Fã de Veiga e 5 anos de contrato: Rômulo é oficializado como reforço do Palmeiras

Fã de Veiga e 5 anos de contrato: Rômulo é oficializado como reforço do Palmeiras.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

“Sonho virando realidade”, disse Rômulo, que se apresenta ao Verdão após o Paulista

Destaque do Novorizontino no Campeonato Paulista, o meia Rômulo foi anunciado como reforço do Palmeiras na manhã desta terça-feira. O jogador é a quinta contratação do Verdão para a temporada e se apresenta ao clube após a disputa do estadual.

“É um sentimento de felicidade vestir a camisa do Palmeiras. É um sonho que está virando realidade. Agora é dar o meu melhor aqui dentro do clube e buscar coisas boas”, disse Rômulo, que acertou contrato de cinco anos com o clube.

Para contratar o atleta de 22 anos, o Verdão desembolsou cerca de R$6 milhões. Rômulo iniciou na base do Matonense e, na sequência da carreira, chegou ao Novorizontino. No ano passado, foi um dos destaques da equipe na Série B e quase levou o time do interior paulista ao acesso – foram 51 jogos, 11 gols e nove assistências.

Na atual temporada, teve grande desempenho nos triunfos sobre o SCCP, em Itaquera, e diante do Santos, na Vila Belmiro.  “Depois da Série B do ano passado, vieram algumas propostas e eu estava focado no Novorizontino. Se fosse para acontecer, iria acontecer. Um dia, meu empresário falou que o Palmeiras veio atropelando tudo e eu não pensei duas vezes. O Palmeiras é um clube que sempre está brigando por títulos e é visto pelo mundo todo, então eu disse sim na hora”, acrescentou.

O meia tem como uma das principais referências no futebol o palmeirense Raphael Veiga. “Eu tenho uma história legal com o Veiga. Na primeira rodada do Paulista deste ano, no jogo contra o Palmeiras, eu falei para ele que ele era uma referência para mim pela posição, que sempre estou acompanhando e pedi a camisa para ele. Ele me deu a camisa e deu também conselhos, conversou comigo com tranquilidade e respeito”, disse.

Impressões de Rômulo da Academia de Futebol:

Abel volta a falar de problema recorrente do Palmeiras e explica mudanças na escalação

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Santo André, durante partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no estádio Bruno José Daniel.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel citou as chances desperdiçadas e questionou sequência do Palmeiras com poucos dias para descansar

Assim como na estreia contra o Novorizontino, o Palmeiras cedeu o empate nos minutos finais para o Santo André, na partida desta segunda-feira, no estádio Bruno José Daniel. O Verdão saiu na frente com o Flaco López e sofreu o gol em jogada de escanteio, já nos acréscimos.

Na coletiva após a partida, Abel foi questionado sobre os gols sofridos nos finais e citou a falta de concentração, além de novamente bater na tecla de falta de eficiência.

“Temos que estar mais concentrados nos últimos minutos e sermos eficientes. Se não fizermos os gols, estamos sujeitos a sofrer como sofremos hoje. As coisas são fáceis de resumir, não vou aqui dar voltas”, disse o treinador.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Santo André, durante partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no estádio Bruno José Daniel.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Fizemos um bom jogo, tivemos boa dinâmica, criamos excelentes oportunidades. Fomos penalizados e bem penalizados pela nossa falta de eficácia”, acrescentou.

O Palmeiras terminou o duelo com 18 finalizações e três grandes chances desperdiçadas. “O futebol é eficácia e tivemos de tudo para fazer o segundo gol. Sofremos o gol em uma sucessão de erros nossos e futebol em alto nível é assim, tem que estar focado a partida inteira. Todos têm que estar ligados. Empilhamos oportunidades e só fizemos um gol. Uma pena, porque produzimos o suficiente para ganhar, temos que melhorar a eficiência”, disse.

Outro assunto da coletiva de Abel foram as mudanças na equipe titular que o treinador vem fazendo a cada partida. O comandante justificou citando a gestão de energia.

“O mais importante é olhar para o nosso calendário. Vamos jogar cinco partidas com intervalo de dois dias entre os jogos, não sei porque o nosso calendário está assim. Mudo porque acredito nos meus jogadores, hoje jogamos melhor. Também temos que fazer a gestão para não perder os jogadores por lesão”, explicou.

Confira outros trechos da coletiva de Abel

Zé Rafael

“O Zé pode jogar mais adiantado, quanto também pode recuar para ajudar na primeira fase de construção. Não olhamos para a tática, olhamos para a dinâmica. A função do Zé em campo depende de como o adversário está nos marcando”.

– Substituto para Raphael Veiga

“Temos uma forte competição nas posições 5 e 8, e na posição de 10 temos um jogador pronto que é o Veiga. Por mais que eu queira muito colocar o Luís ali, temos que lhe dar tempo, assim como o próprio Jhonatan. Queríamos ter uma outra opção de 10 e se não vier ninguém, são esses dois que vão substituir o Veiga”.

– Endrick

“Falei com ele por telefone, mas desde que começou a temporada ele só esteve na seleção. Vai chegar, fazer as avaliações, assim como todos fizeram e depois vamos traçar todas as estratégias. Não sei como ele vai voltar psicologicamente, vamos conversar com ele. Ele é forte mentalmente. Uma coisa é que se passa na seleção, outra é o que se passa aqui no Palmeiras. Terá concorrentes fortes aqui no clube”.

Flaco López mantém boa fase e assume artilharia do Palmeiras na temporada

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Santo André, durante partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no estádio Bruno José Daniel.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao lado de Raphael Veiga, Flaco López soma 4 gols em 2024

Flaco López foi às redes mais uma vez e chegou a quatro gols na temporada. O argentino, que alcançou a titularidade da equipe, assumiu a artilharia na temporada, empatado com Raphael Veiga.

Na noite desta segunda-feira, diante do Santo André, o camisa 42 aproveitou cruzamento de Caio Paulista, se esticou todo e mandou a bola para o fundo das redes, no início da segunda etapa. Foi o quarto gol nos últimos cinco jogos do centroavante.

“Estou muito bem, trabalhando muito para sempre ajudar o time. Estou sempre preparado”, disse o jogador, que recebeu o prêmio de melhor jogador da partida pela Federação Paulista de Futebol.

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Santo André, durante partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no estádio Bruno José Daniel.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Apesar do gol, Flaco deixou o campo lamentando. Isto porque o Palmeiras cedeu o empate nos últimos minutos ao time do ABC Paulista, que tinha a pior campanha do estadual.

“Saímos do jogo com um sabor amargo, merecíamos mais do que empate. Mas o futebol ganha quem faz mais gols. O goleiro deles foi muito bem. Temos que melhorar a eficácia, mas é tudo aprendizagem para o próximo jogo”, concluiu.

Com Flaco, o Palmeiras volta a campo na quinta-feira para enfrentar o São Bernardo, novamente fora de casa. A bola rola a partir das 19h30.

Relembre os gols de Flaco López em 2024:

Artilheiro! Raphael Veiga é o meia com mais gols do mundo desde 2020

Raphael Veiga em jogo do Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fundamental para o Palmeiras de Abel Ferreira, Raphael Veiga já soma quatro gols em três jogos em 2024

Não tem um meia no mundo que, desde 2020, marcou mais gols que Raphael Veiga. O camisa 23, peça fundamental nas conquistas recentes do Verdão, balançou as redes 79 vezes no período e superou nomes como Bruno Fernandes (73), do Manchester United, e Anderson Talisca (71), do Al Nassr.

Somente em 2024, o meia tem mais gols do que jogos. Ele marcou quatro, nas três partidas que o Verdão disputou. Contra o Novorizontino, fez de cabeça; diante da Inter de Limeira, converteu um pênalti e acertou um cruzamento direto no gol; no último duelo, contra o Santos, aproveitou a bola que sobrou na entrada da área.

Nos últimos anos, Veiga figurou entre os principais artilheiros do Palmeiras. Ele ficou em segundo em 2020 e 2022, e liderou o ranking nas temporadas de 2021 e 2023.

  • 2020: 18 gols em 53 jogos
  • 2021: 20 gols em 54 jogos
  • 2022: 19 gols em 48 jogos
  • 2023: 18 gols em 60 jogos
  • 2024: 4 gols em 3 jogos

Além de ser artilheiro, Raphael Veiga se destaca também pelos gols em momentos decisivos. Ele é o principal goleador da História do Verdão em finais, com 11 bolas na rede.

Com Raphael Veiga líder, confira os meias com mais gols no mundo desde 2020:

Raphael Veiga tem início de ano avassalador e aumenta números em clássicos; confira

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Dos 6 gols anotados pelo Palmeiras na temporada, 4 são de Raphael Veiga

Raphael Veiga começou 2024 com tudo! Diante do Santos, na noite deste domingo, o meia foi às redes mais uma vez e ajudou o Palmeiras a vencer o clássico por 2 a 1Flaco López marcou o outro tento palmeirense.

O camisa 23 chegou a quatro gols marcados em três jogos na temporada e se consolidou como o principal goleador do estadual.

“A gente tem crescido nos últimos jogos. Estou muito feliz, comecei muito bem, fazendo gols e ajudando o time. Também tenho muito a melhorar, principalmente na parte física. Estamos no caminho certo. Importante ganhar para aumentar a confiança. Estamos evoluindo e espero que a gente faça mais bons jogos daqui pra frente”, disse o meia, que pelo terceiro jogo consecutivo foi considerado o Craque da Partida pela Federação Paulista de Futebol.

Jogador com mais gols em finais na História do Palmeiras, Veiga também é decisivo em clássicos. Com o gol frente ao Santos, ele chegou a 15 bolas na rede em duelos contra os rivais paulistas: cinco diante de cada rival. Ele é o líder do século no critério, seguido por Dudu, que soma 12.

Números de Raphael Veiga no Campeonato Paulista: