Mais um para a lista do patrocínio: camisa pode render mais de R$ 270 milhões por ano ao Palmeiras

Apresentação do Grupo Fictor, novo patrocinador máster das categorias de base da S.E. Palmeiras, na Arena Barueri, em Barueri-SP
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Com novo patrocínio, Palmeiras pode ultrapassar R$ 270 milhões só com a camisa. Fictor Agro vai estampar sua logo nas costas dos times masculino e feminino, e será o máster nas categorias de base.

Na última quarta-feira (26), foi realizado um evento na Arena Barueri para apresentar a camisa do Palmeiras com o novo patrocínio da Fictor Agro. O Verdazzo já havia noticiado a chegada da empresa em fevereiro; a parceria foi agora oficialmente apresentada. A marca irá estampar as costas das camisas dos times masculino e feminino do clube.

Além disso, a Fictor será a patrocinadora máster nas categorias de base, já que, devido à legislação brasileira sobre o mercado de apostas, empresas desse setor, como a Sportingbet, não podem patrocinar equipes de categorias menores.

Valores de cada patrocínio:

  • Sportingbet: R$ 173 milhões (R$ 100 milhões fixos + R$ 73 milhões em variáveis);
  • Fictor: R$ 30 milhões (R$ 25 milhões fixos + R$ 5 milhões em variáveis);
  • Sil Fios e Cabos Elétricos: R$ 11 milhões + bônus não revelados;
  • Uniasselvi: R$ 8 milhões;
  • Puma: Depende de royalties das vendas ao público, expectativa é que gire em torno de R$ 50 milhões, entre fixo e variável.

Os contratos garantem ao Palmeiras uma receita fixa de R$ 144 milhões por temporada (sem contar a parte da Puma, não revelada). Somando os ganhos variáveis, a receita total tem potencial ultrapassar os R$ 270 milhões. Os valores foram divulgados por Everaldo Coelho, vice-presidente do clube e responsável pelo marketing alviverde.

“Se olharmos o padrão de todos os patrocinadores, somando fixo, variável e material esportivo, estamos alcançando R$ 270 milhões. Em quatro anos, isso equivale a mais de R$ 1 bilhão. Isso mostra a credibilidade do Palmeiras”, afirmou, esbanjando otimismo no ganho variável.

“Já demonstramos diversas vezes que estamos no caminho certo. No passado, implementamos o reconhecimento facial para combater o cambismo, que foi um sucesso inovador. Depois, fizemos o bid (concorrência) para placas de publicidade, evoluímos nos resultados e, em seguida, a renovação com o material esportivo. O bid para o patrocínio máster resultou no maior valor de patrocínio do futebol brasileiro, somando fixo e variável. Mas isso não é o mais importante”, concluiu o vice-presidente.

Mais grana! Palmeiras fecha novo patrocínio e Uniasselvi se junta ao Verdão

A presidente Leila Pereira, da SE Palmeiras, durante coletiva de imprensa, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a saída de Crefisa e FAM, Palmeiras fecha novo patrocínio com a Uniasselvi para a parte frontal do calção.

Na última sexta-feira (28), o Palmeiras anunciou mais uma importante parceria. O clube firmou contrato de quatro anos com a Uniasselvi, instituição de ensino superior que estampará a parte frontal dos calções dos uniformes, com presença nos materiais de jogo, treino e aquecimento dos times masculino, feminino e das categorias de base.

Novo patrocínio no calção do Palmeiras
Divulgação

Everaldo Coelho, vice-presidente e responsável pelo marketing do clube, comemorou a chegada do novo parceiro: “O Palmeiras está em busca de grandes instituições para as próximas temporadas, e este acordo com a Uniasselvi reforça, mais uma vez, nosso compromisso em escolher empresas sérias e que tragam benefícios à Família Palmeiras. Acredito que juntos, vamos marcar muitos golaços.”

Além do patrocínio, a parceria trará benefícios exclusivos para os sócios-torcedores. Aqueles que possuem o plano Avanti terão descontos especiais em cursos de Graduação, Pós-Graduação, Técnicos e Profissionalizantes oferecidos pela Uniasselvi, independentemente do polo ou sede. Para ter acesso aos benefícios, os sócios precisam estar com a mensalidade em dia.

Palmeiras fecha terceiro patrocínio de camisa; valor total fixo atinge R$ 136 milhões anuais

Apresentação da Sportingbet, novo patrocinador master da S.E. Palmeiras, no Parque Mirante-Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Novo acordo de patrocínio contempla as costas dos times masculino e feminino, além do máster das categorias de base.

De acordo com o portal Máquina do Esporte, o Palmeiras acertou seu terceiro patrocinador para a camisa do Verdão na temporada de 2025. Trata-se do grupo Fictor Agro, empresa de agronegócio que fechou um acordo de três anos com o Verdão, que receberá R$ 25 milhões por ano para estampar as costas da camisa dos times principais masculino e feminino.

O contrato entre o Verdão e a empresa de agronegócio possui uma cláusula de renovação por mais um ano após o fim dos três anos. Com esse novo patrocínio, o Palmeiras arrecadará R$ 136 milhões por ano com sua camisa, sendo R$ 100 milhões da Sportingbet, R$ 11 milhões da SIL e R$ 25 milhões do grupo Fictor Agro, perfazendo R$ 55 milhões fixos a mais que em 2024, quando o clube recebia cerca de R$ 81 milhões com os patrocínios da Crefisa e da FAM.

Considerando o valor do acordo com a Puma pelo fornecimento de material esportivo (R$ 50 milhões/ano), essa cifra atinge R$ 186 milhões.

Além das costas dos times masculino e feminino, a Fictor será a patrocinadora máster nas categorias de base, já que devido à legislação do mercado de apostas no Brasil, uma empresa do setor, como a Sportingbet, não pode patrocinar equipes de categorias menores.

Após o fim do contrato com a Crefisa e com a FAM, a presidente Leila Pereira afirmou que buscaria parceiros de qualidade e credibilidade para estampar a camisa do Maior Campeão do Brasil.

Palmeiras oficializa parceria com a Cimed até o final de 2024

Palmeiras oficializa parceria com a Cimed até o final de 2024.
Fabio Menotti

Anúncio ocorreu nesta terça-feira, na Sala de Troféus do Palmeiras; empresa estampará sua marca no time feminino, no futsal e em outras propriedades do marketing

Palmeiras e Cimed, indústria do ramo farmacêutico, firmaram parceria até o final de 2024. O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, na Sala de Troféus do Verdão, localizada no Allianz Parque.

Leila Pereira, presidente do Verdão, e João Adibe, CEO da Cimed, apresentaram a parceria e concederam entrevista coletiva. A Cimed irá estampar sua marca nas mangas da camisa do futebol feminino do Palmeiras, no peito dos times de base do futsal e em outras propriedades de marketing do clube.

A faixa de capitão dos atletas, tanto do time masculino quanto do feminino, será personalizada com o C da nova parceira e passarão a ser amarelas, em referência à identidade visual da empresa. A camisa da equipe masculina segue com exclusividade da Crefisa e da FAM (Faculdade das Américas).

“Inicia-se hoje uma nova parceria que irá fortalecer ainda mais a nossa marca. Sem investimento não fazemos nossa instituição mais forte”, destacou inicialmente, Leila Pereira, que prosseguiu falando da profissionalização do futebol feminino do Verdão.

“Não tínhamos parceiros. Para ter um time competitivo, precisa-se de investimento, dinheiro, e sem dúvida os valores serão destinados ao feminino. Não se faz futebol sem dinheiro. Não acredito no bom e barato. Temos um diretor de futebol que é de minha confiança, tem feito um trabalho sério”.

A Cimed estará presente também em todo o departamento médico do clube e nos dias de jogos, com a marca no carrinho de maca, na maca, na mala dos médicos e em squeezes. “Quando a gente fala de saúde, será um ambiente de Palmeiras e Cimed. Estamos entrando em um projeto que é um desafio muito grande”, iniciou Adibe.

“É importante deixar claro que não só do patrocínio da camisa o clube vive. Há várias propriedades a serem exploradas. Faremos um trabalho de branding, com itens exclusivos para os jogadores como mala, bolsa e necessaire customizadas. Futuros novos produtos serão desenvolvidos com o corpo médico do Palmeiras, como um eletrolítico de alto rendimento”, acrescentou.

Ainda de acordo com Adibe, outro ponto importante para o fechamento da parceria foi o processo de internacionalização da marca do Palmeiras, no qual a empresa farmacêutica pretende “explorar juntamente com o clube”. O valor do contrato não foi divulgado.

Confira na íntegra a coletiva de apresentação da parceria entre Palmeiras e Cimed:

Artigo: Aprimorando as Discussões sobre Patrocínio de Futebol

por Douglas Monaco*

Palmeiras e Crefisa anunciam contrato de patrocínioNas últimas semanas, a relação entre Palmeiras e CrefisaFAM tem gerado dois pólos de discussão na imprensa em geral: a questão do Fair Play Financeiro – que foi tema deste post do Verdazzo – e a recente “reformatação” da parceria, algo que, segundo o que se tem lido e ouvido, foi impulsionado por uma intervenção da Receita Federal do Brasil.

O fato é que, desde seu início em janeiro de 2015, a parceria é assunto frequente em programas esportivos e análises pela internet. Trata-se de comentários que, pretensamente, estão discutindo o tema “patrocínio do futebol”.

O problema é que tais discussões têm gerado muito blablablá e quase nada de conclusivo. No dizer de um saudoso e ilustríssimo PALESTRINO: “muito calor e pouca luz”, expressão comum nas, sempre aclaradoras, análises de Joelmir Beting ao longo de sua carreira.

Aproveitando o gancho das últimas semanas, o artigo anexo relata resultados de um estudo sobre patrocínio de futebol publicado em 2016 numa revista científica especializada em gestão esportiva. Os resultados são contraintuitivos e baseiam-se numa amostra de sete das maiores ligas europeias por um período de seis anos.

Muito mais do que enfatizar os resultados do estudo, o artigo visa propor mais rigor, mais formalismo e mais objetividade nas discussões sobre patrocínio de futebol. A esperança é que, aprimorando-se as análises, as conclusões sejam mais confiáveis e mais úteis.

Clique aqui para fazer o download do artigo completo.

*Douglas Monaco é leitor e padrinho do Verdazzo.

Este artigo foi publicado simultaneamente em inglês no único site possível com esse fim: Anything Palmeiras.