1
X
1

O Palmeiras jogou esta noite em Santo André e cedeu o empate a dois minutos do fim, ficando no 1 a 1 com o time da casa. O resultado manteve o Verdão na liderança do grupo B do campeonato estadual e na liderança geral, por pontos perdidos – o líder é o Santos, com um ponto a mais e um jogo a mais.

Abel usou a partida para rodar o elenco, dando chance a vários jogadores para acumularem minutagem e aumentarem o entrosamento – sobretudo o de Caio Paulista pelo flanco esquerdo.

Com Garcia solto pelo lado direito, coube a Piquerez ficar mais preso no modelo do velho 4-2-3-1 “torto” que Abel usou bastante entre 2022 e 2023. Quem fez a largura do lado esquerdo foi Piquerez e a dupla ainda teve o apoio de Zé Rafael, e foi por esse flanco que saíram várias jogadas buscando o cabeceio de Flaco López – o problema era a  qualidade dos cruzamentos, tanto de Piquerez quanto de Caio Paulista.

Pela direita, Garcia parecia bem mais afiado no fundamento, e foi dele o melhor cruzamento para o argentino, que obrigou Luis Daniel a fazer grande defesa. Mas as jogadas pelo setor não aconteciam com tanta naturalidade, porque Breno Lopes estava sumido. Sem o apoio do camisa 19, Garcia foi menos acionado do que poderia.

Depois de um início em que o meio-campo do Santo André levou alguma vantagem, fazendo com que Léo Passos fosse o nome mais importante do jogo por 15 minutos, o Palmeiras encaixou o posicionamento do setor e só ficou dependendo da execução. A superioridade foi inquestionável, mas o jogo foi pro intervalo sem abertura do placar.

No segundo tempo o panorama mudou quando Caio Paulista enfim acertou um belo cruzamento buscando Flaco López, por baixo, após fazer o facão num passe em profundidade de Piquerez. O argentino entrou com muita velocidade e abriu o placar de carrinho logo a dois minutos.

Até os 25 minutos o Verdão teve várias chances de aumentar o placar, a maioria delas com a ótima presença de Flaco López e o crescimento de Caio Paulista. O goleiro Luis Daniel teve participações importantes e manteve o time do ABC no jogo.

As mexidas de Abel pioraram o time – mas diferentemente do jogo no Mineirão, onde tinha quase o elenco todo à disposição e o placar não era o desejado, desta vez a intenção era seguir poupando os principais jogadores numa partida com o marcador favorável e um adversário que não incomodava.

As entradas de Rony e Gabriel Menino foram as mais problemáticas – o meio-campista entrou no mundo da lua e o atacante entrou em condições desfavoráveis, contra uma defesa recuada que não lhe dava campo para arrancar em velocidade. Luis Guilherme melhorou um pouco o volume pela direita e Jhon Jhon mostrou certa inspiração – mas no total o time perdeu intensidade e deixou o Santo André sonhar.

Com algumas mexidas, Márcio Fernandes  deixou seu time mais ofensivo e não precisou de muito para chegar ao empate: Weverton fez brilhante defesa numa cabeçada de Enzo, mandando a escanteio; na batida, Lohan ganhou fácil de Gabriel Menino e Garcia  para testar no canto direito de Weverton. Claramente faltou coordenação no “quem pega quem” na bola parada, em todo o jogo. Esse é um dos ônus de jogar com os reservas.

O resultado irrita porque a vitória escapou nos minutos finais, mas não é nada que tenha maiores consequências. A classificação do torneio segue favorável e o mais importante neste ponto é o desenvolvimento de novas dinâmicas e a administração do estado físico do elenco.

É melhor lamentar um pouco agora e ter o time 100% para o Derby, do que lamentar no domingo por algum desgaste excessivo que poderia ter sido evitado. Se reclamamos do calendário cheio por causa dos estaduais, nada mais lógico que administrar os esforços na fase menos importante dessa disputa. Seguimos! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Santo André

Luis Daniel
Afonso
Walce
João Maistro
Enzo
Igor Fernandes
Wellington Reis
Sousa
Dudu Vieira
Geovane
Marciel
Robinho
Léo Passos
Lohan
Bruno Michel
Felipe Ferreira
Márcio Fernandes
TÉCNICO


Primeiro tempo

11'
Santo André

Bruno Michel recebeu na entrada da área e bateu com perigo, por cima do gol

12'
Santo André

PEGA, WEVERTON! Léo Passos invadiu a área, levou para o fundo, ficou com pouco ângulo e bateu firme, no cantinho de Weverton, que defendeu com o pé, jogando para escanteio.

15'
Palmeiras

Richard Ríos dominou na intermediária, avançou com velocidade e bateu de longe, mas a bola saiu à esquerda de Luiz Daniel.

20'
Palmeiras

Caio Paulista recebeu pelo lado esquerdo do ataque, dominou e soltou para Flaco López, que adiantou um pouco e soltou a perna direita, de muito longe, mas a bola saiu à direita de Luiz Daniel.

25'
Palmeiras

UUUHH! Gustavo Garcia alçou na área, Flaco López saltou muito alto e cabeceou no cantinho esquerdo de Luiz Daniel, que se esticou muito e espalmou.

46'

Fraco e desligado, Lucas Canetto Bellote encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.

2'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez descolou belo passe em profundidade para Caio Paulista, que invadiu a área e cruzou rasteiro para Flaco López; com o gol aberto, o argentino se esticou e só empurrou com a perna direita para o fundo da rede.

5'
Santo André

Bruno Michel cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Léo Passos no primeiro pau; o camisa 9 se antecipou à marcação e cabeceou firme, mas Weverton pegou sem dificuldade.

7'
Santo André

QUE CHANCE! Bruno Michel recebeu na intermediária, conduziu em velocidade, encarou a marcação de Luan, puxou para a perna esquerda e bateu firme, dando trabalho para Weverton, que espalmou com as mãos juntas.

11'
Palmeiras

QUAAASE O SEGUNDO DO VERDÃO! Caio Paulista recebeu pelo lado esquerdo do ataque, cortou pra dentro e cruzou de perna direita, na cabeça de Flaco López; o argentino cabeceou com perigo, à esquerda de Luiz Daniel.

15'
Palmeiras

UUUUHH! Piquerez cobrou escanteio pela esquerda, a defesa afastou e a bola sobrou no segundo pau com Breno Lopes, que virou uma bicicleta para o meio da área; Fabinho completou de cabeça e deu muito trabalho para Luiz Daniel, que espalmou para novo escanteio.

17'
Palmeiras

Em cobrança de escanteio pela direita, Piquerez encontrou Gustavo Gómez no segundo pau; o paraguaio cabeceou firme, para o chão, mas a bola saiu à direita do gol de Luiz Daniel.

20'

A torcida do Palmeiras foi à loucura quando Rony tirou o colete de aquecimento e um coro de “Rony, Rony!” tomou conta do estádio.

23'
Palmeiras

UUUUHHH! Caio Paulista carregou pelo lado esquerdo e soltou para Flaco López, na entrada da área; o camisa 42 virou o corpo e sentou o pé de perna esquerda, para grande defesa de Luiz Daniel.

25'

Entraram: Rony e Luis Guilherme
Saíram: Flaco López e Breno Lopes

25'

Flaco López saiu absolutamente ovacionado do campo, ao som de “Flaco! Flaco!“.

31'

Entraram: Gabriel Menino e Jhon Jhon
Saíram: Zé Rafael e Richard Ríos

41'
Palmeiras

Entrou: Aníbal Moreno
Saiu: Caio Paulista

42'

Gol do Santo André. Após cobrança de escanteio pela direita, Lohan, que acabou de entrar, cabeceou para o fundo das redes, sem chance para Weverton.

51'

Lucas Canetto Bellote encerrou a partida após 6 minutos de acréscimo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez uma defesaça na cabeçada do tal de Enzo. Pena que na jogada seguinte foi batido, sem ter o que fazer.
7.5
Gustavo Garcia
Muito bem no apoio, fazendo cruzamentos precisos. Mas na marcação, está fazendo igualzinho aos piores momentos do Marcos Rocha nas bolas aéreas.
6
Gustavo Gómez
Pouco exigido na defesa, fez boas incursões ao ataque. Fez um duelo interessante com o Léo Passos.
7
Luan
Também teve seu momento mais intenso no ataque, numa cabeçada que saiu raspando.
7
Piquerez
Falhou nos cruzamentos, mas segue sendo importante na fluidez pelo lado esquerdo - mesmo mais retraído.
7
Fabinho
Não deixa buraco, plenamente confiável. Entendeu seu lugar na hierarquia do elenco e segue crescendo.
6.5
Zé Rafael
Partida menos brilhante que as últimas; foi amarelado e acabou sendo sacado.
6.5
Jhon Jhon
Cada vez mais à vontade. Arriscando lances de efeito, mais solto, rende. Mas ainda tem chão para evoluir.
6.5
Richard Ríos
Jogando como principal organizador, mostrou alguma afobação. nessa função, pode cadenciar um pouco mais.
6.5
Gabriel Menino
Quem adivinha no que ele estava pensando enquanto estava no gramado? Quem acertar ganha uma azeitona recheada do Parmerista!
3
Caio Paulista
Partida de desenvolvimento tático. Pra pegar as manhas dos parceiros do lado esquerdo.
7
Aníbal Moreno
s/n
Flaco López
Inspiradíssimo, guardou uma e bombardeou o gol do Santo André. Provavelmente teria feito mais se tivesse ficado até o fim.
8.5
Rony
Entrou em condições desfavoráveis, mas é o que o elenco tem disponível.
6
Breno Lopes
Ele parece dar tudo de si. E o tudo dele é isso aí.
4.5
Luis Guilherme
Na mesma toada do Jhon Jhon, vai se soltando e mostrando a mesma personalidade que exibia na base. Ainda tem chão, mas vai explodir mais cedo ou mais tarde.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
O principal objetivo era cumprir a tabela com o mínimo desgaste possível. Desejável: aumentar o entrosamento e dar rodagem a determinadas peças. Objetivo atingido. Desejável: o resultado - quase veio.
6




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *