Campeonato Brasileiro 1973

O Campeonato Brasileiro de 1973 foi disputado por 40 clubes entre agosto de 73 e fevereiro de 74. O campeão foi definido após um quadrangular em turno único, que tinha os dois melhores de cada grupo de dez clubes que compuseram a Segunda Fase.

Para chegar à Segunda Fase, os times precisavam passar pelos dois turnos da Primeira Fase: o primeiro, com duas chaves de 20 clubes, e o segundo, com quatro chaves de 10 clubes.

Após 28 jogos, o Palmeiras terminou a Primeira fase em primeiro lugar na classificação geral, com muita folga em relação ao terceiro colocado – apenas o Grêmio ameaçou ficar perto do Verdão, mesmo assim, terminou três pontos atrás.

O campeonato foi paralisado para as Festas e as férias dos atletas no meio de dezembro. A Segunda Fase começou em janeiro de 1974 e o Palmeiras começou empatando três partidas, complicando a missão de ficar entre os dois primeiros de um grupo de dez clubes.

Nas seis partidas seguintes, no entanto, o Palmeiras venceu cinco e empatou uma, terminando a fase novamente em primeiro lugar e aumentando o favoritismo.

O quadrangular final foi jogado em fevereiro com Cruzeiro, Inter e SPFC. No Mineirão, o Verdão arrancou a vitória aos 28 do segundo tempo, com um gol de Edu. Contra o Inter, no Morumbi, foi mais difícil ainda: depois de sair atrás com um gol de Figueroa, o Palmeiras foi buscar a virada com gols aos 32 e 34 do segundo tempo, marcados pro Ronaldo e Luís Pereira.

O SPFC havia vencido o Inter mas perdeu para o Cruzeiro no Mineirão, assim, precisava vencer o Palmeiras na partida final. Após uma partida tensa e muitas vezes violenta, o empate por 0 a 0 foi suficiente para que mais um Campeonato Brasileiro fosse conquistado pelo Verdão.

Campeonato Brasileiro 1973

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores