A realização da 29ª rodada do Brasileirão marcou também o final do terceiro quartil do campeonato, conforme a estrutura proposta em nosso tradicional exercício de planejamento de pontos. No início do campeonato, idealizamos a marca de 77 pontos como suficiente para chegar ao título. Para isso, deveríamos chegar, no fim do terceiro quartil, com 57 pontos, marca que foi cravada após o empate em Bragança Paulista.
Assim, para chegar aos 77 pontos, bastaria repetir a projeção feita ao final do segundo quartil, considerando que, naquela ocasião, ainda nutríamos esperanças de estarmos no páreo nas duas copas – algo que, sabemos, não se confirmou. Assim, chegar aos 77 pontos tende a ser menos difícil ainda.
Ocorre que o Botafogo do Rio acena com uma campanha forte, que talvez exija que a pontuação para chegar ao tricampeonato consecutivo seja um pouco maior que os 77 pontos imaginados antes do início da competição.
Palmeiras e Botafogo, com o Fortaleza correndo por fora, sugerem uma disputa ponto a ponto com o sarrafo elevado, fazendo com que o segundo colocado, e até o terceiro, terminem as 38 rodadas com mais de 74 pontos, algo inédito desde que foi instituído o formato de pontos corridos com 20 clubes.
Quarto quartil
Com três equipes disputando de forma tão acirrada o título, não adianta apenas “fazer sua parte” nestas nove rodadas finais. A projeção precisa levar em conta também o calendário dos outros dois competidores, a não ser que o Palmeiras consiga a absolutamente improvável façanha de vencer todos os nove jogos restantes.
Botafogo (60 pontos); Palmeiras (57) e Fortaleza (55) são os clubes que pleiteiam o troféu. O Flamengo vem a seguir com 51 e tem chances bem mais remotas. É claro que este modelo de campeonato permite que viradas espetaculares aconteçam; nossa torcida (e a do Botafogo) sabe muito bem disso. Ainda assim, vamos deixar o Flamengo de fora deste exercício, por questões práticas.
Rodada 30
O Fortaleza enfrenta o Atlético no dia 16 em casa, e deve vencer – até porque, o Galo estará com a cabeça nas copas (joga dia 19 pela Copa do Brasil e dia 22 pela Libertadores). O Botafogo deve vencer o Criciúma em casa.
Isso obriga o Palmeiras a vencer o Juventude em Caxias. O time gaúcho fez um jogo duríssimo contra o Vasco na última rodada e ainda briga contra o rebaixamento; é o oitavo melhor mandante – só perdeu duas vezes em casa. Será uma tarefa de campeão.
> Botafogo 63; Palmeiras 60; Fortaleza 58
Rodada 31
No primeiro confronto direto desta reta final, o Palmeiras precisa vencer o Fortaleza no Allianz Parque. Isto é inegociável, até porque, o Botafogo vai enfrentar o Bragantino fora de casa em partida encravada entre os dois confrontos contra o Peñarol. Deve tropeçar e é a chance do verdão voltar a encostar na tabela.
> Botafogo 64; Palmeiras 63; Fortaleza 58
Rodada 32
Os três times terão jogos imprevisíveis. O Fortaleza pega o Juventude, em Caxias, enquanto clássicos aguardam Palmeiras e Botafogo: Derby em Itaquera, e Clássico Alvinegro no Engenhão. Tudo pode acontecer nos três jogos. Vamos de empate nos três.
> Botafogo 65; Palmeiras 64; Fortaleza 59
Rodada 33
Aqui os três competidores devem vencer seus jogos, que não são exatamente fáceis: o Palmeiras enfrenta o Grêmio; o Botafogo pega o Cuiabá e o Fortaleza joga contra o Vasco, todos em casa. Quem vacilar, terá problemas.
> Botafogo 68; Palmeiras 67; Fortaleza 62
Rodada 34
Mais uma vez os três jogam fora de casa e o Palmeiras pega o adversário mais forte entre os três: o Bahia, quarto melhor mandante. O Fortaleza visita o desesperado Fluminense
O Botafogo pega o Atlético, e ambos podem ainda estar na disputa da Libertadores – ou só um deles, ou nenhum, o que torna o jogo uma total incógnita. O mais provável é que o Botafogo esteja classificado e o Galo, eliminado. Vamos de três empates, mais uma vez.
> Botafogo 69; Palmeiras 68; Fortaleza 63
Rodada 35
O Palmeiras viaja a Goiânia e deve vencer o já rebaixado CAG. O Botafogo recebe o Vitória e o Fortaleza enfrenta o Flamengo em casa, e ambos também devem vencer seus jogos.
> Botafogo 72; Palmeiras 71; Fortaleza 66
A três rodadas do fim, o Palmeiras não terá liderado nenhuma rodada do campeonato e a ansiedade de nossa torcida estará no topo. O Botafogo seguirá sustentando a liderança, mas a pressão pela disputa da Libertadores cobrará seu preço. “Quem manda querer ganhar tudo?”
Rodada 36
Chegaremos enfim ao grande confronto. O Verdão vai receber o Botafogo do Rio no Allianz Parque e tem que vencer, para assumir a ponta da tabela. A vitória do Palmeiras ainda vai alimentar as esperanças do Fortaleza, que deve vencer o Vitória em Salvador.
> Palmeiras 74; Botafogo 72; Fortaleza 69
Rodada 37
Rodada emocionante, com o Palmeiras enfrentando o Cruzeiro no Mineirão e o Botafogo enfrentando o Inter no Sul. Os adversários poderão estar brigando por vagas na Libertadores, têm camisa e não serão jogos fáceis – os dois vão tropeçar, na penúltima rodada, ainda dando sobrevida ao Fortaleza, que vai vencer o CAG e vai embolar a briga na última rodada.
> Palmeiras 75; Botafogo 73; Fortaleza 72
Rodada 38
O Verdão chega à rodada derradeira dependendo só de si e enfrenta o Fluminense, que pode ainda estar brigando contra o rebaixamento; o Botafogo vai vencer o São Paulo, que vai para o jogo com o sub-13; e o Fortaleza, mesmo vencendo o Inter, não terá como alcançar o Palmeiras, que vai ganhar do adversário e da arbitragem para garantir o tricampeonato seguido e o décimo-terceiro Brasileirão da História em mais uma tarde de festa no Allianz Parque em seus arredores.
> Palmeiras 78; Botafogo 76; Fortaleza 75
Esta projeção, obviamente, está cheia de furos; é muito mais um exercício de adivinhação. Não há muito como planejar deixar pontos na mesa numa situação como esta, tão apertada. Vai ganhar o campeonato quem vacilar menos; como vimos acima, há muitos jogos parelhos para os três times e todos os detalhes importam.
Nosso treinador vem pontuando há várias rodadas: o Palmeiras tem que pensar jogo a jogo e se preparar para vencer todos. Nem sempre será possível, como acabou de acontecer em Bragança. Mas os adversários também não vão levar tudo.
O que parece certo é que teremos um dos campeonatos mais emocionantes de todos os tempos nesta reta final. E o grande protagonista do futebol brasileiro, claro, está mais uma vez forte na disputa. VAMOS PALMEIRAS!