0
X
0

Palmeiras 0x0 Atlético-MG
Cesar Greco

Palmeiras e Atlético empataram sem gols no Allianz Parque lotado e se mantiveram no pelotão de elite do Brasileirão.  Os jogadores fizeram uma partida de bom nível, mas a carga emocional do jogo fez com que a disputa tivesse mais garra do que técnica.

O empate não foi de todo mau, já que o Flamengo acabou perdendo em casa para o Fortaleza. Mas quem agradeceu mesmo pelo resultado foi o SCCP, que abriu dois pontos na tabela.

O empate entre Palmeiras e Atlético agradou mais, claro, ao visitante. A proposta do time de Antonio Mohamed foi de não perder – tanto que estavam fazendo cera nos minutos finais. Mas no geral a partida foi bem disputada pelas duas equipes, e poderia ter sido melhor ainda não fosse a péssima arbitragem de Wilton Pereira Sampaio.

Segundo a CBF, esse árbitro é o que temos de melhor – por isso, vai até apitar Copa do Mundo. Isso mostra o quanto o quadro de juízes da CBF precisa urgentemente ser revisto e a formação de árbitros, repensada. Wilton usou um critério particular para a marcação de faltas – algo de que o Atlético se aproveitou bem, batendo bastante nos primeiros minutos, travando nossa criação.

O Palmeiras demorou um pouco mais para fazer a leitura desse critério, e quando começou a endurecer nas divididas já estávamos no meio do primeiro tempo – um tempo precioso desperdiçado.

Os dois times forçaram seus ataques mais pelo lado direito – o Palmeiras com Dudu e o Atlético com Ademir. Mas o Verdão obviamente sentiu a saída de Raphael Veiga aos 14 minutos, após uma fisgada no posterior da coxa direita. A entrada de Rafael Navarro empurrou Rony para a ponta esquerda.

Scarpa se esforçou para fazer a função de Veiga; caiu bastante pelo lado direito a fim de proporcionar triangulações com Menino e Dudu. Não que os camisas 14 e 25 tenham jogado mal, mas convenhamos: Danilo e Veiga conseguem fazer essa dinâmica bem melhor, e exatamente por isso são os titulares.

Outro que não é exatamente titular é Rafael Navarro, que decepcionou ao desperdiçar a maior chance do jogo, livre, só com Everson pela frente. Até o Deyverson faria o gol que o camisa 29 desperdiçou e que forçaria o Atlético a se abrir mais no segundo tempo.

O Verdão voltou com o lado esquerdo da defesa mais bem composto para o segundo tempo; Ademir teve mais dificuldades para infiltrar nas costas de Piquerez e o Atlético praticamente só finalizou em chutes despretensiosos de fora da área.

Mas o Palmeiras não fez muito melhor. Mesmo com a tranquilidade de estar com a retaguarda bem protegida para evitar os contra-ataques, nosso time não conseguiu progredir com desenvoltura; não se via a naturalidade de outras partidas.

Para completar o cenário, nossos jogadores fizeram escolhas erradas em lances cruciais. Scarpa chegou a se chamar de “muito burro!” após finalizar no canto do goleiro de dentro da área, em vez de chutar cruzado, onde o espaço era maior. Rony poderia ter armado sua sonhada bicicleta num lance absolutamente propício, mas refugou. E o lance de Navarro no fim do primeiro tempo é o que melhor ilustra a má tarde de nossa linha ofensiva.

A sensação ao final do jogo foi a de ter visto uma disputa de alto nível, muito pegada, um tanto descontrolada, até – principalmente pela omissão da arbitragem. Mas a falta de inspiração dos ataques deixou uma impressão de obra inacabada.

Os dois times terão a chance de concluir os trabalhos no embate do segundo turno – e, possivelmente, na Libertadores e até na Copa do Brasil. Com o Flamengo ficando para trás, Palmeiras e Atlético parecem cada vez mais que polarizarão o futebol brasileiro nas disputas desta temporada. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Atlético

Everson
Mariano
Nathan Silva
Junior Alonso
Rubens
Allan
Jair
Sávio
Ademir
Nacho Fernández
Hulk
Eduardo Sasha
Otávio
Antonio Mohamed
TÉCNICO


Primeiro tempo

12'

Entrou Rafael Navarro no lugar de Raphael Veiga, que sentiu o posterior da coxa em sua primeira jogada.

17'
Atlético

Após falta ensaiada, a bola foi alçada na área do Palmeiras; a defesa cortou parcialmente e Eduardo Sasha tentou emendar a puxeta da marca do pênalti – a bola saiu à esquerda de Marcelo Lomba, que estava na bola.

19'
Palmeiras

Após escanteio batido da direita com Gustavo Scarpa, Luan escorou e Murilo ficou com a bola dentro da pequena área – ele tocou para dentro, mas a zaga aliviou na risca da pequena área, com o gol aberto.

26'
Atlético

Ademir fez a jogada de ponteiro e cruzou; Murilo cortou mal e deu no pé de Nacho, que teve tempo de enquadrar o corpo e bateu de chapa, visando o ângulo direito de Lomba, mas a bola saiu por pouco.

28'
Atlético

Mais uma vez Ademir fez a jogada pela direita, mas desta vez cortou para dentro e serviu Allan, que bateu da intermediária, para fácil defesa de Lomba.

34'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta sofrida por Rony da meia esquerda, por fora da barreira, mas errou o alvo.

43'
Palmeiras

A bola rodou da esquerda até a direita, achando Dudu aberto; veio a triangulação com Marcos Rocha e Gabriel Menino, que arriscou de canhota – a bola saiu com o efeito errado, à direita de Everson.

44'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita; Rony testou da risca da pequena área, por cima do gol.

47'
Palmeiras

Natan Silva saiu jogando errado; Dudu interceptou a bola na intermediária defensiva e achou Rafael Navarro completamente livre; o atacante invadiu a área e tocou na saída de Everson, mas errou o alvo – a bola saiu à direita do gol.

48'

Wilton Sampaio, que deixou o jogo correr – e disso se aproveitaram melhor os jogadores do Atlético – encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

4'
Palmeiras

Gustavo Scarpa recebeu de Marcos Rocha dentro da área, girou o corpo e bateu no canto esquerdo de Everson – a bola saiu por pouco. O próprio Scarpa achou que foi “muito burro” ao tomar essa decisão.

13'
Palmeiras

Gustavo Scarpa suspendeu falta da direita na cabeça de Murilo, que testou firme da entrada da área – Everson pegou sem dar rebote.

20'
Palmeiras

Boa troca de passes na direita entre Dudu, Menino e Scarpa, que cruzou no segundo pau; Rony matou no peito e emendou o sem-pulo, por cima do gol.

32'

Saíram Gabriel Menino e Rony para as entradas de Fabinho e Gabriel Veron.

35'
Palmeiras

Após roubada de bola, Gabriel Veron enfiou para Dudu, que recebeu dentro da área, ajeitou e bateu; Junior Alonso foi preciso no bote e cortou.

36'
Atlético

Jair enfiou ótima bola dentro da área para Ademir, que invadiu livre mas bateu muito mal, sem direção.

42'

Saíram Dudu e Zé Rafael para entradas de Breno Lopes e Pedro Bicalho.

49'
Atlético

Em contra-ataque fulminante, Ademir inverteu para a chegada de Nacho, que ficou frente a frente com Lomba – nosso goleiro fechou muito bem o ângulo e abafou o perigo.

49'

Wilton Sampaio encerrou o jogo com o resultado que queria: empate.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Marcelo Lomba
Trabalhou pra valer no lance final, quando precisou fechar o ângulo no contra-ataque do Atlético. No mais, encaixou firme bolas chutadas de longe.
6.5
Marcos Rocha
Gosta de jogo grande. Atuação completa, em todos os fundamentos.
8
Luan
Voltou em grande estilo, comandando a zaga na técnica e na milongagem.
8
Murilo
Hulk até tentou intimidá-lo, sem resultado. Sereno e sempre sério.
7
Piquerez
Demorou um pouco pra entrar no ritmo do jogo, aí deslanchou. Jorge vai ter que treinar muito.
7.5
Gabriel Menino
Os resquícios de Buenos Aires ainda machucam Nacho Fernández. Encarou o gringo com maturidade, sem cair na arapuca.
7.5
Fabinho
Foram 15 minutos em campo, com muita consciência e firmeza. Vai se firmando no grupo de cima.
7
Zé Rafael
Mais uma vez um dos melhores do time, tomando conta do setor.
7.5
Pedro Bicalho
s/n
Dudu
Esperávamos algum brilho, mas não é todo jogo que acontece.
7
Breno Lopes
s/n
Raphael Veiga
Tomara que não seja grave!
s/n
Rafael Navarro
Um lance tão grosseiro com a camisa 9 do Palmeiras (mesmo que seja a 29) destrói toda uma trajetória. Nos próximos jogos, vai precisar muito da ajuda dos companheiros - mas principalmente, ELE vai precisar se ajudar.
4
Gustavo Scarpa
Não se pode cobrar do Scarpa a mesma efetividade do Veiga nessa função. E ele não fica muito longe, mas claro, não é a mesma coisa - até porque, são estilos diferentes.
7.5
Rony
Como sempre, muita luta, mas pouco brilho. Tenta a bike, Rony!
7
Gabriel Veron
s/n
Abel Ferreira
Abel Ferreira
O time esteve bem armado na defesa, mas faltou uma solução ofensiva. Talvez tenha perdido o foco por causa do juiz, que o deixou muito pistola.
6.5




4 comentários em “05-06-2022 – Palmeiras 0x0 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro 2022

  1. Em campeonatos de pontos corridos, nosso estádio tem que ser uma fortaleza..

    Infelizmente, enquanto TODO time que vier aqui no Allianz picotar o jogo com faltinha e o juiz passar a mão na cabeça, essa perda de pontos bobos vai continuar acontecendo. Foi assim contra o Flu, foi assim hoje…

  2. Muita gente falando que “não pode perder o gol que o Navarro perdeu cara a cara”. De certa forma, perder até pode, pq futebol não é tão lógico assim. O que não pode de forma alguma é a displicência que ele teve na finalização.

Deixe uma resposta