Weverton mira números de Marcos após renovar contrato

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Um dos líderes do elenco, Weverton vai completar 9 temporadas pelo clube ao final do novo vínculo

Seguindo a filosofia de manter os principais jogadores do elenco, o Palmeiras anunciou na noite de quinta-feira a extensão de contrato de Weverton até o final de 2026. O experiente arqueiro comemorou o acerto, agradeceu a confiança e também falou sobre a responsabilidade de ser o número um da meta palmeirense.

“A filosofia do clube de manter essa espinha dorsal, renovando com boa parte do elenco, traz valorização para cada atleta e mostra a importância de cada um. Agora, a responsabilidade também aumenta, de continuar trabalhando e dando o meu melhor para que eu possa entregar o meu máximo e ainda atingir muitas balizas a zero, que sempre é o meu objetivo”, disse.

“É um motivo de muita alegria ter esse reconhecimento por parte da presidente, do Anderson e do Abel. Isso mostra o quanto tem valido a pena todo o profissionalismo, entrega e renúncia. Mostra que estou no caminho certo e sou muito grato e feliz aqui, no lugar que sempre desejei estar. Os frutos disso são as conquistas dos últimos anos”, complementou.

O goleiro de 35 anos chegou ao Verdão em 2018, vindo do Athletico-PR. Caso cumpra o novo vínculo até o final, Weverton completará nove temporadas seguidas pelo Palmeiras. Ele vai superar Jailson, que passou oito temporadas (2014-2021) e ficar atrás de Marcos que atuou a carreira inteira no clube e se aposentou no fim de 2011.

“Mais do que nunca, a experiência vale muito no futebol. Temos um grupo que já enfrentou várias situações dentro daquilo que é muito bom e dentro daquilo que é muito ruim e, por incrível que pareça, aprendemos muito mais nas derrotas e nas frustrações. Já passamos por várias, onde tivemos de ter força para nos levantarmos, e isso nos motiva muito para continuar”, disse.

Weverton mira o topo

2022 e 2023 foram os anos que Weverton mais jogou pelo Palmeiras, com 62 e 68 jogos respectivamente. Se mantiver essa média até o fim do contrato, o camisa 21 deve alcançar os números de Marcos, que soma 533 partidas pelo clube e é o segundo entre os goleiros com mais jogos na História do clube. Atualmente, Weverton é o sexto colocado (335).

Top-10 goleiros com mais partidas pelo Palmeiras:

  1. º Leão – 621 jogos
  2. º Marcos – 533 jogos
  3. º Valdir de Morais – 481 jogos
  4. º Velloso – 458 jogos
  5. º Oberdan – 357 jogos
  6. º Weverton – 335 jogos
  7. º Sérgio – 333 jogos
  8. º Gilmar – 289 jogos
  9. º Fernando Prass – 274 jogos
  10. º Primo – 183 jogos

Recorde à vista: Palmeiras pode se tornar o time brasileiro com mais participações em semifinais de Libertadores

Palmeiras posa para foto oficial antes do jogo contra o Deportivo Pereira, durante primeira partida válida pelas quartas de final da Libertadores 2023, no Estádio Hernán Ramírez Villegas.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Se confirmar a classificação diante do Deportivo Pereira, o Palmeiras disputará pela 11ª vez a semifinais da competição

Após golear o Deportivo Pereira por 4 a 0, fora de casa, na ida das quartas de final da Libertadores, o Palmeiras recebe o time colombiano nesta quarta-feira, no Allianz Parque, para garantir a classificação para a próxima fase. A bola rola a partir das 21h30.

Time brasileiro que tem os melhores números na competição, o Verdão, se confirmar a classificação, será, isoladamente, a equipe do país com mais participações em semifinais (11 vezes), superando o Grêmio e o SPFC – atualmente, os três times dividem a primeira colocação com 10. Além disso, o Palmeiras pode chegar pelo quarto ano consecutivo a esta fase do torneio, feito que apenas o Santos, de Pelé, conseguiu entre os brasileiros (1962 a 1965).

Na história da Libertadores, o Palmeiras disputou a semifinal em: 1961, 1968, 1971, 1999, 2000, 2001, 2018, 2020, 2021 e 2022.

Na edição de 2023, o Palmeiras tem um aproveitamento de 81.5% dos pontos. Em nove jogos disputados, são sete vitórias, um empate e um revés, com 21 gols marcados e seis sofridos. O Verdão tem o melhor ataque do campeonato (21) e, entre os times que ainda seguem vivos, tem a defesa menos vazada (seis – empatado com o Fluminense).

Recordes do Palmeiras na Libertadores entre os times brasileiros:

  • Líder em títulos conquistados: 3 (ao lado de Santos, Grêmio, SPFC e Flamengo);
  • Líder em finais disputadas: 6 (ao lado do SPFC);
  • Líder em semifinais disputadas: 10 (ao lado de Grêmio e SPFC);
  • Líder em quartas de finais disputadas: 12 (ao lado do Grêmio);
  • Líder em participações: 23;
  • Líder em participações consecutivas: 8;
  • Líder em jogos disputados: 231;
  • Líder em vitórias: 132;
  • Líder em vitórias como mandante e visitante: 78 e 52;
  • Líder em gols marcados: 450;
  • Líder em gols marcados como mandante e visitante: 263 e 184.

Contra o Atlético-MG, Rony vai completar 200 jogos pelo Palmeiras

Rony e Gabriel Menino durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Artilheiro do clube na história da Libertadores, Rony será o 9º atleta do elenco a alcançar as 200 partidas pelo Verdão

Ao entrar em campo na quarta-feira, no duelo decisivo do Palmeiras contra o Atlético-MG pela Libertadores, Rony completará 200 jogos pelo clube. Dentre os atletas do atual elenco, o camisa 10 será o nono a atingir tal feito. Antes dele, chegaram à marca: Luan (232), Mayke (235), Raphael Veiga (246), Zé Rafael (252), Marcos Rocha e Gustavo Gómez (260), Weverton (312) e Dudu (440).

Rony vai alcançar a marca em um jogo de Libertadores, competição na qual é um dos maiores nomes do clube. Bicampeão, o atacante é o maior goleador do Palmeiras na história do torneio continental, com 20 gols anotados. Além disso, ele foi o artilheiro do time nas edições de 2020 (5 tentos), 2021 (6) e 2022 (7).

Contratado no começo de 2020 após se destacar pelo Athletico-PR, Rony demorou para engrenar no Palmeiras – o primeiro gol saiu depois de mais de 20 partidas de jejum. Com a chegada de Abel, o “Rústico” se consolidou na equipe ao mudar de posição, saindo da ponta e indo para o centro do ataque, e se tornou jogador de Seleção Brasileira.

Na lista de todos os atacantes que já passaram pelo Palmeiras, Rony é o 22º colocado em partidas disputadas e o 41º em gols marcados (58).

Confira outros feitos de Rony pelo Palmeiras:

Gustavo Gómez recebe homenagem por 250 jogos pelo Palmeiras

Gustavo Gómez recebe placa e camisa em homenagem aos 250 jogos pelo Palmeiras, entregue pelo vice presidente Paulo Buosi, após treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Gustavo Gómez completou a marca no duelo diante do Botafogo

O zagueiro Gustavo Gómez foi homenageado pelo Palmeiras após o treino de terça-feira pelos 250 jogos completados com a camisa do clube. A expressiva marca foi alcançada pelo atleta de 30 anos no último domingo, no duelo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.

Das mãos do vice-presidente Paulo Buosi, o camisa 15 recebeu uma placa e uma camisa comemorativa. “Muito feliz em chegar a essa marca de jogos. Agradeço a todos os funcionários, comissão, diretoria e torcida, que sempre estão aqui nos mandando força e apoiando”, disse Gómez.

No clube desde agosto de 2018, o paraguaio acumula títulos e feitos históricos pelo Palmeiras. Com 32 gols marcados, Gómez é o segundo maior zagueiro-artilheiro da história palmeirense, atrás somente de Luís Pereira. Além disso, é o estrangeiro com mais títulos (10), vitórias (153) e jogos (250) pelo Verdão.

“Muito feliz e muito grato por estar onde quero estar e fazer o que mais amo que é jogar futebol. Espero seguir com mais jogos e alcançando mais marcas importantes aqui no clube”, completou o capitão palmeirense, que em janeiro deste ano estendeu seu contrato com o Palmeiras até o fim de 2026.

Com o paraguaio entre os titulares, o Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Bolívar, no último jogo da fase de grupos da Libertadores. O duelo vale a liderança da chave e da classificação geral ao Verdão.

Confira a homenagem do Palmeiras a Gustavo Gómez:

Contra o Botafogo, Gustavo Gómez completará 250 jogos pelo Palmeiras

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Gustavo Gómez será o quarto jogador do elenco a chegar à marca de 250 jogos pelo clube

Titular absoluto e um dos líderes do elenco, Gustavo Gómez alcançará a expressiva marca de 250 jogos com a camisa do Palmeiras no duelo deste domingo, contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.

No clube desde 2018, quando foi contratado junto ao Milan, o paraguaio será o quarto jogador do elenco atual a chegar à marca. Dudu (434 partidas), Weverton (301) e Marcos Rocha (254) são os outros jogadores a terem completado 250 partidas pelo Verdão. O próximo da lista depois de Gómez é Zé Rafael, atualmente com 246 jogos.

Na lista dos zagueiros com mais jogos pelo Palmeiras na História, Gustavo Gómez ocupa a décima primeira posição, logo atrás de Vágner Bacharel (261). Completam o top-10: Márcio Alcântara (263), Toninho Cecílio (8º – 272), Carnera (7º – 304), Bianco Gambini (6º – 305), Alfredo Mostarda (5º – 312), Junqueira (4º – 338), Cléber (3º – 375), Luís Pereira (2º – 577) e Waldemar Carabina (1º – 598).

Já no ranking dos defensores-goleadores, o paraguaio é o segundo colocado com 32 gols, empatado com Loschiavo, e somente atrás de Luís Pereira, que balançou as redes por 36 vezes. Em relação a títulos, o jogador soma dez conquistas pelo Verdão, sendo o maior vencedor entre os zagueiros.

Nos 249 jogos disputados com a camisa palmeirense até o momento, Gómez foi titular em 246 oportunidades. Na temporada, o capitão soma 32 partidas (todas como titular), quatro gols e três assistências.

Confira outros feitos de Gustavo Gómez pelo Palmeiras