1
X
1
08/05/2022 - 16:00
O Palmeiras perdeu dois pontos no Allianz Parque ao permitir que o Fluminense arrancasse o empate a menos de dez minutos do fim do jogo. Numa tarde não exatamente inspirada, o time sofreu para abrir o placar e não conseguiu sustentar a vantagem por mais que dez minutos.
O domínio foi claro, as chances se sucederam, mas o time falhou no último passe ou na finalização. Mas a falha que realmente será lembrada foi a de Jorge, que não impediu o avanço de Caio Paulista na jogada do gol de empate. Nenhum time permite que façamos nosso contra-ataque desta forma, sem fazer a falta quando é possível.
Chamou a atenção a forma diminuta com que o Fluminense veio para o empate. Com a complacência da irritante arbitragem, os jogadores adversários recorreram ao cai-cai como se fossem a Juazeirense. E ao apito final, comemoraram muito o pontinho ganho.
Numa tarde pouco inspirada, o Palmeiras jogou no piloto automático. Muito entrosado, nosso conjunto executou as jogadas e os movimentos com correção, mas faltou aquela fagulha dos brilhos individuais para furar uma defesa compacta, que marcou muito atrás.
Mesmo com os apoios dos dois laterais e dos dois volantes, faltou brilho. As exceções foram Zé Rafael e Dudu, que estiveram realmente acima da média. Mas ironicamente coube a Dudu desperdiçar a chance de gol mais clara da partida.
Abel trocou os laterais com 9 minutos do segundo tempo e demorou um pouco para desenhar uma solução para aumentar a presença ofensiva. Montou o time num 4-2-4 ultraofensivo e chegou ao gol rapidamente. Mas faltou recompor o meio-campo após conseguir a vantagem.
Jamais saberemos se o gol do Fluminense sairia da mesma forma, mesmo puxando Scarpa para o meio ou colocando Gabriel Menino ou Atuesta como volante. Se saísse, Abel estaria sendo cornetado por não tentar matar o jogo. Como ele não fechou o time, está sendo criticado por isso.
De qualquer forma, o jogo de hoje mostra que o Palmeiras, mesmo em jornadas não tão brilhantes, sempre é competitivo. O atual estágio deste conjunto permite que em jogos de pouca inspiração os movimentos automáticos sejam suficientes para que o time se imponha – foram 19 finalizações e Fábio trabalhou bastante.
Mas não há como não ficar irritado com a perda desses pontos, ainda mais sofrendo o gol com tão pouco tempo para o fim do jogo. Neste caso, felizmente o calendário é apertado e não há muito tempo para este tipo de lamento. O time segue para Londrina para enfrentar a Juazeirense, e que ninguém espere nada diferente de cera e mais cera, mesmo com o jogo empatado (o que já nos dá a vaga). Com a bananice dos juízes atuais, este deve ser mais um adversário que temos que aprender a enfrentar. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Fluminense
Primeiro tempo
Após lançamento longo de Marcos Rocha, Rony se antecipou a Fábio de cabeça mas ficou sem ângulo, mesmo assim conseguiu cruzar por baixo na pequena área; a bola passou por toda a extensão e a defesa afastou na tentativa de Piquerez recolocar na área.
Em bela jogada ensaiada de escanteio, a bola foi rolada por Ganso em direção à meia-lua, Samuel Xavier fez o corta-luz e Nathan bateu de chapa no ângulo esquerdo de Weverton, que fez a ponte e espalmou a escanteio, arrancando um urro de satisfação de nossa torcida, como se fosse um gol do Palmeiras. Defesaça!
Marcos Rocha lançou Rony na área; o camisa 10 tentou passar por Fábio e, após o drible, preferiu esperar o contato para ganhar o pênalti – o toque aconteceu, mas na interpretação da arbitragem não foi suficiente para causar a queda de nosso atacante.
O jogo ficou muito picotado pelo antijogo do time do Fluminense, tolerado sem problemas pela fraquíssima arbitragem.
Zé Rafael cruzou da meia esquerda; Rony deu o peixinho na marca do pênalti e obrigou Fábio a fazer uma boa defesa.
Nathan bateu escanteio da esquerda no primeiro pau; Yago Felipe cabeceou solto e a bola saiu por cima, com perigo.
Danilo roubou a bola na saída e ligou rápido com Zé Rafael, que bateu forte da entrada da área – Fábio apenas torceu e a bola saiu pelo alto, muito próxima ao travessão.
O irritante Sávio Pereira Sampaio deu apenas 3 minutos de acréscimos e encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários da mesma forma que encerraram o primeiro tempo.
Em contra-ataque rapidíssimo iniciado por Nathane, Pineida avançou pela esquerda e cruzou por baixo; Luiz Henrique fechou pela direita e tocou na saída de Weverton, mas Piquerez impediu que a bola chegasse até Nonato livre na pequena área.
Cano bateu da meia direita após bonito giro em cima de Piquerez – a bola saiu com muito perigo à direita de Weverton.
Cano ajeitou para Nonato, que bateu da entrada da área, de curva, por cima do gol.
Entraram Mayke e Jorge nos lugares de marcos Rocha e Piquerez.
Wesley bateu lateral rápido para Rony, que fez a jogada de ponta perfeita e cruzou para Dudu escorar da risca da pequena área, de frente para Fábio, que conseguiu defender no reflexo.
Zé Rafael sofreu falta de Cano, mas como ele é o Trem, ele não parou e tocou para Dudu, que recebeu na ponta direita, puxou para a canhota e disparou – a bola lambeu a forquilha direita de Fábio.
Entraram Gustavo Scarpa e Rafael Navarro nos lugares de Wesley e Danilo.
GOL DO PALMEIRAS! Dudu, agora na ponta esquerda, inverteu para Scarpa na ponta direita; o cruzamento veio no meo da área mas a bola passou por Veiga, chegando no segundo pau onde estava Dudu para escorar no canto direito de Fábio.
Gustavo Scarpa bateu da meia direita, com muita curva, mas a bola saiu pelo alto, assustando Fábio.
Gol do Fluminense – Caio Paulista arrancou pela direita, ganhou de Jorge e cruzou no segundo pau; Cano chegou para escorar na pequena área e empatou o jogo.
Dudu recebeu na ponta esquerda, passou fácil pela marcação, invadiu a área e chutou forte em direção à pequena área; a bola explodiu no corpo de Rafael Navarro e saiu em tiro de meta.
Gustavo Scarpa bateu escanteio da direita; Raphael Veiga entrou emendando de canhota da entrada da área e quase fez mais um golaço, mas a bola saiu por pouco.
Dudu entrou rabiscando pela esquerda e chutou rasteiro; Fábio pegou firme, sem rebote.
O grotesco Sávio Pereira Sampaio terminou o jogo.
O pênalti no Rony foi grosseiro. Arbitragem lamentável. Querem deixar o jogo correr deixando de marcar as faltas que o ocorrem dentro da partida.
Não sei o que o Palmeiras viu no Jorge. Não consigo lembrar de uma partida boa dele, tanto no ataque quanto na defesa.
Presuntinho precisa parar de apostar em jogador que vem de graça e trazer cara que resolva.
Você pode até não lembrar de uma boa partida dele no Palmeiras, mas nos outros clubes ele fez. Isso é um parâmetro válido em contratações, agora se vai dar certo ou não é outra história. É bom jogador, mas precisa acertar o time ofensivo e defensivo dele em relação ao time.
Acho o Rony um ótimo jogador pra ter no elenco. Ele é taticamente disciplinado e tem um fôlego incrível, mas não dá pra ser titular! A quantidade de gols que ele perde é absurda, fora os ataques que ele estraga em impedimento. Cada vez mais os jogos vão ser parecidos com esse, com o adversário todo lá atrás e picotando o jogo. As chances claras vão ser poucas, precisamos urgentemente de um matador!
Nosso início de brasileirão foi muito ruim.
Entendo que se o adversário quer passar em velocidade por você, e você decide dar o bote, das duas uma: você precisa ter certeza de que vai tirar a bola ou derrubar o caboclo.
Nosso lateral não fez nenhuma coisa, nem outra.
Custou dois pontos.
De resto, até que fez uma boa partida.
Merecíamos a vitória, embora não foi uma partida brilhante, mas fizemos suficiente para ganhar, infelizmente perdemos a bola do jogo nos pés do Dudu (que jogou muito). Veiga e Danilo hoje foram muito abaixo e fizeram falta, mas faz parte. Time do Florminense é ridículo, um timeco em termos de anti-jogo e outras sujeiras, e é claro que o juiz ajudou no que foi possível os caras, uma vergonha. Bem feito terem sido eliminados da Liberta, time muito sujo. Wesley realmente destoa muito, tá muito mal. No mais bola pra frente. Uma pena perder mais 2 pontos no momento que os concorrentes estão tropeçando. Vamo Verdão!!!