2
X
2

Red Bull Bragantino 2x2 Palmeiras

O Palmeiras empatou com o Red Bull Bragantino no estádio Marcelo Stefani por 2 a 2 e se manteve na ponta do Campeonato Brasileiro. A vantagem, no entanto, pode cair para cinco pontos caso o Flamengo vença seu jogo na rodada.

Com um time alternativo em campo, o Verdão teve dificuldades com o ritmo de jogo, com o adversário e com o forte vento na cidade de Bragança Paulista, que inutilizou as jogadas de bola parada. Mesmo assim, mostrou mais uma vez enorme capacidade de reação ao buscar o empate após estar perdendo por 2 a 0.

***

O duelo tático com o time treinado por Mauricio Barbieri foi marcado pela disputa do meio-campo. Nosso time teve problemas para se impor, com Danilo e Atuesta em intensidade menor que a necessária, e Bruno Tabata ainda visivelmente desentrosado – ainda mais para fazer a função de organizador principal.

Gustavo Scarpa, aberto pela direita, perdeu a função de cruzar bolas na área devido ao vento, que tornava impossíveis as jogadas aéreas – para os dois times, claro. As bolas longas, outro ponto forte de nosso time, também foram prejudicadas. Assim, restou a nosso time tentar as jogadas pelo chão, daí a importância de ganhar a disputa pelo meio de campo.

E tudo isso explica a vantagem construída pelo Bragantino no primeiro tempo, aproveitando a vantagem territorial. O primeiro gol, ironicamente de bola parada, saiu numa pancada de Artur que Aderlan desviou de casquinha e Luan Cândido aproveitou. E o segundo, numa jogada rápida após falta de Léo Ortiz sobre López, não marcada pela arbitragem e erro de Danilo na marcação. Artur foi muito feliz na conclusão.

O vento afetou as duas equipes, é claro, e acabou nos ajudando num momento crucial da partida, no último lance do primeiro tempo. O cruzamento de Vanderlan foi nitidamente desviado pela rajada e tirou a precisão de Cleiton na jogada. O efeito moral de diminuir a vantagem no fechamento do primeiro tempo foi brutal.

Com apenas um gol de desvantagem e já mais adaptado às condições do clima, o Palmeiras se impôs no segundo tempo e dominou a partida atrás da virada. As mexidas de Abel deixaram o time bem mais encorpado ofensivamente e o apoio de Luan, sempre excelente na construção, foi fundamental: o passe para Merentiel foi muito bom; o uruguaio leu bem o efeito do vento na bola longa, dominou na coxa do jeito que deu e emendou sem deixar a bola cair, marcando um golaço.

O Verdão tentou a virada e esteve perto de conseguir, principalmente em jogadas de Dudu. Teria sido um enorme prêmio ao esforço dos jogadores, mas o adversário soube se defender e segurou o resultado.

O empate não foi ruim, sobretudo porque o jogo foi fora de casa e estamos às portas de uma decisão pela Libertadores. Mas a sombra do Flamengo, que vem numa fase iluminada e vem cortando a diferença, está assustando a porção mais emocionada da torcida.

Numa análise mais fria, tudo parece sob controle. A pior parte da tabela já passou e a partir do próximo final de semana, teremos uma sequência mais tranquila para administrar a vantagem de cinco (ou sete, ou oito) pontos, que ainda é muito boa – só parece pequena porque já foi de nove. O foco do elenco estará totalmente no Brasileirão e as emoções tendem a abrandar.

Assim esperamos, porque Abel tem um plano. Tomara que ele esteja certo e mostre que a decisão de poupar os principais jogadores desta partida tenha sido acertada, conquistando a vaga para a final da Libertadores em Guayaquil e retomando o caminho das vitórias no Brasileirão. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Red Bull Bragantino

Cleiton
Aderlan
Léo Ortiz
Natan
Luan Cândido
Raul
Lucas Evangelista
Praxedes
Hyoran
Helinho
Eric Ramires
Sorriso
Artur
Andrés Hurtado
Alerrandro
Jadsom
Mauricio Barbieri
TÉCNICO


Primeiro tempo

8'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da esquerda rasteiro, na direção de Wesley na meia-lua; o camisa 11 emendou para o gol, pegou esquisito na bola mas mesmo assim exigiu uma boa defesa de Cleiton. Flaco López tentou desviar no meio do caminho mas não conseguiu; mesmo assim a arbitragem deu impedimento do argentino – que não existiu.

19'
Palmeiras

Wesley fez boa jogada em cima de Aderlan, bem próximo à bandeirinha de escanteio, e cruzou para Flaco López, que testou sem nenhuma força e facilitou para Cleiton.

24'
Red Bull Bragantino

Gol do Bragantino – Artur bateu falta da direita; Aderlan raspou no primeiro pau e Luan Cândido conferiu no segundo, abrindo o placar.

35'
Red Bull Bragantino

Gol do Bragantino – Léo Ortiz fez falta em Flaco López, a arbitragem não marcou e a bola foi esticada na direção de Alerrandro, que ganhou de Danilo e tocou para Artur, que progrediu e bateu forte de esquerda, no canto de Weverton.

38'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita; a zaga afastou e Bruno Tabata emendou de primeira da meia-lua, por cima do gol.

39'
Palmeiras

Bruno Tabata recebeu lateral em jogada rápida pela esquerda e cruzou; Flaco López tentou alcançar e tirou de Mayke, que chegava para conferir.

41'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita; Kuscevic testou no primeiro pau e a bola ia em direção ao canto direito, mas bateu em Danilo.

44'
Palmeiras

Mayke ajeitou de cabeça para Atuesta, que enquadrou o corpo e soltou uma bomba, que passou a um palmo da trave direita de Cleiton.

48'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Gustavo Scarpa bateu escanteio curto para Vanderlan, que levantou na área; Luan subiu para o cabeceio, a bola passou e Cleiton acabou socando a bola para dentro de seu gol.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.

14'
Red Bull Bragantino

Aderlan passou fácil por Wesley e cruzou por baixo para Artur, que emendou em direção ao canto direito com Weverton batido, mas Luan salvou; na sobra, Alerrandro estava cercado e tentou bater forte no Ângulo, mas errou o alvo.

15'

Entraram Dudu, Rony e Gabriel Menino nos lugares de Wesley, Flaco López e Atuesta.

22'

Zé Rafael e Merentiel entraram nos lugares de Bruno Tabata e Gustavo Scarpa.

26'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Luan apoiou e cruzou; Merentiel dominou na coxa e sem deixar cair fuzilou Cleiton, empatando o jogo.

39'
Red Bull Bragantino

Praxedes teve liberdade, conduziu e bateu forte; a bola bateu em Luan e sobrou para Jadsom, que isolou.

40'
Palmeiras

Rony fez jogada de ponta pela direita e cruzou; Merentiel puxou o zagueiro para o primeiro pau e Dudu fechou por dentro, saltando muito para testar por cima do gol, com muito perigo.

43'
Palmeiras

Luan roubou na intermediária ofensiva e a bola ficou com Dudu, que ajeitou o corpo e bateu forte, por cima do gol.

Raphael Claus, medíocre, terminou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez uma enorme defesa - num lance em que foi anotado impedimento. E só.
6.5
Mayke
Esta pedindo passagem entre os titulares, em sua melhor fase em mais de cinco anos de clube.
7.5
Luan
O melhor em campo. Zagueirou como um titular e participou de forma ativa nos lances dos dois gols do Palmeiras.
8.5
Kuscevic
Partida correta, mas com uma falha notável: deu condições de jogo para Luan Cândido no lance do gol.
6
Vanderlan
Fez um bom duelo com Artur, o que é sempre difícil. Cruzou por cima e saiu o gol. Boa!
6.5
Danilo
Sumido em campo, vai pedindo passagem para o banco de reservas. Momento de reciclar a mente.
5
Atuesta
Mais um pequeno passo em sua evolução ao futebol brasileiro. Mas bem pequeno mesmo.
6.5
Gabriel Menino
Nada extraordinário, mas mesmo assim mostrou vitalidade e muita vontade de estar em campo.
6.5
Gustavo Scarpa
Teve o jogo muito prejudicado pelo forte vento, já que era impossível ter precisão nos cruzamentos.
6
Zé Rafael
Com ele em campo, a meia-cancha sempre fica mais forte.
6.5
Bruno Tabata
Não estava pronto para jogar por dentro, organizando o time.
5.5
Merentiel
Una bestia! Entrou e fez um golaço, finalmente desbrochando.
7.5
Wesley
Está procurando responder às críticas pelo baixo desempenho com bastante esforço. Até bike tentou.
6
Dudu
Tanto pela esquerda quanto por dentro, foi o jogador mais perigoso do time. Pena que não temos onze Dudus no elenco.
7
Flaco López
Impossível ser forte no jogo aéreo com tamanha ventania. Mas ficou devendo por baixo também.
5.5
Rony
Jogando como ponteiro, achou alguns espaços para a criação pelo lado direito.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Administrou a vantagem de forma arriscada, poupando a maioria dos titulares - o que nos custou dois pontos. Mas ainda pode mostrar a todos que estava certo. E ele quase sempre está.
5.5




Um comentário em “03-09-2022 – Red Bull Bragantino 2×2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2022

  1. Empate foi bom, vitória seria mais justa ao meu ver mas ela virá contra o CAP na terça que é o que realmente importa agora.

Deixe uma resposta