Reserva em 2024, Gabriel Menino desencanta e comemora minutos em campo

Gabriel Menino comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Portuguesa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Buscando espaço na equipe, Gabriel Menino marcou pela primeira vez no ano na vitória contra a Portuguesa

Autor do segundo gol do Palmeiras na vitória sobre a Portuguesa, na última quarta-feira, Gabriel Menino balançou as redes pela primeira vez na temporada. O meio-campista, que no final do ano passado passou por uma cirurgia no tornozelo, busca recuperar o status de titular da equipe.

Com o crescimento de Richard Ríos na reta final do Brasileiro de 2023 e a contratação de Aníbal Moreno, além da lesão no tornozelo, Menino perdeu espaço no meio-campo do Verdão, que atualmente é o setor mais qualificado do elenco, de acordo com o próprio técnico Abel Ferreira. No ano, o camisa 25 soma nove partidas, sendo apenas uma como titular (contra o Red Bull Bragantino).

Após o triunfo sobre a Portuguesa, o jogador comemorou o gol e também as oportunidades que vem recebendo depois da contusão.

“Estou me sentindo muito feliz e grato por estar recebendo minutos após a lesão. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus companheiros e toda a comissão técnica do Palmeiras”, disse Menino, que também enalteceu a torcida. “É fora da curva, em todos os jogos eles estão lá para torcer e nos apoiar, isso é muito bom”.

Gabriel Menino em busca de mais uma reviravolta no Palmeiras

Cria da Academia do atual elenco com mais jogos pelo Palmeiras (206), Gabriel Menino tentará mais uma vez dar a volta por cima no clube. A trajetória do jogador no time profissional palmeirense é marcada por altos e baixos, seja por conta de lesões ou mau desempenho em campo.

O jogador surgiu no começo de 2020 e rapidamente tornou-se peça importante no time, à época, comandado por Luxemburgo. Campeão Paulista em cima do SCCP, Menino manteve a titularidade com Abel e jogou a final da Libertadores contra o Santos e o Mundial de Clubes.

Na temporada de 2021, mesmo sendo campeão olímpico com o Brasil, foi superado no time por Felipe Melo, Danilo e Zé Rafael, além de sofrer seguidas lesões no tornozelo. No ano seguinte, ficou de fora da lista do Mundial, mas teve relevância no Brasileirão, chegando a marcar um importante gol contra o Internacional.

A redenção no clube aconteceu em 2023. Aproveitando a saída de Danilo, voltou ao status de titular e foi importante no primeiro semestre, com gols na Supercopa do Brasil e na final do Paulistão. Após outra contusão no tornozelo, o jogador tenta retomar seu espaço na equipe.

Palmeiras supera marca expressiva de gols marcados sob o comando de Abel Ferreira

Atletas comemoram gol do Palmeiras contra a Portuguesa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Com a vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, o Palmeiras chegou a 451 gols na Era Abel Ferreira

Ao vencer a Portuguesa por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Canindé, pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras alcançou mais uma marca sob o comando de Abel Ferreira e seus auxiliares: a de 451 gols marcados desde que a comissão técnica iniciou os trabalhos em 2020.

Os números expressivos foram atingidos em 264 jogos, o que perfaz a média de 1.71 gols por partida. Dirigido por Abel, o Palmeiras também já registrou outros feitos ofensivos importantes:

  • Melhor ataque dos brasileiros de 2022 e 2023, com 66 e 64 gols marcados respectivamente;
  • Melhor ataque da história da fase de grupos da Libertadores em 2022, com 25 bolas na rede em seis jogos;
  • Mais de 100 gols marcados nas últimas três temporadas.

Com 72 bolas na rede, Raphael Veiga é o maior goleador da Era Abel Ferreira no Verdão. O meia é seguido por Rony, que marcou 60 vezes.

Números gerais de Abel e assistentes* pelo Palmeiras:

  • 264 jogos;
  • 152 vitórias;
  • 65 empates;
  • 47 derrotas;
  • 451 gols marcados;
  • 211 gols sofridos;
  • 9 títulos.

* estes números não contemplam duas partidas disputadas em 2021 sob o comando de Paulo Victor Gomes, então técnico do sub-20.

Abel Ferreira analisa vitória e revela desafio proposto a Weverton: “Se ele errar, é minha responsabilidade”

Abel Ferreira em partida pelo Palmeiras contra a Portuguesa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras venceu a Portuguesa por 2 a 0 e Abel Ferreira ressaltou que o resultado foi justo

O Palmeiras venceu a Portuguesa por 2 a 0 e manteve a invencibilidade no Paulistão, além de assumir a liderança da tabela geral. Após um primeiro tempo em que encontrou dificuldades para criar, o Verdão aproveitou a expulsão do jogador adversário para conseguir criar vantagens e marcar os gols.

Abel Ferreira analisou a partida em entrevista coletiva e viu o resultado final como justo.

“Enfrentamos uma equipe organizada defensivamente, com uma linha de cinco bem definida. Foi difícil. Era um jogo de paciência, de continuar insistindo. É verdade que em alguns momentos fomos passivos, tivemos o controle da bola sem sermos objetivos, verticais. No fim, porém, acabou sendo uma vitória justa. Somos um time melhor, fizemos um trabalho sério, produzimos mais”, disse Abel.

Abel Ferreira analisa vitória e revela desafio proposto a Weverton: “Se ele errar, é minha responsabilidade”.
Marcos Ribolli

O treinador também comentou sobre a fase do goleiro Weverton, que durante a partida teve algumas saídas erradas em bolas aéreas, e revelou o desafio que fez ao arqueiro.

“O culpado sou eu [pelos erros nas saídas], porque lhe peço para sair em todos os cruzamentos e que se ele errar a responsabilidade é minha. Quando tentamos inovar a nossa forma de jogar, há sempre um processo de aprendizagem. Ele fez exatamente o que lhe pedi”, disse.

“Acertou algumas saídas, errou outras, mas o que eu quero é que ele utilize toda a envergadura que tem. Ele é o único que pode jogar com as mãos dentro da área e nós temos que usar essa vantagem, porque os times sempre jogam a bola na área a qualquer falta no campo de ataque. Estou a desafiá-lo a arriscar, se ele errar, a responsabilidade é minha”, declarou.

Após a vitória sobre a Portuguesa, o Palmeiras volta a campo no domingo para encarar o SPFC, no Morumbi, às 19h. Se vencer o rival, o Verdão garante a primeira colocação da tabela geral.

Confira outras respostas de Abel Ferreira

Endrick

“Esperamos que ele continue assim. Umas semanas atrás eu disse que ainda precisava ver como ele voltaria da seleção e acho que ele entendeu o recado que dei publicamente. Antes de treinar já veio falar comigo. Queremos ele feliz dentro de campo, com audácia. Além de fazer aquilo que são os nossos comportamentos coletivos, nos emprestar toda a sua qualidade. Ficamos muito contentes”.

Lazáro

“Temos 32 jogadores e a Fifa só deixa escalar 11 e entrar mais cinco. A pergunta que eu faço é: para colocar o Lázaro eu tiro quem? Se eu pudesse, da forma que eles treinam, entravam todos. É por isso. Não faço milagres. Escolho a partir daquilo que os jogadores estão mostrando, nem sempre acerto, mas eu sou o treinador e sou o responsável. Que a torcida tenha a certeza absoluta que tudo que eu faço é para o melhor do nosso time”.

“Por fim, temos gostado muito do Lázaro. Foi contratado porque tem qualidade que nós gostamos”.

– Choque-Rei

“Não é um jogo qualquer. Eles foram mais competentes nos pênaltis e ganharam, mas faz parte do passado. Eles jogam sempre na máxima força contra nós, eu particularmente não tenho tido tanta sorte contra eles. É um clássico, mas sim valem os mesmos três pontos de hoje. Sei que para a torcida vale mais do que isso, mas não vamos mudar nossa preparação, vamos fazer o que sempre fazemos. Buscaremos um jogo consistente e esperamos que no final a gente ganhe”.

Flaco López marca na sua especialidade e assume artilharia do Paulistão

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Portuguesa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

São sete gols em 9 jogos para Flaco López no Paulistão

Após passar em branco contra o Mirassol, Flaco López voltou à rotina e foi às redes na noite desta quarta-feira, contra a Portuguesa, no Canindé. O argentino abriu o placar na vitória por 2 a 0.

O gol de Flaco saiu na sua especialidade: de cabeça. Dos sete gols anotados pelo jogador em 2024, cinco foram em cabeçadas. O camisa 42 também assumiu a artilharia do Paulistão, empatado com Dellatorre.

Ao final do jogo, Flaco comemorou o momento e a confiança da comissão técnica em seu futebol.

“Estou com muitos minutos neste Paulistão, estou tratando de aproveitar ao máximo. É o meu melhor ano no Palmeiras. A confiança do treinador tem sido ótima. Estou aproveitando e ajudando a equipe”, disse.

Em 2023, o centroavante disputou 40 jogos e marcou oito gols, enquanto que em 2024 marcou sete vezes em 10 jogos. Com confiança, Flaco é titular absoluto do Palmeiras. Ele volta a campo no próximo domingo, contra o SPFC, no Morumbi.

Números de Flaco López no Paulistão:

Pré-jogo Portuguesa x Palmeiras – Campeonato Paulista 2024

Pré-jogo Portuguesa x Palmeiras

Pré-jogo Portuguesa x Palmeiras – Campeonato Paulista 2024

Estádio: Canindé
Data e Horário: 28/02/2024 19h30

Transmissão

TNT

TNT

HBO MAX

HBO Max

A transmissão no Verdazzo acontece aqui. Salve o link ou ative a notificação, coloque a TV no mudo, sincronize a imagem com o nosso cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita a Portuguesa de Desportos, em partida adiada válida pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. O confronto, que já foi considerado um clássico, volta a acontecer depois de quase dez anos, devido a seguidas ausências da Lusa na primeira divisão do futebol estadual.

Depois da boa vitória contra o Mirassol e com a classificação já assegurada, o Verdão agora busca os pontos necessários para assumir a liderança geral da competição e garantir os mandos na fase de mata-mata.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Mayke, Gustavo Gómez, Dudu e Bruno Rodrigues

Pendurado: Endrick

No Verdão, Abel Ferreira deve manter a gestão de energia e mandar a campo um time misto. Nosso treinador, que se referiu à partida na última coletiva como “um joguinho aí”, deve estar se preocupando muito mais com o clássico no Morumbi no próximo final de semana.

Com Endrick pendurado e observando as últimas escalações, dá pra chutar a seguinte escalação: Marcelo Lomba; Garcia, Luan, Naves e Vanderlan; Fabinho e Gabriel Menino; Luis Guilherme, Raphael Veiga e Jhon Jhon (Lázaro); Rony.

Escalação da Portuguesa

Na Lusa, o técnico Pintado pode promover a volta de Victor Andrade aos titulares – o ponteiro se recuperou de lesão e entrou no último jogo, contra o Botafogo – o treinador declarou que pode lhe dar mais ritmo de jogo.

Já Henrique Ceifador não vive um bom momento e vem ficando no banco, mas Pintado pode recorrer à sua experiência num dos jogos mais importantes do ano para a Lusa, que briga ao mesmo tempo para se classificar e para não ser rebaixada. Um possível time para a partida é Thomazella; Quintana, Robson e Patrick; Douglas Borel, Tauã, Dudu Miraíma e Eduardo Diniz; Giovanni Augusto; Luccas Paraízo (Henrique Ceifador) e Victor Andrade (Felipe Marques).

Números

  • Palmeiras e Portuguesa já se enfrentaram 265 vezes. A vantagem do Verdão é de 125 vitórias contra 67; houve ainda 73 empates;
  • O Verdão sofre quando enfrenta a Lusa no Canindé. Em 24 confrontos, foram apenas 6 vitórias verdes, contra 13 do time da casa, mais 5 empates;
  • As duas equipes já se enfrentaram 154 vezes pelo campeonato estadual. Foram 75 vitórias do Palmeiras, 34 vitórias da Portuguesa e 45 empates;
  • O Palmeiras já jogou no Canindé, contra qualquer adversário, 47 vezes: foram 17 vitórias e 17 derrotas, com 13 empates;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

Mesmo com a perspectiva de um mistão, na casa do adversário, o favoritismo do Palmeiras é grande. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 17 jogos no dia 28 de fevereiro e venceu 7 vezes, incluindo uma goleada sobre a própria Lusa em 1993, que embalou o time para a quebra do jejum. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Henrique Dourado

Henrique Ceifador
2014 e 2019

Eduardo

Eduardo Diniz
2010

Arbitragem

Árbitro Principal:
Thiago Luís Scarascati

Adriano de Assis Miranda

VAR:
Adriano de Assis Miranda

Previsão do tempo

Temperatura: 28°C
Chuva: 2,08mm
Vento: W – 17km/h
Umidade: 44%

Parpite

O misto quente do Palmeiras deve dar conta da Portuguesa, mesmo jogando no estádio deles. Rony estará muito inspirado e vai comandar a vitória do Verdão por 2 a 0, com dois gols do camisa 10, para 10.345 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!