Em meio à instabilidade, Weverton se aproxima de marca histórica

Weverton em partida pelo Palmeiras contra o SPFC, válida pela décima primeira rodada do Paulistão 2024, no Morumbis, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Weverton está perto de completar 350 jogos e encostar em Oberdan Cattani, na lista dos goleiros que mais atuaram pelo Verdão

Vivendo o período de maior instabilidade pelo Palmeiras, desde quando chegou ao clube em janeiro de 2018, Weverton está próximo de alcançar dois feitos importantes pelo clube: o de 350 jogos e também de ultrapassar Oberdan Cattani na lista dos goleiros que mais atuaram na História do Verdão.

O camisa 21, arqueiro com mais títulos pelo Palmeiras, atualmente soma 345 jogos. No ranking atual, ele é o sexto colocado, atrás de Oberdan (357), Velloso (458), Valdir de Morais (481), Marcos (533) e Émerson Leão (621). Neste ano, ele chegará à quinta posição e deverá se aproximar de Velloso.

Apesar de ser um goleiro com ótimos números e de atuações seguras, Weverton não começou bem a temporada de 2024 e seu desempenho vem aumentando a desconfiança de parte da torcida. Conhecido pelo ótimo jogo com os pés, o arqueiro participou de três erros na saída de bola que resultaram em gols sofridos, contra Novorizontino, Inter de Limeira e SPFC. Além disso, calculou mal a falta cobrada por Garro no Derby e tirou as mãos da bola, que terminou no fundo das redes.

Na tentativa de proteger e respaldar o jogador, Abel Ferreira, após a partida contra a Portuguesa, chamou para si a responsabilidade sobre a fase de Weverton, revelando que pediu ações diferentes para o goleiro em bolas aéreas – ainda que as principais falhas não tenham acontecido neste tipo de jogada.

“O culpado sou eu, porque lhe peço para sair em todos os cruzamentos e que se ele errar a responsabilidade é minha. Quando tentamos inovar a nossa forma de jogar, há sempre um processo de aprendizagem. […] Estou a desafiá-lo a arriscar, se ele errar, a responsabilidade é minha, disse o treinador.

Apesar do momento do goleiro, a ideia é trabalhar para que ele retome a confiança e o ótimo desempenho já conhecido pela torcida, ao invés de substituí-lo.

Com Weverton, confira os goleiros com mais partidas pelo Palmeiras

  1. º Emerson Leão – 621 jogos;
  2. º Marcos – 533 jogos;
  3. º Valdir de Morais – 481 jogos;
  4. º Velloso – 458 jogos;
  5. º Oberdan – 357 jogos;
  6. º Weverton – 345 jogos;
  7. º Sérgio – 333 jogos;
  8. º Gilmar – 289 jogos;
  9. º Fernando Prass – 274 jogos;
  10. º Primo – 183 jogos.

Decisivo no título Brasileiro, Weverton finaliza temporada igualando Leão e atingindo marcas

Weverton comemora a conquista do Brasileirão 2023 pelo Palmeiras, após jogo contra o Cruzeiro, em partida válida pela trigésima oitava rodada, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aos 35 anos, Weverton realizou sua 6ª temporada no Palmeiras

Weverton foi fundamental para o título do Palmeiras do Campeonato Brasileiro. O goleiro, titular indiscutível no gol desde 2018, defendeu o pênalti de Tiquinho Soares no momento crucial do duelo contra o Botafogo, que terminou na vitória por 4 a 3 e marcou a arrancada do time na competição.

O arqueiro de 35 anos conquistou o Brasileirão pela terceira vez e igualou Leão, que foi campeão pelo clube em 1969, 1972 e 1973. No geral, Weverton é o goleiro com mais títulos na História do Palmeiras (11), enquanto Leão é o terceiro com 6. Em número de partidas, o ex-jogador é o líder com 621 jogos; já o atual camisa 21 é o sexto colocado, com 335.

– Goleiros com mais títulos pelo Palmeiras:

  1. º Weverton – 11
  2. º Sérgio – 7
  3. º Oberdan, Velloso, Valdir de Morais e Leão – 6

– Goleiros com mais jogos pelo Palmeiras:

  1. º Leão – 621
  2. º Marcos – 533
  3. º Valdir de Morais – 481
  4. º Velloso – 458
  5. º Oberdan – 357
  6. º Weverton – 335

Feitos de Weverton na temporada

Aos 35 anos, Weverton realizou a temporada com mais partidas pelo Verdão (68) e igualou sua melhor marca pelo clube em número de jogos sem ser vazado: 35 – assim como em 2020. Só no Brasileirão, foram 15 duelos sem ser vazado, a segunda melhor marca entre os goleiros da competição.

Ao longo da temporada, Weverton elevou os números e se colocou ainda mais entre os maiores da posição. Ele passou da nona para a sexta posição entre os goleiros que mais atuaram pelo clube e da sétima para sexta em número de vitórias. Além disso, tornou-se o terceiro com mais partidas sem sofrer gols (166 ao todo) e alcançou a quinta colocação em vitórias no Brasileirão.