1
X
1
06/11/2022 - 16:00
Jogando sob um calor terrível, o Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, e sustentou a invencibilidade como visitante nesta edição do Brasileirão. O Verdão foi muito superior em toda a partida e a figura destacada do encontro foi o goleiro Walter, do Cuiabá.
Abel Ferreira aproveitou a partida com vários desfalques para ensaiar algumas situações para a próxima temporada, sobretudo, a ausência de Gustavo Scarpa. O time ficou um pouco abaixo do desejado, mas é sempre bom lembrar que Raphael Veiga segue de fora e Endrick foi poupado.
***
O Verdão entrou em campo olhando para a frente: Rony definitivamente deixou de ser centroavante e foi mais uma vez utilizado na ponta, como deve ser em 2023. Para o comando do ataque, Flaco López foi o escolhido, e o argentino começou tímido.
Mesmo assim o ritmo do Palmeiras no início do jogo foi forte, mas o Cuiabá conseguiu encaixar dois bons ataques, com méritos próprios. No segundo, contou com um pouco de sorte para chegar ao gol de abertura.
O time da casa veio para jogar “por uma bola”, e a conseguiu bem cedo. Assim, fechou a casinha, segurando os laterais e montando uma linha de cinco à frente do gol. E o Palmeiras então passou a martelar.
Surgiu a figura de Walter. Com defesas espetaculares, o goleiro do Cuiabá segurou nosso ataque por 75 minutos. É verdade que poderia ter feito melhor na falta cobrada por Gabriel Menino, quando acabou dando o rebote que Flaco López aproveitou de cabeça, mas foi um erro mínimo e desculpável em meio a uma sacola de milagres.
O maior destaque do Palmeiras foi Atuesta, que armou, desarmou, driblou, distribuiu e arrematou com muita competência. O colombiano vai mostrando que valeu a pena esperar por sua adaptação ao futebol brasileiro, para frustração das feras de redes sociais que já pediram sua cabeça e agora não querem voltar atrás. É uma boa aposta para o próximo ano, sobretudo se houver uma oferta satisfatória por Danilo, que vive novamente grande fase.
Flaco López fez uma partida típica de centroavante. Apesar de um início instável, ajudou na armação, deu bons toques, bons arremates e guardou um – exatamente o que se espera de quem “veste a 9” do Palmeiras. Segue em evolução e tem o aval do treinador.
É necessário pontuar que mesmo com toda a preparação mental proposta pela comissão técnica, é impossível aos jogadores manter a mesma pegada de quando o campeonato ainda estava aberto. A atmosfera do estádio é mais leve, nossa torcida já não carrega a mesma tensão e a energia para empurrar os jogadores não é a mesma. Os merecidos gritos de “é campeão!” naturalmente amolecem nosso time. É inevitável.
Mesmo assim, o Palmeiras arrancou o empate e quase virou. Manteve uma invencibilidade de 21 partidas no campeonato e chegou ao 18° jogo invicto fora de casa, restando apenas a partida no Beira-Rio para alcançar mais uma marca inédita: passar um Brasileirão inteiro sem perder fora de casa.
O Palmeiras de Abel Ferreira parece querer viver assim, quebrando marcas positivas. Esse time não apenas enche a torcida de orgulho, mas também inspira os times feminino e da base, que não param de levantar troféus. Assistir a jogos torcendo pelo Palmeiras, ultimamente, tem sido como ver filmes da Disney: pode ter drama, mistério ou comédia, mas sempre terá efeitos especiais e o final é sempre feliz. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Cuiabá
Primeiro tempo
Rony aproveitou bola roubada pela esquerda e bateu do bico da área, de curva – Walter fez a primeira defesa do jogo.
Gustavo Gómez rebateu com o peito; a bola foi em cima de Pepê que deu o tapa rápido para Deyverson, que entrou na área e tocou na saída de Weverton, que desviou com a ponta do dedo para escanteio.
Gol do Cuiabá – André Luís recebeu de Pepê, entrou na área, saiu de Danilo e cruzou forte; a bola desviou em Gustavo Gómez e entraria, mas Weverton salvou, mas no rebote Jonathan Cafú apenas empurrou para as redes.
Danilo apoiou pela direita, recebeu de Bruno Tabata, ajeitou o corpo e disparou um míssil – a bola teve a direção correta, mas subiu demais.
Jonathan Cafú cruzou da direita e Joaquim subiu sozinho na marca do pênalti para testar forte – Weverton defendeu com muito reflexo.
Bruno Tabata foi ao fundo na direita e cruzou rasteiro para a meia-lua, onde estava Flaco López, que bateu forte e rasteiro; Walter fez excelente defesa mas deu rebote; Rony pegou a sobra na pequena área e chutou em cima do goleiro, que ainda estava caído – era só ter batido para cima que a rede teria balançado.
Rony dominou na meia-lua, de costas pra o gol, fez o giro e chutou de direita; a bola saiu pelo alto, com algum perigo.
Após escanteio batido da esquerda por Bruno Tabata, a zaga cortou parcialmente; Atuesta aproveitou o rebote e emendou para o gol – a bola desviou na zaga e ficou amortecida para Walter.
Após escanteio da direita, Marlon testou cruzado para o chão e Alan Empereur não conseguiu aproveitar – o ex-palmeirense chegou a se chocar contra a trave direita.
Atuesta bateu falta frontal sofrida por Rony; Walter voou no canto direito alto e espalmou.
Atuesta recebeu na lateral da área, girou e nesse movimento levou dois marcadores, entrou na área e se empolgou – com pouco ângulo, tentou o chute rasteiro e Walter pegou sem muitos problemas.
Vanderlan cruzou por baixo; Flaco López errou o domínio mas Dudu aproveitou a bola viva e disparou de direita, sem direção.
Bráulio Machado encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.
Camilo recebeu livre de André Luiz, invadiu a área e bateu cruzado – Weverton saltou mas não chegou; a bola saiu por um cabelinho à esquerda do gol.
Bela triangulação entre Flaco López, Atuesta e Dudu, que bateu forte – Walter defendeu no reflexo, mandando a escanteio.
Atuesta iniciou a jogada pela direita e soltou para Dudu, que triangulou com Danilo, que devolveu para Atuesta – o colombiano enquadrou o corpo e soltou o foguete – Walter voou de mão trocada e desviou a bola, que ainda explodiu no travessão e bateu no chão; no rebote, López tentou o chute mas foi travado.
Atuesta recebeu de Bruno Tabata e disparou de dentro da área – Walter pegou mais uma.
Rony recebeu lindo lançamento por baixo de Marcos Rocha; escorregou, caiu de bunda, levantou e foi ao fundo para cruzar na medida para Flaco López, que dominou e finalizou bem, cruzado, por baixo – Walter operou mais um milagre e fez a defesa.
Vanderlan sentiu cãibras e deixou o campo para a entrada de Jorge. Danilo e Dudu saíram para as entradas de Gabriel Menino e Rafael Navarro.
Gabriel Menino atravessou a bola errado; Felipe Marques roubou e tocou em Deyverson, que arrancou em direção à área, invadiu e disparou; Weverton fez ótima defesa a escanteio.
Entrou Merentiel no lugar de Bruno Tabata.
GOL DO PALMEIRAS! – Gabriel Menino bateu falta na área; a bola picou no chão e Walter defendeu parcialmente – Flaco López estava bem colocado e testou para o fundo do gol.
Jorge correu muito para aproveitar passe forçado de López, cruzou e Rafael Navarro cabeceou no primeiro pau, para fora do gol.
Flaco López tocou de calcanhar para Rony na direita; o camisa 10 cruzou por baixo e Walter atacou a bola para evitar que Merentiel e Rafael Navarro escorassem para o gol.
Entrou Breno Lopes no lugar de Rony.
Bráulio Machado encerrou a partida.