Partida regular, cumprindo suas funções.
6
Mayke
Acionado de forma ofensiva por Abel, fez um jogo com alguns erros de cobertura e no passe, alternados com boa presença no apoio.
6
Marcos Rocha
Seguiu com a orientação ofensiva, mas foi discreto.
6
Zé Rafael
O ponto de equilíbrio do meio do campo.
7.5
Aníbal Moreno
s/n
Richard Ríos
Usou a referencia de Zé Rafael para fazer uma partida em ótimo nível. Crescendo taticamente.
7.5
Fabinho
s/n
Raphael Veiga
Compensou uma partida com muitos erros de passe e decisões equivocadas com lances importantes e decisivos: um gol e uma bola na trave.
7
Gabriel Menino
s/n
Piquerez
Acertou até no erro, quando cruzou e a bola desviou, caindo no pé do Veiga. Segue em fase de aquisição de ritmo e de confiança.
6
Rony
Surpreendentemente afiado na técnica, com toques de primeira precisos e vistosos. Participou dos dois gols. O melhor em campo.
8.5
Flaco López
Vai crescendo cada vez mais no futebol brasileiro, justificando a aposta de longo prazo do clube.
7
Jhon Jhon
Parece mais forte e confiante. Crescendo.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Sua missão nos quatro primeiros jogos: acumular pontos, dar rodagem e ritmo ao jogadores e esconder ao máximo a estratégia para a Supercopa. Check, check e check.
8




Deixe uma resposta