4
X
0

Palmeiras 4x0 Botafogo
Cesar Greco

O Palmeiras venceu o Botafogo por 4 a 0 no Allianz Parque e assumiu a liderança isolada do Brasileirão. Jogando um grande futebol, sobretudo no primeiro tempo, o Verdão não deu chances ao time carioca, que ainda pode dar-se por satisfeito porque o placar poderia ter sido muito maior.

Com a vitória pelo expressivo placar, o Verdão passou também a ostentar as melhores marcas em todos os critérios da tabela: mais vitórias, menos derrotas, melhor ataque e melhor defesa.

O Palmeiras venceu com extrema autoridade, sendo dominante em todas as fases da partida. Sem a bola, foi firme, preenchendo o campo e não dando chances ao visitante de articular qualquer ataque e de testar nosso goleiro. E com ela, envolveu facilmente o sistema defensivo do Botafogo, seja em transições rápidas ou no jogo trabalhado.

O início foi avassalador – com 17 minutos, o Verdão já tinha feito dois gols, mandado uma boa na trave e teve outro gol anulado por milímetros. A perspectiva era de outra goleada histórica, como havia sido a partida contra o Independiente Petrolero, há algumas semanas.

O técnico Luis Castro, do Botafogo, alterou o posicionamento de seus jogadores, puxando Daniel Borges para a linha defensiva e liberando Saravia para o ataque, mas pouco adiantou. Com todo o time muito inspirado, o Palmeiras destruía as jogadas do adversário e construía as suas com uma facilidade que sugeria ser uma partida entre dois times de divisões bem diferentes.

Luan foi o destaque do sistema defensivo, muito firme mentalmente e com a técnica que todos conhecemos, tanto para os desarmes quanto para os toques em profundidade.

No meio, Zé Rafael foi o dono absoluto do setor, roubando bolas facilidade notável e dando sequência às jogadas com passes precisos e inteligentes.

Já o setor ofensivo passeou. Com Rony inspiradíssimo, nosso ataque massacrou o gol de Gatito Fernández – o entrosamento de Scarpa e Dudu pela direita se mostra cada vez mais evoluído. O apoio dos laterais também chamou atenção e a dupla ajudou a construção das jogadas com enorme competência.

O Botafogo não tinha muito o que fazer, a não ser lamentar ter sido justo contra eles uma partida tão inspirada do Palmeiras. Tem coisas que realmente só acontecem com o Botafogo.

Abel foi muito feliz na entrevista pós jogo ao tentar segurar a empolgação. Friamente, ainda falta 28 rodadas até o fim do campeonato – de fato, é muita coisa e sabemos das peças que o futebol prega.

Mas o nível de jogo que o Palmeiras vem apresentando, com tamanha consistência, mesmo com desfalques do quilate de Gustavo Gómez e Raphael Veiga, é assombroso. Mesmo a ala mais corneta da torcida nas redes sociais está com dificuldades de arrumar um problema. Este time será lembrado por décadas, e estamos tendo o privilégio de assisti-lo ao vivo. Desfrutemos! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Botafogo-RJ

Gatito Fernández
Saravia
Kanu
Victor Cuesta
Hugo
Luís Oyama
Del Piage
Tchê Tchê
Kayque
Victor Sá
Lucas Fernandes
Chay
Daniel Borges
Vinícius Lopes
Luis Castro
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
Palmeiras

Após roubada de bola de Zé Rafael, Rony diaparou pla esquerda, invadiu a área e tentou bater entre a trave e o goleiro, mas Gatito estava atento e desviou a escanteio.

4'
Palmeiras

Na batida de Gustavo Scarpa, Murilo testou; a bola desviou em Luan e entrou no canto esquerdo. Mas como Luan estava impedido, o VAR anulou corretamente o gol.

10'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Luan lançou aberto para Dudu, que acionou Gustavo Scarpa na área; o camisa 14 cruzou rasteiro para a chegada de Rony, que emendou um chute firme, no ângulo esquerdo de Gatito. Scarpa e Dudu, que não tocam a bola um para o outro segundo as feras do tuiter, se abraçaram para comemorar.

14'
Palmeiras

Em mais uma jogada que começou com roubada de bola de Zé Rafael, Veron acionou Scarpa, que rolou para Dudu dentro da área; o camisa 7 ajeitou e soltou o míssil, que carimbou a forquilha esquerda de Gatito e saiu. Até que a dupla Scarpa/Dudu não começou mal.

17'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Piquerez recebeu na esquerda e inverteu rápido no facão; a bola desviou em Saravia e passou por Rony, mas chegou em Gustavo Scarpa na direita; o camisa 14 fez que ia cruzar mas acabou chutando cruzado, enganando Gatito e ampliando o placar.

25'
Palmeiras

Piquerez roubou e lançou para a velocidade de Rony, que cruzou para a entrada de Dudu, que escorou de primeira; Gatito fez uma enorme defesa e a bola ainda bateu na trave esquerda antes de voltar para os braços do goleiro do Botafogo.

32'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Em outro escanteio da direita, Rony atacou a bola no primeiro pau e testou cruzado, fazendo o terceiro do Verdão.

41'
Palmeiras

Zé Rafael lançou Marcos Rocha, que tentou alçar par Rony no comando; Kanu rebateu e Gustavo Scarpa aparou no bico da área e emendou de direita – a bola passou assobiando ao lado do poste direito de Gatito.

48'

Sem observar nem metade do tempo desperdiçado, Anderson Daronco encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários.

4'
Palmeiras

Zé Rafael cruzou da esquerda; Rony puxou a marcação e Gustavo Scarpa apareceu para testar, mas fez o movimento todo errado e escorou para fora.

7'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu mais um escanteio da direita no primeiro pau; desta vez quem atacou a bola foi Zé Rafael, mas a bola saiu por muito pouco.

10'
Botafogo-RJ

Daniel Borges bateu falta de longa distância, com curva – Weverton, com calma, deu dois passos para o lado e deu o tapa para escanteio.

15'

Saíram Danilo e Gabriel Veron, para as entradas de Fabinho e Rafael Navarro.

17'

Gustavo Scarpa bateu falta no primeiro pau; Rony testou para fora.

17'
Palmeiras

Dudu esticou para Rafael Navarro, que foi ao fundo e cruzou para a chegada de Rony, que fechou bem na risca da pequena área – Gatito salvou.

19'
Palmeiras

Dudu lançou mais uma para Rafael Navarro, que desta vez arrancou em direção ao gol e tocou na saída de Gatito para empurrar para as redes – mas o bandeira assinalou corretamente mais um impedimento.

23'
Botafogo-RJ

Hugo suspendeu falta na área; Saravia chegou no segundo pau e escorou de baixo para cima – Weverton espalmou no reflexo e a bola foi no travessão.

31'

Saiu Rony; entrou Wesley.

35'

Entraram Atuesta e Breno Lopes nos lugares de Gustavo Scarpa e Dudu.

36'
Palmeiras

Marcos Rocha enfiou o pé embaixo da bola e deu um lindo chapéu em Hugo e cruzou no segundo pau; Wesley testou prensado e a bola foi a escanteio.

41'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Wesley trouxe a bola da ponta para o meio, entrou pelo bico da área, pedalou umas 830 vezes em cima de Daniel Borges e bateu de curva – a bola ainda beijou a trave e entrou, na última gaveta.

43'
Botafogo-RJ

Chay bateu cruzado do bico da área e a bola passou perto do rodapé direito de Weverton.

45'

A torcida começou a fazer a hola no Allianz Parque e Daronco decidiu encerrar a festa.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez uma grande defesa já na parte final do jogo. E a competência habitual na reposição de bola.
8.5
Marcos Rocha
Altíssimo nível em todos os fundamentos.
8
Luan
Está definitivamente de volta e parece não deixar dúvidas de quem deve ser o titular ao lado de Gómez.
8
Murilo
Se qualquer um dos titulares não puder jogar, temos um reserva que não deixa a peteca cair. Muito consistente.
8
Piquerez
A diferença de nível em relação ao que vinha entregando Jorge salta aos olhos.
8
Danilo
Obviamente não poderia fazer um jogo tão brilhante, mas deu muito mais solidez ao setor. Zé Rafael agradece.
7.5
Fabinho
O locutor do estádio e o placar ainda o chamam de “Fábio”, mas a torcida já o conhece muito bem, com atuações bastante sólidas e convincentes.
7
Zé Rafael
Não é à toa que o chamam de trem. É um motorzão, uma força brutal no meio-campo, que combina energia física com habilidade e inteligência. Absoluto.
8.5
Dudu
Nas jogadas individuais ou nos toques rápidos, envolveu a defesa do Botafogo com muita facilidade.
7.5
Breno Lopes
s/n
Gustavo Scarpa
Se ele detona um cubo mágico que tem seis cores, imaginem o Botafogo, que é preto e branco.
9
Atuesta
s/n
Gabriel Veron
Foi o menos inspirado da noite – mas mesmo assim teve muita utilidade na composição defensiva.
6.5
Rafael Navarro
Recuperou-se bem da má partida do final de semana, fazendo um gol (anulado) e participando bem das construções de ataque.
6.5
Rony
Teve traços de Romário, veloz, bem colocado e letal nas finalizações. Grande jogo.
9
Wesley
De contrato novo, fazia uma partida ok até receber a bola e ser tomado por uma inspiração que lhe levou a um dos gols mais bonitos do Allianz Parque – e não foram poucos.
8
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Seu trabalho agora é escolher quais armas vai usar a cada jogo – e eventualmente criar novas variações. Neste jogo, mostrou total domínio dos perigos que o Botafogo poderia oferecer e das fragilidades – e esmagou o time carioca.
8




Deixe uma resposta