1
X
1

Palmeiras x Flamengo

Palmeiras e Flamengo fizeram um excelente jogo de futebol e empataram em 1 a 1 no Allianz Parque. O resultado manteve a distância entre os dois times na casa dos 9 pontos, com 15 rodadas ainda pela frente. O vice-líder, agora, é o Fluminense, com 8 pontos de margem.

Mesmo com um time alternativo, o Flamengo conseguiu dificultar as coisas para o Palmeiras; encaixou um gol ainda no primeiro tempo e obrigou o Verdão a se desdobrar para empatar o jogo. Os momentos finais foram de emoção pura e o Palmeiras quase chegou à virada.

***

Com força máxima, o Palmeiras iniciou o jogo se impondo diante do Flamengo, que conseguia, diante da ótima qualidade de seu elenco, jogadas interessantes quando recuperava a posse de bola.

Com duas linhas próximas de sua área e bem compactado, o time de Dorival Júnior dificultou a vida de Raphael Veiga, que teve muitos problemas para achar espaços. Os laterais não apoiaram e coube a Zé Rafael tentar dar suporte entre as linhas, mas o camisa 8 não estava numa tarde feliz com a bola nos pés.

Mesmo guardando posição, Marcos Rocha não ofereceu muita resistência e Ayrton Lucas acertou um cruzamento preciso, na cabeça de Victor Hugo, que mandou no canto de Weverton. Não é exagero dizer que a bola era defensável – pelo menos para um goleiro da categoria de Weverton.

O gol sofrido enervou nossos jogadores, que por um momento perderam um pouco a concentração e a frieza características. Até recolocar a bola no chão e voltar a executar o plano, entramos na fase final do primeiro tempo e o time visitante, com o placar na mão, segurou nosso time.

Para o segundo tempo, Abel trocou Gustavo Scarpa de lado com Dudu; a largura do lado esquerdo passou a ser feita por Piquerez, liberado, e Scarpa passou a cair mais por dentro; Veiga, caindo pela direita, passou a ter mais opções e acabou ganhando espaço para jogar.

Assim, o Palmeiras criou várias chances para empatar – a igualdade até poderia ter saído mais cedo, mas Veiga estava um pouquinho impedido em lance de linda tabela com Dudu dentro da área – o gol saiu, mas não valeu.

Poucos minutos depois, um chutaço de canhota foi na bochecha da rede de Santos, após nova troca de passes com Dudu. O empate deflagrou as mudanças no Flamengo; Dorival Júnior rapidamente colocou em campo cinco titulares do meio para a frente.

Descansados, o quinteto tentou se impor, mas nossa linha defensiva, somada à atmosfera sempre vibrante de mais de 40 mil pessoas no Allianz Parque, segurou o time carioca, que só conseguiu uma boa chance nesta parte final do jogo, numa tabela de Pedro com De Arrascaeta.

O Verdão explorou o jogo aéreo com a entrada de López e David Luiz salvou o Flamengo de tomar a virada certa em pelo menos dois lances. Num deles, a bola ainda ficou com Wesley que por pouco não virou o jogo num chute de dentro da área, mas a bola bateu no muro branco.

No lance final, após escanteio, Piquerez pegou o rebote na meia-lua e disparou, ao lado da trave, em lance que Vidal cometeu pênalti claro em Gómez. Curiosamente, o VAR não enxergou a falta. E o jogo terminou com um empate que nenhum dos dois times lamentou.

O Palmeiras poderia achar o resultado ruim porque o Flamengo jogou dois terços do jogo com 8 reservas. O Flamengo, por sua vez, poderia reclamar do resultado porque saiu na frente e porque precisava diminuir a vantagem do Verdão na tabela.

Mas a forma como o empate foi construído pelas duas equipes deu a todos a sensação de que as missões foram todas cumpridas. O futebol jogado foi de altíssimo nível, técnica e taticamente, e os dois elencos mostraram por que são os dois maiores postulantes aos títulos que estão em jogo.

A Copa do Brasil parece estar destinada a ir para a Gávea. O Brasileirão está bem encaminhado para o Verdão. E os dois times têm tudo para disputar o tira-teima em Guayaquil, valendo nada menos que mais uma Libertadores. Pelo menos é a impressão que que todos os observadores de futebol têm, clubismo à parte. E os dois times, pelo belíssimo futebol que vêm jogando, merecem. Mas aqui, somos mais Verdão. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Flamengo

Santos
Matheusinho
Pablo
David Luiz
Ayrton Lucas
Thiago Maia
João Gomes
Arturo Vidal
Marinho
Pedro
Victor Hugo
Éverton Ribeiro
Éverton Cebolinha
Gabriel
Lázaro
De Arrascaeta
Dorival Júnior
TÉCNICO


Primeiro tempo

18'
Flamengo

Marinho bateu falta da direita; Lázaro testou no primeiro pau na direção de Weverton, que agarrou firme com facilidade.

20'
Palmeiras

Gustavo Scarpa recebeu de Marcos Rocha dentro da área, protegeu e bateu cruzado; ninguém apareceu na pequena área para escorar e a bola saiu pela lateral.

28'
Flamengo

Gol do Flamengo – Ayrton Lucas fez jogada de ponta pela esquerda e cruzou; Victor Hugo subiu sozinho na marca do pênalti e testou firme no canto esquerdo de Weverton.

30'
Flamengo

Marinho cobrou falta da direita; a bola rebateu duas vezes em nossa defesa e sobrou para Pablo, que testou por cima.

37'
Palmeiras

Gustavo Scarpa cruzou da direita; a zaga rebateu – Danilo entrou na área e tentou espetar a bola, que bateu no corpo de Thiago Maia; Zé Rafael pegou a sobra e finalizou; a bola desviou em Pablo e saiu em escanteio

47'
Flamengo

Matheusinho tabelou com João Gomes, recebeu na área e bateu forte, por cima do gol.

49'

Ramon Abatti Abel, com um critério duvidoso para marcar faltas, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários. Dudu e Scarpa trocaram de lado; Piquerez avançou e Scarpa passou a jogar mais por dentro.

5'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da esquerda; no primeiro pau – Zé Rafael sobrou livre na pequena área mas errou o gesto do cabeceio – se encostasse a testa na bola, seria gol.

6'
Flamengo

Ayrton Lucas estourou; Lázaro aproveitou o espaço no lado direito de nossa defesa e arrancou; cercado por Gustavo Gómez, ele entrou na área e tentou a finalização com pouco ângulo; Weverton fechou bem o espaço e fez importante defesa.

11'
Flamengo

Ayrton Lucas fez jogada individual, puxou da ponta para dentro e, já dentro da área, bateu de direita – Weverton catou firme e ligou o contra-ataque…

11'
Palmeiras

… no chutão buscando Rony; Pablo tentou recuar para Santos, errou o toque e deu na fogueira – Rony chegou a tocar em direção ao gol, mas Santos se recuperou e evitou o empate.

15'
Palmeiras

Após ótima trama entre Dudu e Raphael Veiga pelo lado direito, o Baixola pisou na bola ajeitando para Veiga, que fuzilou Santos – mas estava um pouco avançado na hora do último passe e o gol foi anulado pelo auxiliar.

21'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu recebeu de Raphael Veiga na esquerda, passou por Ayrton Lucas e devolveu para Veiga, que ajeitou e bateu de canhota de curva, no canto direito, sem chances para Santos

27'

Saíram Marcos Rocha e Danilo para as entradas de Mayke e Gabriel Menino.

29'

Saiu Rony e entrou Flaco López.

 

37'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da esquerda; Flaco López testou no primeiro pau, por cima do gol.

40'
Flamengo

De Arrascaeta tabelou com Pedro e bateu seco da meia-lua – a bola passou a dois palmos do rodapé direito de Weverton.

42'

Entraram Wesley e Bruno Tabata para as saídas de Dudu e Raphael Veiga.

45'
Palmeiras

Gabriel Menino abriu na esquerda para Gustavo Scarpa, que cruzou para Flaco López – quando o cabeceio parecia inevitável, David Luiz raspou de testa e tirou o pão da boca do argentino – a bola ainda sobrou para Wesley, que chutou forte, mas ela explodiu em Ayrton Lucas.

49'
Palmeiras

Após cobrança de escanteio da direita, Santos tirou de soco e a bola caiu no pé de Piquerez na meia-lua – o chute saiu firme, mas passou à esquerda de Santos. Na disputa dentro da área, Gustavo Gómez sofreu pênalti claro e indiscutível de Vidal, mas nem o juiz nem o VAR viram.

50'

O árbitro encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
O gol era algo defensável. Mas fez outras boas defesas e segue sempre esperto nas reposições rápidas.
6.5
Marcos Rocha
Levou o drible na jogada do gol. Não fez um bom jogo.
5.5
Mayke
Foi um ótimo reforço no setor. Começa a fazer uma sequência superior a Marcos Rocha.
6.5
Gustavo Gómez
No geral, mais uma grande partida, mas numa jogada específica foi batido por Lázaro e Weverton o salvou.
7
Murilo
Discreto e firme o tempo todo.
7
Piquerez
Muito eficiente nas mudanças de estratégia, sempre ligado nas movimentações táticas.
7
Danilo
Segue em busca de retomar seu melhor jogo. Razoável.
6.5
Gabriel Menino
Melhorou o setor com muito mais vitalidade.
7
Zé Rafael
Sem a bola, perfeito. Com a bola, tomou más decisões.
7
Gustavo Scarpa
Mais uma vez um dos jogadores mais perigosos do time. Fará muita falta.
7.5
Raphael Veiga
Muito marcado no primeiro tempo, achou espaço com a mudança tática promovida por Abel e brilhou.
8
Bruno Tabata
s/n
Dudu
Esteve em praticamente todas as jogadas ofensivas de perigo com a bola rolando.
8.5
Wesley
Manteve a ponta em atividade, incomodando.
6
Rony
Com a última linha do Flamengo próxima da área, não teve espaço para arrancadas e acabou perdendo nas disputas corpo a corpo com a zaga do adversário.
6.5
Flaco López
Sua entrada deu muita força no jogo aéreo; esteve bem perto de ir às redes.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Mexeu muito bem no time no intervalo, mesmo sem substituições; com as trocas o time se manteve forte e mais próximo da vitória.
8




Um comentário em “21-08-2022 – Palmeiras 1×1 Flamengo – Campeonato Brasileiro 2022

  1. Pena o gol tomado no primeiro tempo, foi crucial para o resultado. O enredo do jogo indicava que melhoraríamos no segundo tempo e fatalmente abriríamos o placar.

Deixe uma resposta