1
X
0

Palmeiras x Cuiabá
Cesar Greco

Numa partida em que o coletivo foi muito maior que a soma dos desempenhos individuais, o Palmeiras conseguiu vencer o bem armado time do Cuiabá pela contagem mínima e sustentou a ponta do Campeonato Brasileiro.

Depois de um primeiro tempo muito difícil, o Verdão chegou ao gol da vitória logo no começo do segundo tempo num lance que teve uma boa dose de sorte, e foi competente para não permitir que o adversário ameaçasse o resultado até o fim da partida.

Abel Ferreira manteve o esquema com Raphael Veiga como homem de referência, com Scarpa fazendo ora a meia direita, ora a lateral. Veron pela direita e Dudu pela esquerda faziam as larguras, e assim o time repetiu o modelo usado no jogo anterior, contra o SPFC.

Pela frente, um time com uma linha de 5, dois volantes flutuando e uma linha de três dando o primeiro combate, extremamente compacto. O Palmeiras em momento algum conseguiu a superioridade numérica nos combates; o time apostou nos ataques pelos flancos esperando que a habilidade de Veron e principalmente Dudu quebrasse essas linhas.

O Verdão esbarrou bastante em seus próprios erros. Com dificuldades em roubar a bola no campo de ataque, o time dependia de uma construção sólida, que não acontecia porque nossos jogadores erraram passes demais. Embora o time demonstrasse coerência nos movimentos táticos, a execução dos lances deixava muito a desejar.

O melhor retrato disso foi no lance do gol, que saiu após mais um erro, que desta vez deu certo: Mayke tentou inverter para Dudu, mas o lançamento foi ruim, sendo interceptado pela marcação – nossa sorte foi que a bola espirrou exatamente na direção de Gabriel Veron, na passada certa, e o camisa 27 foi parar dentro do gol.

Na sequência, o jogo ficou mais fácil, com nosso sistema defensivo tendo poucos problemas com o fraco, mas disciplinado time mato-grossense. Apesar de alguns sustos nas bolas paradas, o Palmeiras dominou completamente o restante do jogo e Weverton foi o chamado espectador privilegiado.

Ao final, mais de 39 mil palmeirenses saíram aliviados do Allianz Parque. Um quarto tropeço seguido teria consequências no moral do time e da equipe, a confiança ficaria seriamente abalada e um início de crise teria que ser contornado. Felizmente, nada disso chegou a ocorrer; mesmo com uma partida medíocre, desta vez, o resultado foi muito mais importante do que a forma como foi conseguido.

A rodada ajudou e o Verdão voltou a abrir um pouco do bloco, com exceção do Atlético, único que também venceu. Os números seguem totalmente favoráveis, com o Verdão liderando o campeonato não só em pontos ganhos, mas em todos os outros critérios da tabela.

Para tranquilizar de vez, bem que o time poderia vencer o América, no Independência, e jogando bem, para dissipar qualquer dúvida e abalar o moral dos concorrentes, que sentiram um breve sinal de crise no líder.  A duas rodadas do fim do turno, o Verdão tem tudo para fechar o período na frente e ainda com alguma gordurinha. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Cuiabá

Walter
João Lucas
Alan Empereur
Marllon
Joaquim Henrique
Igor Cariús
Uendel
Rafael Gava
Kelvin Osorio
Pepê
Rodriguinho
André
Alesson
Marcão
Valdivia
André Luís
António Oliveira
TÉCNICO


Primeiro tempo

4'
Palmeiras

Após linda troca de passes, Mayke cruzou no primeiro pau e Veiga chegou para cabecear, mas Marllon chegou na disputa e tirou para escanteio.

7'
Palmeiras

Piquerez roubou na saída de bola e tocou para Dudu, que passou de calcanhar a Raphael Veiga, que cruzou no segundo pau; Mayke apareceu de surpresa e testou no chão; Walter defendeu e abola bateu no travessão; no rebote, Mayke tentou de novo mas Walter colocou a escanteio.

26'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu escanteio da esquerda; a bola resvalou no corpo de Marllon e rolou mansinha em direção de Walter, sem que nenhum jogador do Palmeiras desse um bico para o gol.

30'
Palmeiras

Em cobrança de falta ensaiada da meia esquerda, Gabriel Menino bateu forte; Walter bateu roupa e Danilo chegou no rebote para emendar por cima.

37'
Palmeiras

No escanteio curto da direita, Gustavo Scarpa tabelou com Mayke e cruzou na risca da pequena área; Walter ganhou a disputa pelo alto com Murilo e desviou a novo escanteio.

46'
Cuiabá

Valdivia conduziu pela esquerda e arriscou da entrada da área – Weverton defendeu sem problemas.

48'

Anderson Daronco encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

As duas equipes voltaram sem alterações dos vestiários.

1'
Palmeiras

Dudu cruzou da esquerda; Gabriel Veron disputou e a bola sobrou para Raphael Veiga, que tentou chutar mas foi travado; a bola sobrou na meia-lua para Mayke, que bateu fraco, fácil pra Walter.

4'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Mayke roubou de Valdivia no campo de defesa e arrancou; a tentativa de passe era para Dudu na esquerda, mas a bola bateu na marcação e se ofereceu para Gabrel Veron por dentro; na corrida, ele deixou Joaquim Henrique para trás e tocou no canto esquerdo de Walter.

11'
Palmeiras

Após rápido ataque pela esquerda, Dudu tocou para a área e Raphael Veiga emendou de esquerda no canto, mas Walter pegou firme;

15'
Cuiabá

Marllon lançou Alesson na direita; o ponteiro ganhou de Piquerez e cruzou na marca do pênalti; Rodriguinho testou com perigo e a bola saiu à direita de Weverton.

18'

Entraram Atuesta, Breno Lopes e Zé Rafael nos lugares de Raphael Veiga, Gabriel Veron e Gabriel Menino.

 

21'

Saiu Dudu, entrou Wesley.

27'
Palmeiras

Gustavo Scarpa cobrou falta da direita; Danilo tentou emendar de chilena, mas Walter foi bem e pegou firme no canto esquerdo.

33'
Cuiabá

Após falta da direita, a bola sobrou para Uendel do outro lado; o cruzamento chegou em Marllon, que testou para fora, com perigo.

35'
Palmeiras

Breno Lopes roubou de Joaquim Henrique e ligou rápido com Atuesta, que de dentro da área chutou muito torto.

38'
Palmeiras

Da meia-lua, Wesley pegou o rebote de falta batida por Scarpa na pequena área e disparou; Walter fez ótima defesa.

40'

Vanderlan entrou no lugar de Piquerez.

50'

Fim de jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Assistiu ao jogo.
6.5
Mayke
Errou e acabou acertando a armação do gol da vitória; no geral foi discreto.
6.5
Gustavo Gómez
Mais pela liderança e pela firmeza.
7
Murilo
Podia ter sido mais participativo na construção.
6.5
Piquerez
Teve dificuldades em compor o flanco com Dudu, mas foi bem na marcação, só perdendo um lance.
6.5
Vanderlan
s/n
Danilo
O melhor do time, com bastante intensidade e tempo de bola. Importante também na ligação, fez um jogo completo.
8
Gabriel Menino
Joguinho na média. Podia ter arriscado mais de fora da área.
6
Zé Rafael
Com arranque, força física e qualidade no passe, subiu a produção do setor.
7
Dudu
Errou mais do que acertou, pouco inspirado - mesmo assim, um dos que mais produziu.
7
Wesley
Disperso, parecia distraído ou pensando no jantar.
6
Raphael Veiga
Estava com o freio de mão puxado - talvez pelo impacto emocional. Não joga bem desde a volta da lesão.
6
Atuesta
Entrou na mesma pegada de todo o time, mas errou um gol feito que grita na hora de colocar tudo na balança.
5.5
Gustavo Scarpa
Mais uma vez muito esforçado, se sacrificando para atender ao modelo tático. Mas o pé estava descalibrado de novo.
6.5
Gabriel Veron
Não fez lá uma grande partida, mas guardou o gol da vitória.
7.5
Breno Lopes
Dos que entraram no segundo tempo, foi o que mais produziu.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Insistiu no mesmo modelo de sistema mesmo com adversários tão diferentes; parece estar tentando desenvolver mais uma variação de jogo.
7.5




Deixe uma resposta