1
X
0

31/03/2024 - 18:00

Santos 1x0 Palmeiras

Depois de 20 jogos, o Palmeiras perdeu a invencibilidade ao ser derrotado pelo Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, no jogo de ida das finais do campeonato estadual. O filme se repete mais uma vez – nas conquistas de 2022 e 2023 o Verdão chegou invicto à última fase, mas foi derrotado no jogo de ida; resta saber se o final também se repetirá, com o Palmeiras revertendo o placar no Allianz Parque na finalíssima.

O jogo começou favorável ao Palmeiras, que encontrava brechas no sistema defensivo do Santos. Aos 4 minutos, Marcos Rocha roubou e tocou rápido para Endrick, que com um lindo passe em profundidade deixou Flaco López cara a cara com João Paulo, mas nosso artilheiro desperdiçou, chutando em cima do goleiro.

O Santos achou a distância entre suas duas linhas de quatro e compactou a defesa; fechando todas as entradas do Verdão. Mesmo com Marcos Rocha tentando dar suporte pela direita e com Veiga se esforçando para sair da forte marcação, o Palmeiras passou a ter muitas dificuldades.

João Schmidt contou com a benevolência de Flávio Rodrigues de Souza, que deixou de aplicar um cartão ao camisa 5 santista após um ippon sobre Endrick. Caseiro, o árbitro apitou tudo a favor do time da casa, apontando as faltinhas a favor deles e ignorando as para o nosso lado, o que permitiu ao time do Santos abusar do jogo físico.

Mas nossa defesa estava bem postada. As jogadas do time do Santos tinham começo e meio, mas não chegavam ao fim – a não ser que arriscassem chutes de fora. Weverton apareceu bem em algumas tentativas. Mas o Palmeiras não tinha melhor sorte do outro lado, e o primeiro tempo, bastante amarrado, chegou ao fim com o placar em branco.

Não deu muito tempo para enxergar as propostas dos times para o segundo tempo, porque o Santos abriu o placar logo aos dois minutos: Pituca enxergou Guilherme com muita liberdade na esquerda e fez o passe; o ponteiro santista teve tempo de imprimir velocidade e passou fácil por Marcos Rocha, entrou na área e cruzou; Otero, com 1,65m de altura, contou com a desatenção de Piquerez para aproveitar e testar à queima-roupa, vencendo Weverton.

Nosso goleiro evitou o pior aos 13, num chute rasteiro de Joaquim num bate-rebate na área após jogada aérea. Foi um dos lances mais importantes da decisão, já que um placar de 2 a 0 tornaria as coisas bem mais difíceis, a começar pelo momento mental do jogo, que poderia degringolar.

Pouco depois, Abel fez as mexidas corretas que recolocaram o Verdão no jogo. As entradas de Rony e Rios deram mais presença ofensiva; nosso time passou a atacar mais por dentro e por baixo, diminuindo a vantagem da dupla de área do Santos. João Paulo passou a trabalhar demais e o Santos precisou recorrer à cera, mesmo com o placar com a vantagem mínima – era isso, ou tomar o empate.

Mesmo assim, o jogo se encaminhou até o fim com o Palmeiras exercendo forte pressão, e o empate não saiu por detalhes. No final, o placar não deixou ninguém plenamente satisfeito – o Santos sabe que precisava de mais, mas é claro que acredita que consegue segurar um empate em nossa casa; já o Verdão sabe que pode conseguir reverter, mas o jogo passou a ser de alto risco.

O problema maior do Palmeiras é ter que disputar uma partida em Buenos Aires pela Libertadores enquanto o Santos só treina a semana inteira. Parece seguro afirmar que Abel vai escalar o time reserva contra o San Lorenzo, deixando quantos titulares puder na capital paulista, recorrendo à molecada até para formar o banco.

Ainda assim, não dá para perder a confiança neste time, que já mostrou do que é feito em várias oportunidades – principalmente em nossa casa, que mais uma vez vai ferver no próximo domingo. Ainda mais se surgir por aí o pôster “Santos, um time campeão” durante a semana… VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Santos

João Paulo
Chermont
Aderlan
Gil
Joaquim
Felipe Jonatan
João Schmidt
Tomas Rincón
Diego Pituca
Giuliano
Cazares
Otero
Pedrinho
Julio Furch
Morelos
Guilherme
Fábio Carille
TÉCNICO


Primeiro tempo

4'
Palmeiras

QUE CHAAANCE! Endrick recebeu pelo meio e soltou na esquerda Flaco López, que saiu cara a cara com João Paulo e carimbou o goleiro.

12'
Santos

Guilherme arriscou de fora da área, a bola desviou na marcação e passou com muito perigo à direita de Weverton, saindo em escanteio.

18'
Santos

PEGA, WEVERTON! Otero cobrou falta da entrada da área e bateu no canto inferior direito do Paredão do Palmeiras, que espalmou bem para escanteio

26'
Palmeiras

Endrick acionou Mayke, que tentou cruzamento, mas foi interceptado; na sobra, Aníbal Moreno arriscou de fora da área, com curva, mas a bola saiu à direita de João Paulo.

33'
Santos

WEVERTON! Guilherme disparou em contra-ataque, invadiu a área a bateu para o gol, dando trabalho para Weverton, que fez boa defesa.

47'

Flavio Rodrigues de Souza apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

3'
Santos

Gol do Santos. Guilherme driblou Marcos Rocha, disparou pela esquerda, levou para a linha de fundo e cruzou para Otero, que superou Piquerez e marcou de cabeça.

13'
Santos

PEEEEGA, WEVERTON! Após bola alçada na área, a zaga do Palmeiras fastou e a bola sobrou com Joaquim, que bateu rasante ao chão e deu trabalho para Weverton, que se virou para fazer mais uma boa defesa.

17'
Palmeiras

Endrick recuperou a bola pela direita e soltou para Mayke, que saiu na cara de João Paulo e tentou cruzar, mas parou no goleiro santista.

20'

Entraram: Richard Ríos, Rony e Lázaro
Saíram: Zé Rafael, Endrick e Flaco López

27'
Palmeiras

Murilo acionou Rony pelo meio e o camisa 10 tocou de primeira para Raphael Veiga; de perna direita , Veiga encheu o pé, mas a bola saiu por cima do gol.

30'

Entrou: Vanderlan
Saiu: Piquerez

34'
Palmeiras

QUE CHAAANCE! Lázaro descolou belo passe em profundidade para Vanderlan, que avançou e cruzou rasteiro para Rony; bem marcado, o camisa 10 conseguiu se esticar e bater firme, mas João Paulo fez boa defesa e espalmou para escanteio.

37'
Palmeiras

Lázaro recebeu pelo lado esquerdo trouxe pra dentro e arriscou de muito longe, dando trabalho para João Paulo.

39'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque, alçando na segunda trave, em cima de Felipe Jonatan; o lateral desviou para trás e assustou João Paulo, que pegou no reflexo.

 

40'

Entrou: Estêvão
Saiu: Mayke

41'
Palmeiras

Da intermediária, Rony arriscou batida de perna direita e assustou João Paulo, mas a bola saiu por cima do travessão.

50'

Sem critério, sem atitude, Flavio Rodrigues de Souza encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Algumas boas defesas no primeiro tempo e uma ótima intervenção no segundo tempo, no chute de Joaquim - tomar 2 a 0 a complicar bastante a situação.
8
Marcos Rocha
Estava errando bastante durante o jogo, mas o posicionamento e o bote no lance do gol foram bizarros.
4.5
Luan
Segue no padrão, firme e equilibrado.
6.5
Murilo
Discreto, cometeu pequenos erros que não comprometeram a atuação.
6
Piquerez
Marcou o Gasparzinho no lance do gol e segue em fase tenebrosa.
4.5
Vanderlan
Mostrou que dá conta quando entra. Já faz por merecer sua chance.
6.5
Aníbal Moreno
Alternou lances bons com outros nem tanto. Já o vimos jogar bem melhor.
6
Zé Rafael
Teve dificuldades para participar da construção das jogadas.
6.5
Richard Ríos
Deu mais volume ao meio-campo e o time melhorou bastante com sua entrada.
6.5
Mayke
Partida correta, mas sem brilho.
6
Estêvão
Jogou pouco, mas deu uma bagunçada em cima do Felipe Jonatan.
6.5
Raphael Veiga
Muito marcado, precisou se desdobrar para participar das construções.
6.5
Endrick
Muito mais construtor que finalizador, sofreu com o jogo físico do adversário, que contou com a complacência do juiz.
6.5
Lázaro
Vai bem na construção, precisa melhorar a finalização.
6
Flaco López
Não era jogo para ele; ficou encaixotado no meio de Gil e Joaquim e não conseguiu prevalecer no jogo aéreo.
5
Rony
Deu mais leveza ao ataque, que subiu bem de produção após sua entrada.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Entendeu a falta de espaço entre as duas linhas de quatro do Santos e resolveu com as entradas de Ríoe e Rony. Deu certo, mas não foi suficiente.
6.5




Deixe uma resposta