CBF escala Wilton Pereira Sampaio para confronto entre Palmeiras x Atlético-MG

Wilton Pereira Sampaio em jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2022, no Maracanã.
Cesar Greco

Último jogo de Wilton Pereira Sampaio à frente do apito em um jogo do Palmeiras foi o duelo frente ao Flamengo, no Maracanã

Em jogo que vale a liderança do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam às 16h deste domingo, no Allianz Parque, pela 9ª rodada. As duas equipes contabilizam 15 pontos, mas o Verdão está em primeiro lugar por conta do saldo de gols.

O árbitro deste confronto foi definido na noite de ontem pela CBF. O escalado foi Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, que estará presente na Copa do Mundo do Catar no final do ano. O juiz já apitou sete partidas da atual edição do Brasileirão e aplicou um total de 38 cartões amarelos.

Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia serão seus assistentes, assim como Ilbert Estevam da Silva, o quarto árbitro. O comandante do VAR será Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, que pertence ao quadro de arbitragem do Rio Grande do Norte.

Wilton Pereira Sampaio apitará seu 34º jogo do Palmeiras

Sampaio apitou uma partida do Verdão pela última vez no dia 20 de abril, no empate em 0 a 0 com o Flamengo, no Maracanã.

O aproveitamento do Palmeiras com Wilton Sampaio como árbitro principal, após 33 partidas, é de apenas 49,5% – são 13 vitórias, 10 empates e 10 derrotas.

Luiz Flávio de Oliveira apita clássico entre Palmeiras x Santos

Luiz Flavio de Oliveira no jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela semi final do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Será a oitava vez na carreira em que Luiz Flávio de Oliveira comandará o apito em um duelo do Verdão contra o Santos

Depois de semanas atuando por competições diferentes, o Palmeiras inicia a partir deste domingo uma sequência de jogos apenas pelo Campeonato Brasileiro. Atual segundo colocado da competição, o Verdão busca embalar para alcançar o topo da tabela.

O primeiro jogo da série será contra o Santos, na Vila Belmiro. Para o duelo, a CBF designou como árbitro principal Luiz Flávio de Oliveira, de 44 anos. Será o primeiro jogo do juiz apitando um jogo do Verdão na edição atual do Brasileirão.

Marcelo Carvalho Van Gasse (assistente 1) e Daniel Luis Marques (assistente 2) serão seus auxiliares, assim como Lucas Canetto Bellote, que será o quarto árbitro. O VAR será de responsabilidade de Wagner Reway.

Luiz Flávio de Oliveira já apitou Palmeiras x Santos sete vezes

Árbitro Fifa desde 2015, Luiz Flávio apitará o clássico entre Palmeiras e Santos pela oitava vez na carreira. O primeiro foi em 2009, que terminou com goleada palmeirense por 4 a 1, no Palestra Itália; enquanto o último foi em maio do ano passado, pelo Paulistão, em que o Palmeiras também venceu: 3 a 2. Ao todo, o Verdão venceu quatro jogos, empatou um e perdeu dois confrontos.

No retrospecto geral, o juiz já esteve presente em 33 partidas do Palmeiras. Com ele no apito, o aproveitamento da equipe é de 68,7% (21 triunfos, cinco empates e sete reveses).

O duelo entre Palmeiras e Santos, válido pela oitava rodada do Brasileirão, está previsto para começar às 16h.

Pela 2ª vez seguida em Campeonatos Brasileiros, Marcelo de Lima Henrique apita partida entre Palmeiras e Juventude

Marcelo de Lima Henrique em jogo entre do Palmeiras contra a Juazeirense, durante partida válida pela fase um dezesseis avos da Copa do Brasil 2022, na Arena Barueri.
Cesar Greco

Marcelo de Lima Henrique esteve no empate em 1 a 1 entre Palmeiras x Juventude, em outubro do ano passado

Em busca de sua terceira vitória no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras entra em campo na noite deste sábado para enfrentar o Juventude, fora de casa, em jogo válido pela sétima rodada.

O duelo terá a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique, que apesar de ser carioca, é membro da Federação Cearense de Futebol. Pela segunda vez consecutiva, o juiz apitará um confronto entre Palmeiras e Juventude – o último jogo foi em outubro do ano passado, empate em 1 a 1 no Allianz Parque.

Assim como Marcelo Henrique, outro árbitro apitou uma partida do Palmeiras contra o mesmo adversário por duas vezes seguida no Brasileirão. O fato aconteceu com Wilton Pereira Sampaio, que comandou Palmeiras x Flamengo em setembro de 2021 e em abril deste ano.

O aproveitamento do Verdão com o juiz carioca é de 66,7% – são 19 vitórias, sete empates e seis derrotas, sendo o último confronto o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em que o Palmeiras venceu a Juazeirense por 2 a 1, na Arena Barueri.

Os assistentes de Marcelo de Lima Henrique

O árbitro, de 50 anos, terá Nailton Junior de Sousa Oliveira, também do Ceará, e Márcia Bezerra Lopes Caetano, de Rondônia, como assistentes. Anderson da Silveira Farias, filiado à Federação Gaúcha de Futebol, será o quarto árbitro.

O VAR será de responsabilidade do mineiro Emerson de Almeida Ferreira, de 43 anos – será a primeira vez que ele comandará a arbitragem de vídeo em um jogo do Palmeiras no ano.

Na tabela de classificação, o Palmeiras é o 9º colocado, com nove pontos ganhos; o Juventude, por sua vez, é o 17º, com seis.

Conmebol altera árbitro de Palmeiras x Emelec

Gamboa será árbitro de um jogo do Palmeiras pela 1ª vez.
Reprodução

Julio Bascuñan, árbitro escalado inicialmente, foi sustituido por Nicolás Gamboa

Depois de três semanas, o Palmeiras voltará a atuar pela Libertadores. Na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, a equipe recebe o Emelec-EQU, em partida válida pela quinta rodada da Fase de Grupos. Matematicamente classificado para as oitavas-de-final, o Verdão busca a vitória para ficar mais próximo de garantir a liderança da tabela geral da competição.

Originalmente, a Conmebol havia escalado o árbitro Julio Bascuñan para a partida. Contudo, na manhã desta terça-feira, a entidade anunciou a alteração do juiz principal, já que Bascuñan testou positivo para Covid-19. O substituto será Nicolás Gamboa, que inicialmente seria o quarto árbitro. Ambos são chilenos.

Os auxiliares de Gamboa serão Claudio Urrutia e José Retamal, além da quarta árbitra Maria Belen Carvajal. Vale ressaltar que na fase de grupos da Libertadores não há a presença do árbitro de vídeo.

Gamboa será árbitro de um jogo do Palmeiras pela 1ª vez

Aos 34 anos, Gamboa apitará um jogo do Palmeiras pela primeira vez. Na carreira, o chileno foi poucas vezes escalado para competições da Conmebol, como juiz principal: são três aparições na Libertadores e cinco na Copa Sul-Americana.

O duelo entre Palmeiras e Emelec está previsto para iniciar às 19h.

Árbitro argentino comandará primeiro jogo do Palmeiras na Libertadores de 2022

Dario Herrera em jogo do Palmeiras contra o Delfín-EQU, durante segunda partida válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores 2020, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Darío Herrera, de 37 anos, será o árbitro de Deportivo Táchira e Palmeiras, nesta quarta-feira

Em busca do tetracampeonato, o Palmeiras estreia na Libertadores 2022 na noite desta quarta-feira, contra o Deportivo Táchira. O jogo acontecerá em San Cristóbal, na Venezuela, às 21h (horário de Brasília).

No começo da semana, a Conmebol divulgou a equipe de arbitragem que comandará o duelo. O árbitro principal será Darío Herrera, argentino de 37 anos. Para auxiliá-lo, foram escalados seus conterrâneos Ezequiel Brailovsky e José Savorani.

Será a segunda partida do Verdão que Herrera apitará. Até então, o juiz atuou em uma única oportunidade: em dezembro de 2020, na goleada do Verdão por 5 a 0 sobre o Delfín, no confronto da volta das oitavas-de-final da Libertadores daquele ano.

Fase de Grupos da Libertadores não tem árbitro de vídeo

Assim como ocorreu nos anos anteriores, os jogos da Fase de Grupos da Libertadores não terão a presença do VAR. A tecnologia, implantada no futebol em 2018, só começará a ser utilizada a partir do mata-mata.

O Palmeiras está no Grupo A da Libertadores, ao lado do Deportivo Táchira, Emelec e Independiente Petrolero.