Wilton Pereira Sampaio apita Palmeiras x Flamengo, pela Supercopa do Brasil

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela trigésima quinta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Árbitro que esteve na última Copa do Mundo, Wilton Pereira Sampaio fará seu 39º jogo do Palmeiras na carreira

Após a definição do local de disputa da Supercopa do Brasil, entre Palmeiras x Flamengo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a equipe de arbitragem que comandará a partida. O juiz principal será Wilton Pereira Sampaio, que esteve na última Copa do Mundo.

O goiano de 41 anos de idade será auxiliado por Bruno Boschilia (assistente 1) e Bruno Raphael Pires (assistente 2), que também representaram o Brasil no Catar. O quarto árbitro será Sávio Pereira Sampaio, irmão de Wilton; enquanto Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina, será o responsável pelo VAR.

A CBF anunciou nesta terça-feira, ainda, que os lances revisados pela arbitragem de vídeo serão exibidos em tempo real nos dois telões do estádio Mané Garrincha. A entidade usará a Supercopa do Brasil como teste para convencer a Fifa a liberar a transmissão das imagens em todos os campeonatos organizados por ela.

Histórico de Wilton Pereira Sampaio em jogos do Palmeiras

Pertencente ao quadro de árbitros da Fifa desde 2023, Wilton apitará um jogo do Palmeiras pela 39ª vez na carreira, como juiz principal. Ao todo, o aproveitamento do Verdão com ele no apito é de 52,6% – 16 vitórias palmeirenses, 12 empates e 10 derrotas. Além disso, o goiano comandou o VAR em um jogo do clube uma vez.

Clique aqui e veja o histórico do juiz em jogos do Palmeiras na carreira.

Palmeiras e Flamengo se enfrentam no dia 28, às 16h30, no estádio Mané Garrincha. Até esse confronto, o Verdão jogará mais três vezes pelo Paulistão: Botafogo-SP (19/1), SPFC (22/1) e Ituano (25/1).

Palmeiras x Santos: Wilton Pereira Sampaio apita o clássico

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela décima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Castelão.
Cesar Greco

Árbitro que estará na Copa do Mundo, Wilton Pereira Sampaio apitará 3º jogo do Palmeiras no Campeonato Brasileiro

Na manhã desta sexta-feira, a CBF divulgou a equipe de arbitragem que comandará o clássico entre Palmeiras x Santos, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece na noite de domingo, no Allianz Parque.

Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, foi o escolhido para ser o juiz principal do confronto. Filiado à Federação Goiana de Futebol, Sampaio terá como assistentes Bruno Boschilia (auxiliar 1) e Victor Hugo Imazu dos Santos (auxiliar 2), ambos do Paraná.

O juiz apitou três jogos do Palmeiras no Brasileiro de 2022 e todos terminaram empatados em 0 a 0; os duelos foram diante do Flamengo (Maracanã), Atlético-MG (Allianz Parque) e Fortaleza (Castelão).

Na cabine do VAR, a responsabilidade ficará a cargo de Daiane Caroline Muniz dos Santos, paulista de 34 anos. A árbitra comandou a tecnologia em uma partida do Verdão no campeonato – contra o Red Bull Bragantino, na vitória palmeirense por 2 a 0, no Allianz Parque.

Retrospecto de Wilton Pereira Sampaio em jogos do Palmeiras

O experiente árbitro, que será um dos representantes do Brasil na Copa do Mundo do Catar, tem 35 jogos apitados do Palmeiras em sua carreira, sendo que o retrospecto do Verdão com ele como juiz principal é de 48,6%: 13 vitórias, 12 empates e 10 derrotas.

O Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro após 26 rodadas, com 54 pontos, oito a mais que o segundo colocado, o Internacional. O Verdão encara o Santos neste domingo e depois só volta a entrar em campo no dia 28 (quarta-feira), diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte.

Abel vê resultado de empate como injusto e critica arbitragem: “Sinto-me perseguido”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Abel não concordou com o cartão amarelo que levou e mostrou muita irritação com a atuação de Wilton Pereira Sampaio

O técnico Abel Ferreira não gostou nem um pouco da arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, no empate em 0 a 0 do Palmeiras com o Atlético-MG, que ocorreu no domingo, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Na entrevista coletiva após a partida, o treinador fez duras críticas ao juiz. Abel reclamou do cartão amarelo levado, da falta de critérios e afirmou se sentir perseguido pelos árbitros brasileiros.

“Eles [a equipe de arbitragem] fazem o melhor que sabem e o que podem. Fiquei nervoso porque ele deu um cartão amarelo a mim quando só falei que era falta, não disse mais nada. Ele veio com aquela arrogância toda pra cima de mim e deu o amarelo. E em seguida, o capitão deles [o Hulk] xingou o fiscal de linha e ele não teve coragem de dar ao menos o amarelo”, iniciou o treinador.

“É muito fácil me punir, começo achar realmente que estou sendo perseguido. Sinto-me perseguido pela arbitragem brasileira e especificamente por este senhor [Wilton Pereira Sampaio]. Não tenho nada contra ele. Hoje [domingo] senti intencionalidade nas suas ações. Não houve critério algum. Eu não quero que nos ajude, só quero que não nos prejudique. Ele não tem que ser protagonista. Se digo que tomei um amarelo com justiça contra o Juventude, hoje foi por prepotência e arrogância do árbitro”, complementou Abel, que também citou a não expulsão de Nacho Fernández.

“O [Rafael] ainda precisa ser avaliado. Mas ele só saiu porque levou uma pancada por trás do Nacho, algo que ele fez o jogo todo. E mesmo ele já tendo amarelo, o Wilton apenas manda seguir, não faz nada. Ainda por cima, o jogo só foi parado porque o nosso banco fez pressão”, concluiu.

Abel fala sobre o jogo

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Ao comentar sobre o desempenho do Palmeiras no duelo, Abel mostrou-se satisfeito e lamentou o resultado não ter sido positivo.

“Tenho um elenco que trabalha muito, criamos as melhores oportunidades. O primeiro tempo foi equilibrado, mas nós tivemos a melhor chance, com o Navarro. Infelizmente o Veiga sentiu, mas estamos aqui para arranjar soluções. Fomos competitivos, inteligentes e deveríamos ter vencido. Estou chateado que os três pontos não vieram, sinto que todos os jogadores fizeram o que podiam. Não fizemos cera, fomos em busca a todo momento do resultado, somos assim.  Na nossa conta deveria ter mais três pontos, independentemente dos jogadores que atuaram”, analisou o treinador, que completou elogiando os defensores.

“Preparamos o Luan com calma. Ele fez um jogo fantástico, assim como o Murilo, o Marcos Rocha, que foi intransponível, e o Piquerez, que é top. Seja quem começou jogando ou quem entrou no segundo tempo, todos foram muito bem”, finalizou.

O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileirão com 16 pontos, dois a menos que o líder. O time volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Botafogo, no Allianz Parque, às 19h.

CBF escala Wilton Pereira Sampaio para confronto entre Palmeiras x Atlético-MG

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2022, no Maracanã.
Cesar Greco

Último jogo de Wilton Pereira Sampaio à frente do apito em um jogo do Palmeiras foi o duelo frente ao Flamengo, no Maracanã

Em jogo que vale a liderança do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam às 16h deste domingo, no Allianz Parque, pela 9ª rodada. As duas equipes contabilizam 15 pontos, mas o Verdão está em primeiro lugar por conta do saldo de gols.

O árbitro deste confronto foi definido na noite de ontem pela CBF. O escalado foi Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, que estará presente na Copa do Mundo do Catar no final do ano. O juiz já apitou sete partidas da atual edição do Brasileirão e aplicou um total de 38 cartões amarelos.

Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia serão seus assistentes, assim como Ilbert Estevam da Silva, o quarto árbitro. O comandante do VAR será Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, que pertence ao quadro de arbitragem do Rio Grande do Norte.

Wilton Pereira Sampaio apitará seu 34º jogo do Palmeiras

Sampaio apitou uma partida do Verdão pela última vez no dia 20 de abril, no empate em 0 a 0 com o Flamengo, no Maracanã.

O aproveitamento do Palmeiras com Wilton Sampaio como árbitro principal, após 33 partidas, é de apenas 49,5% – são 13 vitórias, 10 empates e 10 derrotas.

Wilton Pereira Sampaio apita Palmeiras x Flamengo pela segunda vez seguida em Campeonatos Brasileiros

Wilton Pereira Sampaio no jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Goiano de 40 anos, Wilton Pereira Sampaio dirigiu o último duelo entre as equipes na competição nacional, em setembro do ano passado

O Palmeiras entra em campo na noite desta quarta-feira para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, em jogo adiantado da quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Para o duelo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) designou Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, como árbitro principal. Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires serão os seus assistentes. Os três fazem parte do quadro de arbitragem da Federação Goiana de Futebol.

É a segunda vez seguida em que o juiz é escalado para apitar um confronto entre Palmeiras e Flamengo, pelo Brasileirão. O anterior ocorreu em setembro do ano passado, no Allianz Parque, no revés palmeirense por 3 a 1 – seu assistente, Fabrício Vilarinho, também estava presente naquela partida.

O quarto árbitro será o carioca Felipe da Silva Gonçalves Paludo; enquanto o responsável pela arbitragem de vídeo (VAR) ficará a cargo de Rafael Traci, de Santa Catarina.

Palmeiras tem 50% de aproveitamento com Wilton Pereira Sampaio no apito

Integrante do quadro de arbitragem da Fifa desde 2013, Wilton Pereira Sampaio apitará seu 33º jogo do Palmeiras. O aproveitamento de pontos do clube com ele no apito é de apenas 50%: são 13 vitórias, nove empates e 10 derrotas. Clique aqui e confira todo o histórico do juiz em jogos do Verdão.

Após perder para o Ceará, no Allianz Parque, e empatar com o Goiás, fora de casa, o Verdão buscará diante dos cariocas a primeira vitória no Brasileirão. Nos últimos dois confrontos, o técnico Abel Ferreira reclamou bastante da arbitragem nas entrevistas coletivas.