0
X
1

América-MG x Palmeiras
Cesar Greco

O Palmeiras venceu o América em Belo Horizonte e, contando com mais um tropeço do Atlético, abriu vantagem na liderança do Brasileirão, garantindo o título simbólico do primeiro turno com uma rodada de antecedência.

Como esperado, a vitória veio numa partida difícil, com o time da casa, cheio de brios, dificultando demais a progressão do Verdão, com um bom equilíbrio entre defesa e ataque. Às vezes é difícil entender como times capazes de fazer jogos tão bons, como Cuiabá e América, estão tão lá embaixo na tabela.

Com um lado esquerdo afiado, o time da casa iniciou o jogo dando trabalho ao setor de retaguarda do Verdão – um pequeno ajuste, que exigiu mais de Dudu na composição defensiva, resolveu o problema.

Como o camisa 7 estava numa noite inspirada, isto não influenciou sua produção ofensiva. Na falta de Raphael Veiga, que além de estar bem marcado por Éder parecia disperso, sonolento, foi Dudu quem puxou a maioria das iniciativas de ataque.

Com predomínio do América até os 20 minutos, e do Palmeiras a partir desta marca, o primeiro tempo foi equilibrado e o maior destaque foi a arbitragem de Bráulio Machado, que, ao menos, foi coerente ao mostrar um critério bem definido: apitar todos os lances a favor do América.

O Palmeiras voltou bem para o segundo tempo e mesmo sem contar com a criatividade de Zé Rafael e Raphael Veiga, conseguia levar perigo ao gol do time da casa. Mas foi com as entradas de Gustavo Scarpa e do estreante López que o time engrenou.

Com surpreendente movimentação, o argentino passou a incomodar muito mais a defesa do América. E a eletricidade de Gustavo Scarpa aumentou a tensão ofensiva do Palmeiras – o gol passou a ser questão de tempo.

Nove minutos depois da dupla mexida, saiu o gol, em jogada de Scarpa que lembrou bastante o gol marcado em Barueri contra a Juazeirense, embora o chute, desta vez, tenha sido de dentro da área.

O Palmeiras parecia bem mais perto do segundo gol que o América do empate. As entradas de Mayke e Breno Lopes mantiveram a ofensividade do Verdão enquanto a parede verde à frente de Weverton conseguia conter com alguma tranquilidade as investidas do time branco.

E o Palmeiras teve a chance clara de matar o jogo já perto do fim, num contra-ataque de 3 contra 2 que Mayke arruinou ao correr para a direita em vez de se manter pelo flanco esquerdo, destruindo a superioridade numérica do lance. O Verdão só não foi castigado pelo erro mortal porque tem “estrelinha”, segundo Abel: Juninho, sozinho na pequena área, sem goleiro, chutou para fora à la Nilson, no último lance do jogo.

O Palmeiras venceu porque foi melhor na maior parte do jogo, mesmo com três jogadores bem abaixo dos demais. Por razões diversas, Zé Rafael, Raphael Veiga e Merentiel não jogaram bem. Mas quando um time está bem treinado, ainda assim consegue criar os lances decisivos. E um pouquinho de sorte também ajuda. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

América-MG

Matheus Cavichioli
Patric
Iago Maidana
Éder
Germán Conti
Danilo Avelar
Raúl Cáceres
Juninho
Matheusinho
Gustavinho
Everaldo
Índio Ramirez
Henrique Almeida
Carlos Alberto
Pedrinho
Felipe Azevedo
Vágner Mancini
TÉCNICO


Primeiro tempo

1'
América-MG

Depois de boa jogada de Pedrinho pela esquerda, Matheusinho recebeu dentro da área e disparou – Gustavo Gómez fez a parede e desviou a escanteio.

11'
América-MG

Everaldo bateu escanteio da esquerda; Germán Conti desviou de cabeça mas não conseguiu dar direção, e a bola saiu à esquerda de Weverton.

20'
Palmeiras

Dudu deu um belo passe para Wesley, que triangulou com Marcos Rocha, que cruzou por baixo; a bola passou a um palmo dos pés de Merentiel e Dudu, mas acabou passando para o outro lado sem que ninguém a escorasse para o gol.

23'
Palmeiras

Dudu recebeu no bico da área, ganhou de Danilo Avelar e chutou forte; Germán Conti tentou cortar e quase fez contra, mas Matheus Cavichioli conseguiu defender com a perna.

25'
Palmeiras

Após lateral batido por Marcos Rocha, Gustavo Gómez desviou e Dudu tocou de lado para Wesley espetar para as redes, mas o gol foi anulado por impedimento de Dudu.

26'
Palmeiras

Raphael Veiga recebeu na intermediária e arriscou o chute forte; a bola fez a curva e saiu a um palmo do rodapé esquerdo de Matheus Cavichioli, com perigo.

27'
América-MG

Danilo Avelar respondeu na mesma moeda e disparou de longe; a bola saiu à direita de Weverton, que estava na jogada.

35'
Palmeiras

Dudu tentou enfiar para Raphael Veiga; a zaga apertou e a sobra ficou como próprio Dudu, que bateu de trivela, por cima do gol.

47'

Bráulio Machado, que teve um critério de apito claro – sempre contra o Palmeiras –   encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou do vestiário sem alterações.

1'
Palmeiras

Wesley brigou dentro da área e deu a bola para Dudu, que achou Raphael Veiga em ótimas condições dentro da área, mas o camisa 23 demorou demais para definir e foi travado por Patric.

6'
Palmeiras

Zé Rafael bateu falta frontal bem colocada, mas sem muita força – Matheus Cavichioli chegou na bola e pegou firme.

11'

Saíram Raphael Veiga e Merentiel para as entradas de Gustavo Scarpa e Flaco López.

12'
Palmeiras

Marcos Rocha achou Dudu dentro da área; o camisa 7 tentou a enfiada e López brigou dentro da pequena área, mas Matheus Cavichioli fechou o ângulo.

17'
América-MG

Matheusinho fez a jogada pela direita e cruzou no segundo pau; Juninho disputou com Luan e a bola sobrou para Henrique Almeida, que depois de empurrar escandalosamente Danilo testou forte – Weverton, com reflexo, fez enorme defesa. O juiz não assinalou a falta.

20'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Gustavo Scarpa recebeu aberto na direita, trouxe para o bico da área e chutou forte, de curva, no ângulo direito de Cavichioli, que não teve chances.

27'
Palmeiras

Luan apoiou e alçou na área para Gustavo Scarpa, que dominou, tirou do primeiro marcador e chutou; a zaga estava fechada e a bola não entrou – o bandeira deu impedimento, que seria checado pelo VAR e revertido em caso de gol, já que Scarpa estava em condição legal.

31'
Palmeiras

Dudu tentou a jogada, a zaga cortou parcialmente mas a bola sobrou para Zé Rafael, que ficou com pouco ângulo e finalizou na rede pelo lado de fora.

32'

Breno Lopes e Mayke entraram nos lugares de Wesley e Dudu.

 

36'
Palmeiras

Marcos Rocha tocou para López na área; o estreante rolou para a chegada de Gustavo Scarpa, que furou bisonhamente – o pé direito desarmou o esquerdo.

42'

Gabriel Menino entrou no lugar de Danilo.

45'
Palmeiras

Breno Lopes fez ótimo cruzamento no segundo pau; Mayke ajeitou de cabeça e Flaco López tentou de letra e a bola saiu raspando.

46'
Palmeiras

Em contra-ataque de 3 contra 2, Gustavo Scarpa rolou para Zé Rafael, que tentou  chapar a bola mas mandou na lua.

49'
América-MG

Na bola parada, o América teve a chance do gol claro, com Juninho perdendo o gol sem goleiro na pequena área.

49'

O árbitro não teve outra alternativa a não ser encerrar o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez uma defesaça em jogada que deveria ter sido invalidada - mas estava valendo!
8
Marcos Rocha
Domínio completo do setor e de todas as funções. Absoluto.
8
Gustavo Gómez
No primeiro lance do jogo já salvou a noite. Capitán!
8
Luan
Grande jogo, com coberturas e botes perfeitos.
8
Vanderlan
Bem na parte defensiva e com boa presença ofensiva, só falhou nos cruzamentos, a maioria por baixo e sem chegar aos alvos. Claramente superior a Jorge.
6.5
Danilo
Bom jogo, mostrando toda a vitalidade que o destacou antes da convocação.
7.5
Gabriel Menino
s/n
Zé Rafael
Tímido, quando resolveu aparecer na parte final falhou feio nas finalizações.
5.5
Dudu
Aos 30 anos, parece que tem 20, todo cheio de ousadia.
8.5
Mayke
Tem boa visão ofensiva para jogar na ponta, mas estragou o contra-ataque que mataria o jogo ao correr para o lado errado. Quase custou caro.
6
Raphael Veiga
Além de estar numa noite infeliz tecnicamente, estava muito bem marcado. Aparentemente, faltou foco.
4.5
Gustavo Scarpa
Mudou o jogo e trouxe os três pontos. O jogo divide-se em 'Antes de Scarpa' e 'Depois de Scarpa'.
9
Wesley
Melhorando. Quando joga para o time, rende bem mais.
7
Breno Lopes
Participou de bons ataques na parte final do jogo.
6.5
Merentiel
Tímido, ainda bem longe de um bom entrosamento.
5
Flaco López
Ótima estreia, demonstrando bastante compreensão do que fazer e para onde correr. Técnica apurada.
8
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Teve pouco trabalho; um pequeno ajuste para conter o ataque do lado esquerdo do adversário bastou.
8




Um comentário em “21-07-2022 – América-MG 0x1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2022

Deixe uma resposta