Invicto no Palmeiras, Paulo Victor analisa goleada sobre o Oeste

Paulo Victor em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2021, na Arena da Baixada.
Fabio Menotti

Contratado em outubro, Paulo Victor Gomes acumula 21 jogos comandando o Sub-20 do Verdão, com 15 vitórias e seis empates

Na noite de quarta-feira, o Palmeiras duelou contra o Oeste pelas quartas-de-final da Copinha e goleou o adversário por 5 a 2. A postura do time contra a equipe de Itápolis Barueri foi a mesma dos duelos anteriores, diante do Atlético-GO e Internacional: pressionar bastante o adversário nos minutos iniciais para abrir vantagem no placar e controlar o restante do jogo.

Para o técnico Paulo Victor Gomes, que concedeu entrevista à TV Palmeiras/FAM após o jogo, essa forma de começar as partidas é fruto de “um trabalho que estamos fazendo nos últimos três meses”.

“Fizemos uma grande partida hoje, sobretudo no primeiro tempo, tivemos o controle das ações. Conseguimos colocar em prática tudo que treinamos e construímos o placar com 20 minutos”, acrescentou.

Se a etapa inicial do Palmeiras foi de muita intensidade, o segundo tempo foi de administração do resultado e alterações na equipe. De acordo com PV, diminuir o ritmo nos últimos 45 minutos de jogo era importante para refrescar os jogadores fisicamente e evitar suspensões.

“Na segunda etapa a gente aproveitou para tirar os jogadores que estão pendurados, além de poupar outros por conta da questão física. A sequência de jogos na Copinha é muito pesada e isso cobra um preço. Sofremos dois gols, algo que acaba sempre incomodando; gostamos da solidez defensiva, mas isso faz parte do processo. A gente precisa descansar agora, se preparar para o próximo adversário”, analisou.

Paulo Victor segue invicto no comando do Palmeiras

Paulo Victor durante partida entre Palmeiras e Ceará, válida pela trigésima oitava rodada, do Brasileirão 2021, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti

Contratado em outubro do ano passado para substituir Wesley Carvalho, PV segue sem perder no comando da equipe Sub-20 palmeirense. Até o momento, são 15 vitórias e seis empates, além do título do Campeonato Paulista da categoria.

“São 21 jogos desde a minha chegada, em outubro. Foram vários jogos em um curto espaço de tempo, são 21 partidas em 80 dias. De qualquer forma isso tem sido produtivo pela sequência de ideias, deles [os jogadores] se adaptarem aos jogos e a gente tem tirado proveito dessa maratona. Trabalhamos sempre em conjunto com os atletas, construímos juntos. Assim a gente suporta essa maratona e conseguimos apresentar um bom futebol e ter desempenho”, ressaltou.

O próximo desafio do treinador e do Verdão na Copinha será o clássico contra o SPFC. Valendo uma vaga para a final, as duas equipes se enfrentam no próximo sábado, às 19h, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo pelo SporTV e pela Rede Vida.

Endrick faz golaço, Palmeiras goleia Oeste e se classifica para as semifinais da Copinha

Endrick faz golaço, Palmeiras goleia Oeste e se classifica para as semifinais da Copinha.
Roberto Zacarias

Na próxima fase da Copinha, Palmeiras enfrentará o SPFC

Jogando na Arena Barueri, o Palmeiras goleou o Oeste na noite desta quarta-feira por 5 a 2 e avançou para as semifinais da Copa São de Futebol Junior. Os gols palmeirenses foram anotados por Giovani (2x), Gabriel Silva, Endrick e Pedro Bicalho; do lado adversário, Popó anotou dois tentos.

Com todo o elenco à disposição com exceção de Michel, lesionado, Paulo Victor escalou o Verdão com Mateus; Garcia, Naves (Ruan Santos), Lucas Freitas (Pedro Lima) e Vanderlan; Fabinho, Pedro Bicalho (Ian) e Jhonatan; Gabriel Silva (Kevin), Giovani (Vitinho) e Endrick (João Pedro).

O jogo:

Avassalador: o primeiro tempo do Palmeiras se resume a essa palavra. Repetindo a postura que teve diante do Atlético-GO e do Internacional, o Verdão foi para cima do Oeste e com 15 minutos de partida já ganhava por 3 a 0. Aos 3’, Gabriel Silva aproveitou rebote do goleiro e abriu o placar; aos 8, Giovani aproveitou cruzamento de Jhonatan e encheu o pé para fazer o segundo (primeiro gol do atacante na Copinha).

Palmeiras marcou cinco vezes e avançou às semifinais da Copinha.
Roberto Zacarias

Já aos 13’, Endrick anotou uma pintura e a Arena Barueri veio abaixo. O camisa 9 emendou uma puxeta da meia-lua e a bola encobriu o arqueiro adversário antes de entrar.

Ainda no primeiro tempo, Pedro Bicalho converteu uma cobrança de pênalti e fez o quarto gol palmeirense na noite. E o jogo só não foi para o intervalo com um placar mais elástico porque Giovani desperdiçou duas ótimas oportunidades.

A única chance do Oeste na etapa inicial ocorreu antes do placar ser alterado. O atacante Kauan, aos 2 minutos, apareceu livre na pequena área e, mesmo sem o goleiro à sua frente, mandou a bola para fora. Depois disso, a equipe da grande São Paulo não criou mais.

Na volta para o segundo tempo, o Oeste esboçou uma reação ao fazer seu primeiro gol no duelo, com Popó, aos 2 minutos. Entretanto, cinco minutos mais tarde, Giovani recebeu bom passe de Gabriel Silva e fez o quinto tento palmeirense.

Após o placar apontar 5 a 1, o jogo esfriou e PV realizou alterações para poupar os principais jogadores. Pelo Verdão, Gabriel Silva e João Pedro tiveram boas chances de marcar, mas não foram felizes em suas finalizações.

O Oeste conseguiu chegar ao seu segundo gol já na parte final do jogo: Popó aproveitou rebote de Mateus e concluiu a gol. Nos acréscimos, Kevin cobrou falta perigosa e quase fez o seu.

Palmeiras enfrenta o SPFC na próxima fase

Classificado para a semifinal da Copinha após sete anos, o Palmeiras enfrenta o SPFC, que venceu o Cruzeiro de virada por 2 a 1. Por ter feito melhor campanha, o adversário será o “mandante” da partida e poderá ter torcedores presentes no estádio. A torcida do Palmeiras não poderá comparecer, a exemplo do que já acontece em clássicos no profissional.

A Federação Paulista de Futebol definiu nesta madrugada o local e o horário da partida: sábado, às 19h, na Arena Barueri. Vale ressaltar que, para essa fase da competição, a FPF confirmou a presença do árbitro de vídeo (VAR).