2
X
2

18/02/2024 - 18:00

O Palmeiras ficou no empate por dois gols com o SCCP, em Barueri, e desperdiçou uma boa chance de assumir a ponta do estadual, já que, mais cedo, o Santos havia perdido seu jogo em casa. Mas a posição na tabela importa muito pouco diante das circunstâncias com que o empate foi cedido. Tomar dois gols depois dos 41 do segundo tempo, com um e depois dois jogadores a mais, com o time deles sem goleiro, foi uma das maiores vergonhas, se não a maior, desta década. Dá até pra chamar de PARMERADA – algo que não acontecia de fato há muito tempo.

O time voltou a entrar em campo sem Raphael Veiga, que não consegue superar uma infecção ocular. Em seu lugar entrou Richard Ríos e Abel escalou Luan como terceiro zagueiro, liberando os dois laterais para o apoio e posicionando Zé Rafael bem adiantado, pela meia esquerda.

Mesmo com alguns problemas na saída de bola – o SCCP marcou alto e obrigou o Palmeiras a arriscar mais lançamentos longos, nosso time conseguia encaixar algumas jogadas, principalmente em cima de Caetano, visivelmente nervoso. Mesmo com os avanços de Zé Rafael, o Palmeiras não conseguia  quase nada pela esquerda.

Endrick, inspirado, conseguia na base do talento individual quebrar a marcação deles, que estava bem encaixada, e assim o Verdão foi criando boas chances. Primeiro, Flaco López girou bem, invadiu e bateu na saída de Cássio, mas errou o alvo por pouco. Depois, num lateral rápido, Zé Rafael bateu de dentro da área, com pouco ângulo, e Cássio defendeu.

Endrick abriu o placar em boa jogada da direita para dentro, em que bateu de canhota, da meia-lua, empurrando a mão de alface de Cássio para trás. E o camisa 9 teve mais uma boa chance no finalzinho do primeiro tempo, depois de dar uma meia-lua em Raniele e finalizar em cima do goleiro do SCCP.

Com o placar barato, o Verdão voltou para o segundo tempo disposto a ampliar o placar para definir o jogo e chegou às redes com Marcos Rocha, após lindo passe de Endrick , mas o camisa 2 estava ligeiramente impedido.

Depois de mais algumas chances perdidas, o Verdão chegou ao segundo gol com Flaco López, que escorou de cabeça escanteio batido da esquerda por Piquerez, na risca da pequena área, ganhando por cima dos dois zagueiros do rival.

O jogo parecia totalmente definido. O SCCP não atacava e isso talvez tenha induzido o Palmeiras a relaxar antes da hora. As mexidas de António Oliveira deram certo e o time ficou mais agressivo com as entradas de Mosquito e Pedro Henrique nas pontas. A troca de Caetano por Hugo removeu o elo fraco da defesa. Mas mesmo com tudo isso a tendência era terminar com o placar em 2 a 0. O Verdão cadenciava o jogo e estava sólido na defesa.

Mas uma rachadura se abriu quando Piquerez errou um passe, na pressão do adversário em nossa saída de bola.  Mosquito cruzou por baixo, Naves cometeu seu único deslize no jogo e deixou Yuri Alberto finalizar para diminuir, aos 41.

Apesar do perigo iminente, nosso time se manteve calmo e podia ter chegado ao terceiro gol num lançamento longo de Weverton para Rony, que chegou na bola antes que Cássio, tocou por cima do goleiro do rival e foi tocado, na meia-lua: falta grave, e cartão vermelho para Cássio. Com cinco alterações realizadas, o adversário teve que improvisar, e Gustavo Henrique foi para o gol. Piquerez só tinha que acertar o gol, numa falta frontal, mas quis fazer um golaço e encobriu o travessão.

A bola puniu exemplarmente. Murilo fez falta forte na intermediária em Yuri Alberto, que precisou deixar o campo na maca. Com dois a menos, o SCCP foi com tudo para a área e cobrou a falta curto; Rony tentou dividir e fez outra falta, mais perto da área. Já com mais de dez minutos de acréscimo, Garro bateu bem colocado, mas sem muita força; Weverton chegou nela mas achou que iria para fora e recolheu os braços – a bola bateu na trave e entrou. Inacreditável.

Ainda deu tempo para o Palmeiras tentar a vitória na bola parada: Jhon Jhon pegou o rebote do escanteio da entrada da área e chutou; a bola ficou viva e Murilo chutou por baixo; Gustavo Henrique foi para a defesa mas falhou grosseiramente; a bola ia entrando mas apareceu o pé salvador de Fausto Vera, em cima da risca, e o empate acabou prevalecendo.

Jogamos muito melhor, desperdiçamos chances mas marcamos dois gols; construímos a vitória com autoridade, e jogamos tudo fora numa sequência patética de erros e escolhas erradas.

Este elenco já mostrou que é composto por homens sérios e ninguém está de brincadeira. São todos vencedores e devemos a eles toda a gratidão e respeito do mundo. Mas isso não os exime de serem duramente criticados por deixar um desastre destes acontecer.

Essa não dá pra engolir. Tem que tirar qualquer folga programada para esta semana e ainda fazê-los treinar em três períodos, debaixo de chuva, sol ou neve. Nosso elenco precisa sentir na carne a decepção que causou a toda a torcida, que bateu o recorde de público em Barueri. Por aqui, temos certeza que eles estão extremamente desapontados com o papel que fizeram. E têm que estar mesmo. Esta semana vai ser longa e chata. Com um gosto amargo difícil de sair da boca. É uma página que temos que virar, todos juntos. VAMOS.

Ficha Técnica

Escalação

SCCP

Cássio
Fagner
Matheusinho
Félix Torres
Gustavo Henrique
Caetano
Hugo
Raniele
Guilherme Biro
Fausto Vera
Rodrigo Garro
Romero
Gustavo Mosquito
Yuri Alberto
Wesley
Pedro Henrique
António Oliveira
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
Palmeiras

Richard Ríos acionou Flaco López pelo lado esquerdo do ataque; o argentino carregou em velocidade, levou para o fundo e tocou atrás para a chegada de Zé Rafael, que bateu da entrada da área, mas a bola saiu à esquerda de Cássio.

5'
Palmeiras

OLHA ELE! Flaco López recebeu ainda no campo de defesa, deu um corte de letra e arriscou uma batida de muito longe, mas a bola passou por cima do gol de Cássio.

13'

Jogo interrompido para o atendimento de Gustavo Gómez.

15'

Entrou: Naves
Saiu: Gustavo Gómez

34'
Palmeiras

UUUHHH! Endrick recuperou a bola no ataque e soltou na direita para Flaco López; o camisa 42 invadiu a área, cortou para dentro e bateu firme, com perigo, por cima do gol.

45'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Marcos Rocha recebeu no lado direito do ataque e fez o pivô para Endrick; na entrada da área, o camisa 9 fingiu a batida, fintou a marcação e bateu firme no canto direito de Cássio, que chegou a tocar a bola, mas não conseguiu evitar o gol.

46'
Palmeiras

Richard Ríos carregou em velocidade pelo meio e abriu para Piquerez, na esquerda; o lateral tentou cruzar, foi travado e, no rebote, bateu firme de perna esquerda, mas a bola passou à direita de Cássio.

49'
Palmeiras

QUASE UM GOLAÇO! Endrick recebeu na entrada da área, passou pela marcação de dois defensores, saiu cara a cara com Cássio  e bateu firme de perna direita, mas o goleiro fez grande defesa, espalmando para escanteio.

50'

Fraco e desligado, Raphael Claus apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa do Derby com a mesma escalação.

1'
Palmeiras

Zé Rafael tocou no meio para Marcos Rocha, que, com muito espaço, arriscou a batida de longe, mas a bola passou por cima do gol.

4'
Palmeiras

NÃO VALEU! Endrick recebeu na entrada da área e abriu na direita para Marcos Rocha; o lateral cortou para dentro e bateu de perna esquerda, na bochecha da rede, marcando um golaço. O gol foi anulado, já que o camisa 2 estava impedido, por muito pouco.

8'
SCCP

PEGA, WEVERTON! Endrick saiu jogando errado e a bola sobrou pingando para Fausto Vera, na entrada da área; o camisa 5 deu trabalho para Weverton, que foi buscar no canto direito, espalmando para escanteio.

15'
Palmeiras

Richard Ríos recebeu na intermediária ofensiva, penteou, trouxe pra dentro e bateu de perna esquerda, mas a bola saiu por cima do gol.

19'
Palmeiras

QUE CHANCE! Murilo tocou de trivela para Endrick, rompendo duas linhas de marcadores; o camisa 9 saiu sozinho, mas se precipitou na batida e mandou por cima do gol.

21'
Palmeiras

UUUHH! Endrick recebeu pelo lado direito do ataque e inverteu tudo para Piquerez, no lado esquerdo; o uruguaio bateu firme de perna esquerda, a bola desviou na marcação e saiu em escanteio.

22'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez bateu escanteio pelo lado esquerdo do ataque, na entrada da pequena área, onde Flaco López subiu muito e cabeceou no canto esquerdo de Cássio.

30'

Entraram: Gabriel Menino e Rony
Saíram: Zé Rafael e Flaco López

33'
SCCP

Matheuzinho cruzou no miolo da área para Yuri Alberto, que se livrou da marcação de Naves e cabeceou com perigo, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.

36'

Entraram: Fabinho e Jhon Jhon
Saíram: Richard Ríos e Endrick

38'
Palmeiras

Rony ganhou a bola pelo alto na intermediária, disparou em velocidade, invadiu a área, fez o pivô e tocou atrás para Gabriel Menino, que chegou batendo de perna esquerda, mas Cássio encaixou sem grande dificuldade.

39'
Palmeiras

UUUUHH! Gabriel Menino descolou lançamento preciso para Rony; pelo lado esquerdo, Rony trouxe para a perna direita e bateu forte, com curva, mas a bola passou com muito perigo por cima do gol.

41'
SCCP

Gol do SCCP. Mosquito recebeu pela direita, levou para a linha de fundo e tocou no meio para Yuri Alberto, que bateu e contou com desvio em Naves.

44'
Palmeiras

TÁ EXPULSO! Rony passou nas costas da defesa e saiu sozinho contra Cássio, que cometeu falta grosseira no atacante fora da área e recebeu cartão vermelho.

53'

Sem substituições disponíveis, o SCCP terá que usar Gustavo Henrique como goleiro.

54'
Palmeiras

UUUH! Piquerez bateu a falta com perigo, mas a bola saiu por cima do gol.

55'
SCCP

Gol do SCCP. Cobrando falta de muito longe, Garro bateu bem colocado, sem muita força, mas a bola pegou na trave e  Weverton aceitou.

56'

QUE CHANCE! Após bate e rebate na área, Jhon Jhon bateu para o gol, Murilo desviou, Gustavo Henrique aceitou e Fausto Vera tirou em cima da linha.

57'

Raphael Claus encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Simplesmente decidiu fazer golpe de vista e errou. Imperdoável.
0
Gustavo Gómez
Vamos torcer para que a lesão não seja séria.
s/n
Naves
Tinha tudo para ser o melhor em campo, mas vacilou no gol do Yuri Alberto. Uma pena.
6.5
Luan
Sua parte foi bem feita.
8
Murilo
Decidiu fazer uma falta que iniciou toda a sequência do gol de empate - mas o erro não foi dele.
7
Marcos Rocha
Explorou bem a paúra do lateralzinho deles e ainda fez um golaço, infelizmente anulado.
8
Aníbal Moreno
Um pouco abaixo das grandes partidas que vinha fazendo, mas não comprometeu.
7
Zé Rafael
Foi meia-atacante pela esquerda, mas acabou encaixotado. Sentiu falta de apoio de Piquerez e do Ríos encostar mais.
6
Gabriel Menino
Entrou na fase morna do jogo e fez sua parte.
6
Richard Ríos
Enquanto o reserva do Veiga não chega, foi o escolhido - e apenas quebra o galho na função.
7
Fabinho
s/n
Piquerez
Deu um passe de presente no inicio da jogada do primeiro gol deles e ainda errou a falta sem goleiro que definiria o jogo.
1
Endrick
Perdeu dois gols feitos, mas abriu o placar e ainda deu um passe para o gol anulado. Ficou no lucro.
7.5
Jhon Jhon
s/n
Flaco López
Deixou o seu mais uma vez. É a sexta partida seguida pelo Paulista com um gol do camisa 42.
7.5
Rony
Primeiro teve uma chance dentro da área e refugou o chute. Depois deu uma boa finalização de fora. Depois expulsou o Cássio. A atuação irregular foi coroada com a falta besta que deu no gol de empate.
2
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Não foram sua escalação ou suas mexidas que causaram o desastre.
6.5




6 comentários em “18-02-2024 – Palmeiras 2×2 SCCP – Campeonato Paulista 2024

  1. O Palmeiras estava jogando um futebol vistoso até o Abel querer dar mais uma das infinitas oportunidades que ele dá aos seus preferidos. No jogo anterior Estevão arrumou em menos de meio tempo o que John John não arrumou em 90 minutos, Flaco arrumou o que Rony não conseguiu. E mais uma vez ele não dá oportunidade a Lázaro, ao próprio Estevão, tira o Lopez para colocar o Rony que está há quase um ano em fase abismal. É muito difícil entender, é o melhor técnico de nossa história, mas é teimoso como uma porta e em jogos como esse simplesmente não pode.

    1. Concordo. Parece q o Abel ainda ñ entendeu o q é um Dérbi. Não existe SEP x sccp q “ñ vale nada”. Pode ser um amistoso beneficente para vítimas de um terremoto, se tiver a chance de aplicar uma goleada, tem q golear! Estávamos amassando eles ontem, pq mudar? (Exceção feita ao Endrick q sentiu desgaste). O próximo jogo é só sábado à noite, tem praticamente a semana toda pra treino e descanso. E se decidiu mudar, tinha melhores opções no banco: Estevão, Lázaro, Caio Paulista. Abel vive pedindo reforço, mas na hora H coloca sempre os mesmos: GM, JJ e o predileto, Rony. Abel é o melhor técnico em atividade no Brasil, mas é demais de teimoso, demora muito pra abrir mão de certas convicções. Ano passado isso nos custou outra final de Libertadores.

  2. Uma das maiores vantagens do Abel foi ter acabado com a Parmerice. Só nesse paulista já foram duas, com empates no último minuto. E mais essa vergonhosa pro lixos da marginal sem número. É preocupante! E o Weverton já está merecendo um banco.

  3. Que jogo terrível pelas circunstâncias. 2×0 e tomar empate do adversário pelos méritos deles beleza. Agora tomar empate:
    1) com ninguém marcando na lateral, onde nosso lateral esquerdo de seleção tomou um BAILE onde três zagueiros dentro da área não conseguiram cortar um cruzamento;
    2) um goleiro de nível de seleção, que foi até pra copa do mundo, dar o maior vacilo que eu já vi um goleiro profissional dar. É simplesmente bizarro, nem na várzea você vê um lance ridículo desses. Simplesmente foi vergonhoso.
    3) o time estar com 2×1 no placar, o adversário ficar com um a menos, depois dois a menos por lesão e ainda permitir o empate.
    O Palmeiras hoje na reta final do jogo fez jus aos times medíocres de 2014 pra trás. Ridículo. Inadmissível. Tão ridículo quanto a insistência absurda no Abel no Jhon Jhon e companhia.

  4. Ridículo. Não vejo outra palavra pra expressar o q penso do resultado final. Não quero crucificar ninguém mas as situações q levaram a esse resultado ridículo tem se repetido com frequência esse ano. Primeiro, as péssimas substituições do Abel. Simplesmente desmontou o meio e o ataque. Segundo, a falta de atenção de certos jogadores na reta final dos jogos. Piquerez deixou o atacante passar como quis e o YA tava livre, na marca do pênalti, entre 3 zagueiros. Em terceiro, o Rony, q já ha algum tempo ñ acerta nada e ainda cometeu uma falta completamente desnecessária (pq Rony e ñ Estevão ou Lázaro?). Por fim, o Weverton, q ainda não começou o ano.
    Todo jogo a mesma conversa: fica como uma lição. Nosso time vai terminar a temporada com pós-doutorado.
    PS – Assisti ao jogo pelo Paulistão Play. O q foi aquilo? Narrador e comentarista torcendo descaradamente pro SCCP. Lamentável.

Deixe uma resposta