2
X
1

Com mais uma virada, o Palmeiras encerrou a temporada de 2022 dentro de casa com uma bela vitória sobre o América, por 2 a 1.

O time mineiro abriu o placar depois de ótima cobrança de falta de Benitez, sofrida após jogada trabalhada. Após o gol, no entanto, o time mineiro se limitou a se defender e  não aguentou a pressão: foram três bolas na trave até o gol da virada, a dez minutos do fim.

Após a partida, o time recebeu o troféu de campeão brasileiro, coroando uma temporada que beirou a perfeição, com um desempenho individual e coletivo muito acima do que o orçamento do time indica. É uma pena que o clube tenha sido retirado de dois campeonatos pelas arbitragens. Merecia mais troféus.

***

Precisando do resultado para conseguir uma vaga na Libertadores, o América começou o jogo tentando impedir que o Palmeiras fizesse a já tradicional pressão com uma saída de bola rápida e buscando o toque de pé em pé no jogo posicional. A movimentação do time de Vágner Mancini era interessante e muitas vezes o time de branco conseguia superioridade numérica nas trocas de passes.

Numa tabela por dentro com Juninho, aos 13 minutos, Marlon foi derrubado na meia-lua por Zé Rafael. A falta foi cobrada de maneira perfeita por Benitez, e nem dois Wevertons teriam feito a defesa. O único problema do gol, para o América, é que saiu “cedo demais”.

Com muito tempo pela frente, o Palmeiras seguiu tranquilamente com seu plano, e ainda teve a vida facilitada porque o América desistiu de jogar e passou a apenas se defender.

Vanderlan estava soltinho e participando bastante pela esquerda, fosse como ponteiro, passando por trás de Cáceres, fosse como meia, fazendo belas enfiadas de bola – numa delas, deixou Dudu na cara do gol. A cobertura do lado esquerdo com Zé Rafael e Murilo estava firme e Everaldo não explorou o espaço.

Do lado direito, Marcos Rocha atingiu o equilíbrio perfeito entre ataque e defesa, guardando posição sempre que necessário e descendo sempre que possível, permitindo a Dudu, nesses momentos, afunilar um pouco mais. É um jogador preciosíssimo que está cometendo cada vez menos os erros defensivos que eram uma de suas características.

Gustavo Scarpa brilhou intensamente. Visivelmente tocado pela situação de despedida, empenhou-se ao máximo para deixar a melhor impressão possível. E conseguiu, com sobras: fez de tudo, desde auxiliar na saída de bola até cobrar mais um pênalti perfeito; armou, chutou para defesa do goleiro, chutou na trave e deixou os companheiros de novo de frente com o goleiro. Uma despedida de ouro de um atleta que chegou definitivamente à prateleira de ídolos do maior campeão nacional.

E o Palmeiras conseguiu tamanha superioridade, com 28 finalizações, numa partida em que dois atacantes, Rony e Endrick, não estiveram em suas noites mais inspiradas. Imaginem se estivessem.

Dudu chegou ao jogo #400 com a camisa do Palmeiras, mas não foi reconhecido pela diretoria, em momento de negociação de salário. A torcida, alheia a isso, mais uma vez encheu a bola do camisa 7, com todo o merecimento.

E com a entrega do troféu terminou a última noite de Palmeiras no Allianz Parque em 2022. Uma apoteose que poderia ter acontecido uma semana antes, ainda sob a adrenalina da conquista, mas que acabou adiada por um excesso de zelo tolo por parte da CBF. Esmaeceu um pouco, mas não tirou o brilho da comemoração.

Ainda há mais um compromisso pela frente, contra o provável vice-campeão. O Verdão fez o que era necessário e chegou a esse jogo já com a taça na mão. Depois, é só curtir a Copa do Mundo, para quem gosta. Até o ano que vem, Allianz Parque, e VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

América-MG

Matheus Cavichioli
Cáceres
Patric
Conti
Éder
Marlon
Danilo Avelar
Alê
Everaldo
Juninho
Benitez
Wellington Paulista
Felipe Azevedo
Matheusinho
Henrique Almeida
Mastriani
Vágner Mancini
TÉCNICO


Primeiro tempo

3'
América-MG

Benitez teve espaço por dentro, avançou e arriscou o chute colocado, obrigando Weverton a se esticar para espalmar a escanteio.

8'
Palmeiras

Zé Rafael articulou, viu a passagem de Vanderlan e tocou no facão; o camisa 36 foi ao fundo e cruzou rasteiro, para a chegada de Endrick, que escorou de chapa, no contrapé de Cavichioli, mas um pouco à direita do gol.

13'
América-MG

Gol do América – Marlon tabelou com Juninho e sofreu falta de Zé Rafael na meia-lua. Benitez bateu na gaveta, sem chances para Weverton.

19'
Palmeiras

Após sobra de escanteio batido da esquerda, Vanderlan fez ótima enfiada para Dudu dentro da área; o Baixola enquadrou o corpo e soltou a bomba cruzada – a bola não fez a curva necessária e saiu à esquerda do gol do América.

24'
Palmeiras

Dudu puxou o contra-ataque pela direita; a defesa do adversário estava desarrumada e o camisa 7 achou um ótimo passe para Gustavo Scarpa, que dominou, entrou na área e bateu forte – Cavichioli pegou com a direita, mas deixou escapar – a bola foi rolando em direção ao gol, mas o goleiro do América se recuperou e evitou o empate.

29'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta da intermediária com muita força – a bola saiu por cima do travessão, com perigo.

30'
América-MG

Henrique Almeida marcou aproveitando cruzamento da direita, mas Felipe Azevedo fez falta clara no lance, empurrando Marcos Rocha.

38'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Marcos Rocha sofreu falta de Alê dentro da área. O árbitro marcou fora, mas o VAR corrigiu e o pênalti foi marcado. Três minutos depois, Gustavo Scarpa bateu no canto esquerdo e empatou o jogo.

49'
Palmeiras

Danilo lançou Endrick em excelentes condições, sem marcação, mas Sávio Pereira Sampaio encerrou o primeiro tempo – antes do tempo de acréscimo previsto por ele mesmo se esgotar. Um absurdo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

4'
América-MG

Após escanteio, a bola ficou viva na área e Alê tocou de biquinho à esquerda de Weverton, com perigo.

4'
Palmeiras

Resposta rápida: Gustavo Scarpa bateu forte de média distância; Cavichioli deu rebote e Endrick chegou babando, mas o goleiro do América se recuperou e pegou firme.

6'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta da meia direita e a bola explodiu na trave; Danilo pegou o rebote de fora da área e emendou do jeito que veio – Cavichioli pegou firme.

10'
Palmeiras

Danilo fez um lançamento pornográfico de 60 metros para Rony, que esperou a chegada de Endrick e tocou; o moleque bateu de primeira e Éder desviou a bola que tinha o endereço do canto esquerdo.

15'
Palmeiras

Gustavo Scarpa recebeu de Marcos Rocha por dentro, girou rápido e disparou da entrada da área; Cavichioli espalmou a escanteio.

17'
Palmeiras

Endrick recebeu de Dudu pela direita, entrou em diagonal e disparou rasteiro, para mais uma defesa do goleiro. Endrick foi fominha, podia ter passado para Rony que fechava por dentro.

19'

Saiu Marcos Rocha para entrada de Mayke; saiu Endrick para a entrada de Bruno Tabata.

20'
América-MG

Tabata foi desarmado na saída de bola; Henrique Almeida ficou com a sobra e bateu forte – a bola passou raspando o ângulo esquerdo de Weverton.

23'
Palmeiras

Dudu cruzou da esquerda; Zé Rafael surgiu pelo meio e testou forte – Cavichioli desviou com a ponta dos dedos e a bola foi no travessão.

26'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta da esquerda; Rony testou e a bola foi pela terceira vez na trave do América.

32'

Entraram Gabriel Menino e Atuesta; saíram Zé Rafael e Gustavo Scarpa – coberto de glórias. Muita emoção na saída do atleta de campo.

35'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Após escanteio da direita, a bola foi afastada e Mayke pegou o rebote para devolver para Gabriel Menino, que encaixou novo cruzamento – desta vez de canhota – e a bola foi na cabeça de Murilo, que mandou no canto direito do gol do América.

37'
Palmeiras

Gabriel Menino bateu escanteio da esquerda e Gustavo Gómez subiu limpo para testa para o chão – a bola saiu a dois dedos da trave esquerda.

45'

Saiu Dudu para a entrada de Breno Lopes.

50'

Sávio Pereira Sampaio encerrou o jogo e a temporada do Palmeiras no Allianz Parque.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Uma boa defesa em mais um jogo tranquilo. Destacou-se nas reposições, inspirado para armar contra-ataques.
7
Marcos Rocha
Parece ter encontrado o equilíbrio perfeito entre defesa e ataque. Enquanto isso, Dani Alves embarcou para o Qatar.
8
Mayke
De volta à posição de origem, bateu cartão.
6.5
Gustavo Gómez
Partida no padrão do capitão. Quase deixou mais uma na rede - passou muito perto.
7
Murilo
Importante na saída de bola e na cobertura de Vanderlan, que se mandou. E deixou mais uma na rede, coroando uma ótima temporada.
7.5
Vanderlan
Liberadão para o ataque, fez jogadas de ponta e de meia. Com ritmo de jogo, domina o setor.
7
Danilo
Um pouco afoito no início, apropriou-se de todo o meio-campo a partir dos 20 minutos. Mais um partidaço.
8
Zé Rafael
Quase fez um golaço de cabeça e se soltou daí em diante. Estava tímido até então.
7.5
Atuesta
s/n
Dudu
Sua partida #400 foi emblemática. Pena que a diretoria deixou passar em branco.
7.5
Breno Lopes
s/n
Gustavo Scarpa
Fez de tudo, com perfeição. Merecidamente homenageado pela torcia em seu último ato no Allianz Parque. Conquistou seu lugar na galeria de ídolos eternos.
9.5
Gabriel Menino
Jogando mais pela esquerda, não decepcionou. Excepcional cruzamento de canhota para o gol da vitória.
7
Rony
Abaixo da média, cometendo muitos erros técnicos. Nem a saída de bola do adversário marcou com aquela disposição toda.
6.5
Endrick
Não foi sua melhor partida com a camisa do time principal, mas mesmo assim incomodou a defesa do adversário. Tomou uma chegada de gente grande.
6.5
Bruno Tabata
Vai mostrando compreensão cada vez maior de onde está e do que tem que fazer. Em desenvolvimento.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Não relaxa nunca. O ano ainda não acabou e ele já está pensando na montagem do ano que vem, fazendo testes e observando. É um viciado.
8




3 comentários em “09-11-2022 – Palmeiras 2×1 América-MG – Campeonato Brasileiro 2022

  1. Poxa, ás vezes eu acho que falta visão de marketing para a diretoria do palmeiras. Tem um ídolo do quilate do Dudu, capaz de cativar crianças e futuros torcedores/consumidores para o Palmeiras mas não aproveitam. O cara é craque, multicampeão com a nossa camisa, jogando um bolão, por que não renovar e fazer o jogo de despedida dele no verdão?

    1. Meu filho tem 1 ano e 8 meses, se pergunta pra ele “Qual o nome do jogador do Palmeiras?”, ele responde na lata ” O Dudu!!”

  2. Dudu foi muito mais perigoso pela esquerda..

    Achei péssima a partida Rony, não acertou nada.

    Danilo no segundo tempo foi muito bem.

    Excelente partida do Scarpa! Torço muito por ele, espero que encontre o que está procurando.

Deixe uma resposta