Abel diz que empate com Flamengo foi injusto e critica arbitragem: “Não confio nas linhas do VAR”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2024, no Maracanã.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após 1 a 1 no Maracanã, Abel desabafou sobre arbitragem no Brasil e contestou decisões de Wilton Pereira Sampaio

“Triste” e de “saco cheio”. Assim saiu Abel Ferreira do Maracanã, após o empate em 1 a 1 do Palmeiras com o Flamengo. O treinador gostou e elogiou a postura dos jogadores no Rio de Janeiro, mas ficou triste pelo resultado final: “Sensação de dois pontos perdidos”, disse.

“Entramos bem no jogo, tivemos uma segunda parte muito boa. A primeira ou segunda que o Flamengo chegou na área fez o gol. Também acho que temos uma má sorte, mas uma equipe que não vira a cara, lutou e buscou justamente o gol. Mas o bandeira tem muita vontade de levantar a bandeira contra o Palmeiras, é notório”, declarou.

“Acho que hoje fizemos uma belíssima partida. Pelo que criamos, merecíamos ter ganhado. É injusto o resultado aqui, estou triste, fomos melhores. Fatores que influenciaram no jogo, erros claros da arbitragem. Fizemos um gol que foi anulado, pequeno detalhe. Estamos em uma reformulação de elenco, em um período difícil de lesões no ano. Mas o trabalho está aí e vamos em frente. Jogar com coragem, caráter e procurar ser mais efetivo. Foi o 15º gol anulado neste ano e, como te disse, tem muita coisa para melhorar”, complementou.

De “saco cheio” está Abel Ferreira com a arbitragem brasileira. O treinador reclamou da não expulsão de Pulgar, que acertou o rosto de Richard Ríos com a mão, e disparou contra o VAR: “Eu não acredito e nem confio nas linhas do VAR e nem na TV”, falou o comandante, que pediu profissionalização dos árbitros e melhoria da tecnologia.

“Não consigo entender como o jogador do Botafogo é expulso na Copa do Brasil e hoje o do Flamengo não é expulso. Há uma falta de coragem. Onde está o critério dos lances? Não consigo entender. A arbitragem brasileira atravessa um momento de crise grave. Tem que seguir as regras. Meu copo d’água já transbordou, estou de saco cheio”, disse.

“No Allianz Parque apitam de forma tranquila, até sacanagem conseguem fazer com o Palmeiras. Conseguem mostrar um gesto meu inconsciente, mas não mostram uma mão dentro da nossa área [de Fabrício Bruno, no jogo da Copa do Brasil]. É uma sacanagem o que fizeram comigo. Será que é o Maracanã que condiciona? O público? Não sei, acho grave. Foi um lance claro de expulsão. São erros graves que condicionam o presente e o futuro”, continuou.

“Enquanto não comprarem aparelhos novos, não acredito nas linhas. Os aparelhos de hoje são arcaicos. As linhas são arcaicas, e a CBF precisa investir para que realmente a verdade apareça. Queremos verdade desportiva. Há dois anos o VAR resetou e ninguém sabe dizer como”, concluiu.

Nos últimos três jogos, o Palmeiras marcou sete gols, sendo todos eles invalidados por impedimento – três foram corrigidos pelo VAR: Rony, contra Internacional; Vitor Reis contra o Flamengo; e Luighi, contra o Flamengo pelo Brasileirão.

Com o empate, o Verdão chegou aos 38 pontos no Campeonato Brasileiro. A equipe agora ‘vira a chavinha’ para a Libertadores. Na quarta-feira, enfrenta o Botafogo no primeiro jogo das oitavas de final, no Rio de Janeiro.

Confira outras respostas de Abel Ferreira:

– Momento do Palmeiras

Eu sei que todo mundo quer que o Palmeiras entre em crise, são muitos anos vendendo jogadores, ganhando títulos, mais sócios Avanti. Isso incomoda muita gente, mas a gente não vai desfocar do nosso caminho.

– Exigência no Palmeiras

“Entendo que a exigência é grande, o Klopp teve oito anos no Liverpool e ganhou 10 títulos, o Simeone está no Atlético de Madrid há 11 anos e ganhou oito títulos. Nós estamos há 4 anos e ganhamos 11, mesmo assim é pouco. Todo mundo quer que a gente ganhe, já ganhamos esse ano. Já falei que não vamos ganhar sempre, continuaremos nosso trabalho e a dar nosso melhor, valorizar nossos jogadores e esses miúdos que entram muito bem”.

– Jogadores da base

“Não temos um plantel extenso, o que também é bom que fazemos um trabalho extraordinário com os moleques da base. Tem que valorizá-los, isso é evidente nos últimos anos, com Endrick, Luis Guilherme, Estêvão, Vitor Reis e Luighi agora. Sem dúvidas somos a equipe que mais promove e valoriza o trabalho de formação, sendo que somos obrigados a ganhar”.

Fluminense x Palmeiras: confira a equipe de arbitragem da partida

Fluminense 1x1 Palmeiras
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras enfrenta o Fluminense no Maracanã, às 21h30 de quarta-feira

Adversários em situações opostas na tabela do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Palmeiras se enfrentam na noite desta quarta-feira, em duelo válido pela 19ª rodada.

A partida, que acontecerá no estádio do Maracanã, terá como árbitro principal Wilton Pereira Sampaio, de 42 anos. O juiz, filiado à Federação Goiana de Futebol e presente no quadro da Fifa desde 2013, será auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR).

O responsável por comandar o VAR será Igor Junio Benevenuto de Oliveira, de Minas Gerais. Benevenuto coordenou a tecnologia em 18 jogos do Palmeiras na carreira (15 vitórias palmeirenses e três derrotas). A última vez foi no triunfo por 2 a 1 sobre o Criciúma.

Histórico de Wilton Pereira Sampaio em jogos do Palmeiras

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras e SPFC, durante partida válida pela quarta rodada do Brasileirão 2024, no Morumbis.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Dentre os árbitros que ainda estão em atividade nos principais jogos do futebol brasileiro, Wilton será o primeiro em mais partidas apitadas do Verdão – ele irá fazer seu jogo de número 46 do Palmeiras na carreira e superará Raphael Claus.

O aproveitamento do Verdão com ele no apito é de 56.3% (21 vitórias, 13 empates e 11 derrotas). O último jogo da equipe de Abel Ferreira que ele esteve presente foi o empate em 0 x 0 com o SPFC, no Morumbi, pelo Brasileirão. Clique aqui e confira todo o histórico.

SPFC x Palmeiras: confira a escala da arbitragem para o Choque-Rei

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após grande virada na Libertadores, o Palmeiras busca a vitória no Campeonato Brasileiro

Vindo de uma histórica virada na Libertadores, sobre o Independiente del Valle, o Palmeiras redireciona o foco para o Campeonato Brasileiro e busca retomar o caminho das vitórias, após um revés e um empate nos últimos dois jogos.

Na segunda-feira (29), o Verdão enfrentará o SPFC, no Morumbi, às 20h. Para o Choque-Rei, a CBF definiu Wilton Pereira Sampaio como árbitro principal. O experiente juiz, que chegou a fazer parte da última Copa do Mundo, terá Bruno Raphael Pires e Luanderson Lima dos Santos como assistentes.

O VAR ficará a cargo de Wagner Reway. Ele também esteve à frente da tecnologia no duelo entre as equipes na Supercopa do Brasil, em fevereiro. Ao todo, o juiz do Espírito Santo já comandou a arbitragem de vídeo em 27 jogos do Palmeiras. Veja aqui o retrospecto.

Jogos do Palmeiras apitados por Wilton Pereira Sampaio:

Wilton Pereira Sampaio apitará um jogo do Palmeiras pela 45ª vez na carreira. Ao lado de Raphael Claus, ele será o árbitro com mais partidas apitadas do Verdão entre os juízes que ainda estão na ativa na Série A.

O aproveitamento do Palmeiras com ele no comando da partida é de 56.8%: 21 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Ele ainda não apitou um jogo do clube em 2024. Relembre aqui todos os jogos.

Wilton Pereira Sampaio apita Palmeiras x Flamengo, pela Supercopa do Brasil

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela trigésima quinta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Árbitro que esteve na última Copa do Mundo, Wilton Pereira Sampaio fará seu 39º jogo do Palmeiras na carreira

Após a definição do local de disputa da Supercopa do Brasil, entre Palmeiras x Flamengo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a equipe de arbitragem que comandará a partida. O juiz principal será Wilton Pereira Sampaio, que esteve na última Copa do Mundo.

O goiano de 41 anos de idade será auxiliado por Bruno Boschilia (assistente 1) e Bruno Raphael Pires (assistente 2), que também representaram o Brasil no Catar. O quarto árbitro será Sávio Pereira Sampaio, irmão de Wilton; enquanto Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina, será o responsável pelo VAR.

A CBF anunciou nesta terça-feira, ainda, que os lances revisados pela arbitragem de vídeo serão exibidos em tempo real nos dois telões do estádio Mané Garrincha. A entidade usará a Supercopa do Brasil como teste para convencer a Fifa a liberar a transmissão das imagens em todos os campeonatos organizados por ela.

Histórico de Wilton Pereira Sampaio em jogos do Palmeiras

Pertencente ao quadro de árbitros da Fifa desde 2023, Wilton apitará um jogo do Palmeiras pela 39ª vez na carreira, como juiz principal. Ao todo, o aproveitamento do Verdão com ele no apito é de 52,6% – 16 vitórias palmeirenses, 12 empates e 10 derrotas. Além disso, o goiano comandou o VAR em um jogo do clube uma vez.

Clique aqui e veja o histórico do juiz em jogos do Palmeiras na carreira.

Palmeiras e Flamengo se enfrentam no dia 28, às 16h30, no estádio Mané Garrincha. Até esse confronto, o Verdão jogará mais três vezes pelo Paulistão: Botafogo-SP (19/1), SPFC (22/1) e Ituano (25/1).

Palmeiras x Santos: Wilton Pereira Sampaio apita o clássico

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela décima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Castelão.
Cesar Greco

Árbitro que estará na Copa do Mundo, Wilton Pereira Sampaio apitará 3º jogo do Palmeiras no Campeonato Brasileiro

Na manhã desta sexta-feira, a CBF divulgou a equipe de arbitragem que comandará o clássico entre Palmeiras x Santos, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece na noite de domingo, no Allianz Parque.

Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, foi o escolhido para ser o juiz principal do confronto. Filiado à Federação Goiana de Futebol, Sampaio terá como assistentes Bruno Boschilia (auxiliar 1) e Victor Hugo Imazu dos Santos (auxiliar 2), ambos do Paraná.

O juiz apitou três jogos do Palmeiras no Brasileiro de 2022 e todos terminaram empatados em 0 a 0; os duelos foram diante do Flamengo (Maracanã), Atlético-MG (Allianz Parque) e Fortaleza (Castelão).

Na cabine do VAR, a responsabilidade ficará a cargo de Daiane Caroline Muniz dos Santos, paulista de 34 anos. A árbitra comandou a tecnologia em uma partida do Verdão no campeonato – contra o Red Bull Bragantino, na vitória palmeirense por 2 a 0, no Allianz Parque.

Retrospecto de Wilton Pereira Sampaio em jogos do Palmeiras

O experiente árbitro, que será um dos representantes do Brasil na Copa do Mundo do Catar, tem 35 jogos apitados do Palmeiras em sua carreira, sendo que o retrospecto do Verdão com ele como juiz principal é de 48,6%: 13 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.

O Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro após 26 rodadas, com 54 pontos, oito a mais que o segundo colocado, o Internacional. O Verdão encara o Santos neste domingo e depois só volta a entrar em campo no dia 28 (quarta-feira), diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte.