Campeonato Brasileiro 2022

O Campeonato Brasileiro 2022 foi disputado por 20 clubes entre abril e novembro, em 38 rodadas, no sistema de pontos corridos, com turno e returno. Foi um dos campeonatos mais consistentes disputados pelo Palmeiras, que venceu de forma incontestável e conquistou assim seu décimo-primeiro título brasileiro.

O trabalho de Abel Ferreira atingiu uma maturidade poucas vezes alcançada na história recente do clube. O grupo de jogadores atingiu uma consistência tática notável, com os sistemas defensivo e ofensivo incrivelmente equilibrados. O Palmeiras fechou o campeonato com 81 pontos ganhos, sendo derrotado apenas três vezes - uma delas com o campeonato já decidido, na última rodada.

A primeira derrota veio logo na estreia do campeonato, numa partida atípica, onde o Ceará conseguiu encaixar dois contra-ataques no Allianz Parque. Depois de empatar as duas partidas seguintes e flertar, acreditem, com a zona de rebaixamento, a campanha alviverde começou a engrenar na quarta rodada com uma vitória categórica num Derby disputado na Arena Barueri, com um clássico 3 a 0.

Daí em diante, o Palmeiras foi um rolo compressor. Com um desempenho extraordinário em todos os aspectos, o time escalou a tabela e chegou à liderança na oitava rodada; perdeu a ponta na rodada seguinte após um empate com o Galo no Mineirão, mas recuperou com uma goleada impiedosa sobre o Botafogo na décima rodada para não largar mais o topo da tabela até a conquista.

O Verdão teve o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Foi, de longe, o melhor visitante da disputa, sendo derrotado apenas na rodada derradeira, no Beira-Rio, com os jogadores já pensando nas férias. Ao final do primeiro turno, a diferença para o segundo colocado era de quatro pontos; chegou a nove na rodada 22 e oscilou entre 7 e 10 pontos durante todo o segundo turno, quando teve que lidar com a perda de Raphael Veiga, que se lesionou gravemente em partida pela Libertadores.

Gustavo Scarpa assumiu o protagonismo e foi o maior personagem da campanha. O Palmeiras sagrou-se campeão brasileiro numa tarde em que o Internacional acabou derrotado pelo América e o Verdão, já inalcançável, aplicou uma goleada no Fortaleza por 4 a 0 num Allianz Parque em festa.

A conquista foi marcada por grandes momentos. Além do já mencionado Derby do primeiro turno, este time do Palmeiras alçou o orgulho da torcida às nuvens em vários jogos. A goleada por 4 a 2 sobre o Atlético-GO registrou uma virada impressionante, com os quatro gols sendo marcados num intervalo de apenas sete minutos, criando uma atmosfera espetacular no Allianz Parque.

A virada sobre o SPFC, no Morumbi, com os dois gols sendo marcados após os 40 minutos do segundo tempo, também será lembrada por muito tempo, bem como o golaço de bicicleta de Rony no Maracanã, contra o Fluminense.

A reta final da conquista foi marcada pelo surgimento de Endrick, que aos 16 anos foi decisivo na conquista: após estrear na goleada de 4 a 0 contra o Coritiba, marcou seus primeiros gols contra o Athletico-PR, em duelo que tirou qualquer esperança do Inter, vice-líder à época, de alcançar o Palmeiras na tabela.

O Brasileirão de 2022, em seu formato de pontos corridos, coroou o grande time brasileiro da temporada. Mesmo constantemente prejudicado pelas terríveis arbitragens da CBF, o Verdão não foi removido do caminho do título, como aconteceu nas disputas da Libertadores e da Copa do Brasil de 2022, devido à enorme consistência do conjunto, que conquistou pontos em praticamente todos os jogos e impôs, mais uma vez, seu protagonismo sobre os rivais, seguindo à risca o lema proposto pelo técnico Abel Ferreira: "todos somos um!".

Lista e estatística dos jogadores

Lista de jogos