Virada mais marcante foi contra o Botafogo, que fez o Palmeiras arrancar pro título Brasileiro
“O Palmeiras é o time da virada, o Palmeiras é o time do amor”. Em 2023, o Verdão alcançou cinco vitórias após sair atrás do placar. Abaixo, o Verdazzo relembra todas as reviravoltas do ano, que teve como fatores principais a força da arquibancada e a estrela de Endrick.
Título inédito
A primeira virada do Palmeiras no ano foi contra o Flamengo, em Brasília, pela Supercopa do Brasil. Os cariocas abriram o placar de pênalti na primeira etapa, mas o Verdão, muito superior, virou e sustentou a vitória no fim, vencendo por 4 a 3 e levando o título inédito para a casa.
Raphael Veiga e Gabriel Menino, com dois gols cada, foram os nomes da partida, que também teve Endrick como um dos destaques.
Relembre aqui a grande vitória do Verdão.
Torcida faz a diferença
Na sequência da temporada, o Palmeiras alcançou mais três viradas jogando como mandante e contando com o apoio fundamental da torcida nas arquibancadas. Pela Copa do Brasil, no Allianz Parque, o Verdão venceu o Tombense por 4 a 2 e encaminhou a classificação para as oitavas-de-final.
As outras duas foram pela Libertadores e foram muito importantes. Diante do Cerro Porteño, no Morumbi para quase 50 mil pessoas, o Palmeiras saiu atrás do placar e conseguiu o triunfo somente na segunda etapa, com gols de Gustavo Gómez e Navarro. A vitória diante dos paraguaios foi fundamental para o time na fase de grupos, já que a equipe havia sido derrotada na estreia contra o Bolívar.
Depois, no Allianz Parque, o Barcelona-EQU abriu 2 a 0 diante do Palmeiras, que no segundo tempo voltou de maneira avassaladora e venceu o confronto por 4 a 2, encaminhando a classificação às oitavas de final.
A virada mais épica
O dia 1 de novembro de 2023 será para sempre lembrado pelos palmeirenses. Sonhando com o título Brasileiro, o Palmeiras enfrentou o Botafogo no Rio de Janeiro buscando a vitória para se aproximar da liderança.
O primeiro tempo da partida não foi como os palmeirenses esperavam. Os cariocas fizeram três gols e poderiam fazer mais se não fosse a ineficácia dos atacantes. No retorno para a segunda etapa, tudo mudou: Endrick chamou a responsabilidade, Weverton defendeu um pênalti a 10 minutos do fim e, no último lance, Murilo marcou o gol da vitória por 4 a 3.
Nos pés de Endrick e no coração de toda a delegação, o Palmeiras conquistou uma das vitórias mais marcantes de toda a História do Campeonato Brasileiro. Veja aqui como foi a reviravolta palmeirense.
Bonus Track
Não foi em um mesmo jogo, mas o Palmeiras teve outra reviravolta importante em 2023: a final do Campeonato Paulista. Depois de perder a ida por 2 a 1, para o Água Santa, o Verdão trucidou o modesto adversário no Allianz Parque por 4 a 0 e conquistou o Estadual pela 25ª vez.
Gabriel Menino (duas vezes), Endrick e Flaco López marcaram para o Palmeiras, que também contou com uma tarde inspirada de Dudu.