3
X
0

Palmeiras x Goiás
Cesar Greco

O Palmeiras venceu o Goiás no Allianz Parque lotado e ampliou a distância que o separa do resto do pelotão no Brasileirão. A partida foi marcada pelos golaços de Mayke e Atuesta e pela recuperação de Raphael Veiga, que voltou a exibir muita confiança.

Além dos três pontos conseguidos sem muito esforço, o Palmeiras usou a partida para manter os titulares em atividade por metade do jogo, sem forçar. A famosa gestão de energia sempre mencionada por Abel Ferreira – apenas Weverton e Gustavo Gómez, dos prováveis titulares na Libertadores, jogaram o tempo completo.

E foi pensando na gestão de energia que o time foi montado para enfrentar o Goiás – e mesmo assim venceu sem levar grandes sustos. Com exceção de duas jogadas de bola aérea no início da partida, o visitante não assustou nossa linha defensiva, que atuou muito mais na construção das jogadas de ataque do que propriamente protegendo a meta de Weverton.

Gabriel Menino foi um dos destaques do jogo, com uma atuação completa, com e sem a bola – só foi superado pela vitalidade de Mayke, que abriu o placar com um golaço e tomou conta de todo o setor direito, atacando e defendendo com extrema qualidade.

Após o golaço de Mayke, com o Allianz Parque pulsando, o Goiás tomou aquela postura de quem só não quer levar pra casa um caminhão de gols. Contou com o apito de Jean Pierre, que deixou o jogo correr e liberou a pancadaria – dos dois lados. A diferença deste jogo para o do Mineirão foi que nossos jogadores, desta vez, devolveram as gentilezas e contiveram a carnificina.

Naturalmente o Verdão chegou ao segundo gol, num pênalti após cruzamento de Wesley que a regra manda marcar. Raphael Veiga bateu no meio do gol após o salto de Tadeu, afastou a nuvem negra e mostrou que aquele jogador que era pedido por todo o país na seleção da CBF pode, finalmente estar de volta.

Com três mudanças no segundo tempo, o time seguiu superior ao Goiás e poderia ter ampliado o placar com Wesley, que perdeu um gol feito de frente com Tadeu. Mas o bonito gol de Atuesta complementou a tarde em que os três marcadores, de uma forma ou outra, aumentaram a confiança e elevaram o nível do grupo.

O Palmeiras vai fazendo o Brasileirão, um campeonato tão espinhoso, ficar suave. A cada rodada vencida, os tropeços dos adversários nos fazem ficar com mais folga. Com, no máximo, quatro jogos de Libertadores ainda pela frente, o foco está bem ajustado e a inteligência da comissão técnica faz o resto, preservando a integridade física dos atletas com um planejamento perfeito.

A temporada se encaminha para as semanas finais e o Verdão segue forte nas duas frentes que restam, protagonizando mais uma temporada. Torcer pelo Palmeiras sempre é bom, mas poucas vezes nos deu tanto prazer. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

38.801

R$ 2.105.530,28

Jean Pierre Gonçalves Lima

Escalação

Goiás

Tadeu
Caetano
Hugo
Reynaldo
Lucas Halter
Dieguinho
Matheus Sales
Renato Júnior
Caio Vinicius
Luan Dias
Fellipe Bastos
Danilo Barcelos
Nicolas
Dadá Belmonte
Pedro Junqueira
Pedro Raúl
Jair Ventura
TÉCNICO


Primeiro tempo

11'
Palmeiras

Vanderlan recebeu de Gabriel Menino e cruzou por baixo; Wesley tentou escorar para o gol mas pegou mal na bola – mesmo assim, ela bateu no rosto de Raphael Veiga e Tadeu fez uma enorme defesa; a bola se ofereceu para Wesley no rebote mas o camisa 11 escorou por cima do travessão.

13'
Goiás

Danilo Barcelos suspendeu falta da direita; Caetano subiu no terceiro andar e testou no ângulo direito de Weverton, que deu um tapinha nela e mandou a escanteio – na cobrança da esquerda, Reynaldo conseguiu testar com força, livre – mas mandou por cima do travessão.

19'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Dudu partiu em velocidade pela esquerda; Gabriel Menino, Rafael NAvarro e Wesley se movimentaram para distrair a linha de três zagueiros do Goiás, e Dudu serviu Mayke, que disparou um míssil no ângulo direito de Tadeu.

31'
Palmeiras

Zé Rafael soltou na esquerda para Vanderlan, que cruzou por baixo; Raphael Veiga furou feio e a bola chegou na direita para Wesley, que chutou muito torto.

44'
Palmeiras

Wesley foi lançado por Dudu e cruzou; a bola bateu no braço de Caetano e foi para a entrada da área; Raphael Veiga pegou o rebote e chutou por cima do travessão. O VAR acionou o árbitro de campo, que marcou o pênalti.

49'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu o pênalti alto no meio do gOl e ampliou o placar para o Verdão.

52'

Jean Pierre Gonçalves Lima, que deixou o couro comer, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras fez três mexidas no intervalo: entraram Danilo, Gustavo Scarpa e Rony; saíram Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu.

3'
Palmeiras

Gustavo Scarpa meteu um cruzamento de três dedos na cabeça de Rafael Navarro, que testou forte para Tadeu, bem colocado, espalmar a escanteio.

8'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta do bico da área; Luan testou na marca do pênalti e a bola saiu triscando o rodapé direito de Tadeu.

11'
Goiás

Dieguinho acionou Pedro Raúl dentro da área; o artilheiro do campeonato caiu sozinho na disputa com Luan mas mesmo caído fez o pivô para Dieguinho, que chutou forte por cima do gol.

13'
Palmeiras

Rafael Navarro enfiou para Wesley na direita; o cruzamento veio por baixo e Reynaldo não deixou chegar em Rony, mas quase marcou contra – a bola saiu em escanteio.

16'

Saiu Rafael Navarro para dar lugar a Flaco López.

23'
Palmeiras

Danilo aproveitou o espaço por dentro, avançou com a bola e chutou de canhota, da meia-lua – Tadeu foi no canto direito e fez a defesa. Fellipe Bastos fez falta clara em Danilo no momento do chute.

25'
Goiás

Fellipe Bastos articulou por dentro e soltou para Caetano, que tocou para Renato Júnior, que bateu seco – a bola saiu a dois dedos da trave direita de Weverton.

26'
Palmeiras

Vanderlan lançou longo para Scarpa, por dentro; o camisa 14 virou o jogo rápido para a passagem de Wesley, que invadiu a área sem marcação e bateu forte na saída de Tadeu, mas errou o alvo.

30'
Palmeiras

Gabriel Menino abriu na direita para Gustavo Scarpa, que tentou enfiar para Wesley – a bola bateu em Caetano e se ofereceu para Flaco López – o argentino não perdeu tempo e bateu de primeira – houve desvio em Lucas Halter e a bola saiu em escanteio.

31'

Atuesta entrou no lugar de Gabriel Menino.

 

34'
Palmeiras

Wesley passou para a velocidade de Mayke, que cruzou na risca da pequena área, na cabeça de Flaco López, que escorou – Tadeu conseguiu voltar e não foi pego no contrapé.

37'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Danilo acionou Atuesta na meia esquerda; o camisa 20 ajeitou e disparou com precisão – a bola passou por dois marcadores e foi no ângulo direito de Tadeu, que ainda tocou na bola antes de entrar.

48'
Palmeiras

Wesley chutou de longe e Tadeu espalmou para o lado.

49'

Jean Pierre encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Depois de uma ótima defesa no início da partida, assistiu aos companheiros.
7
Mayke
Fez o golaço que abriu o placar e teve enorme consistência defensiva, mostrando muito equilíbrio.
8.5
Luan
Perdeu os primeiros duelos pelo alto, mas depois encontrou a distância certa e só ganhou.
7
Gustavo Gómez
Partida fácil, sem muito esforço.
7.5
Vanderlan
Com muita personalidade, segue conquistando seu espaço no elenco. Mais um jogo em que mostrou ser confiável.
7.5
Gabriel Menino
Quer jogar e está buscando o merecimento. Temos nosso meio-campista da base de volta.
8
Atuesta
O golaço deve servir para aumentar sua confiança e principalmente sua intensidade.
8
Zé Rafael
Parecia pensando mais no Atlético do que no Goiás. Ruim pro Galo.
6.5
Danilo
Boa presença ofensiva, invadindo o espaço entre as linhas do Goiás.
7
Wesley
Falhou grosseiramente em pelo menos três finalizações fáceis, mas ao menos compôs bem a marcação e ajudou a construir jogadas perigosas.
5.5
Raphael Veiga
Fez seu melhor jogo desde a volta da lesão. Deu sinais de que pode estar decolando.
7.5
Gustavo Scarpa
Apanhou bastante, mas se manteve como uma das principais armas do time.
7.5
Dudu
Exibe a mesma vitalidade do menino de 22 anos que chegou como chapéu nos rivais.
7.5
Rony
Partida pra desenferrujar.
5.5
Rafael Navarro
Muita luta. Andou uma casinha na jornada para reconquistar a confiança d torcida.
7
López
Entrou com fome e conseguiu duas finalizações difíceis.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Fez de um jogo importante um treino de luxo, dosando a minutagem dos atletas e mantendo todos com ritmo de jogo. E conseguindo os três pontos sem nenhum susto.
8