Kevin é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20; trio palmeirense não é liberado

Kevin comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Goiás, em partida válida pela semifinal da Copinha 2023, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Kevin se juntará a Pedro Lima, Michel e Kaique como os palmeirenses que estarão nos amistosos da seleção no mês de abril

Na noite de quinta-feira, o técnico Ramon Menezes confirmou a lista de jogadores que estarão com a Seleção Brasileira Sub-20 nos amistosos do mês de abril, que serão os últimos testes antes da disputa do Mundial de Clubes da categoria e que ocorrerão entre maio e junho deste ano.

Após Pedro Lima ter sido chamado no início da semana, outro atleta do Verdão foi convocado para compor a seleção: Kevin, que chegou a fazer parte do ciclo para a disputa do Sul-Americano Sub-20, disputado em janeiro na Colômbia.

Eleito o melhor jogador da última Copinha, o atacante entrou na lista de Ramon depois de outros jogadores não terem sido liberados por seus times, dentre eles os palmeirenses Endrick, Giovani e Luis Guilherme. Kaique e Michel, por outro lado, se apresentarão à seleção.

Ao todo, o técnico brasileiro realizou 13 mudanças em relação a lista inicial. O Brasil realizará três amistosos, na Espanha, entre os dias 15 e 27 de abril, contra Uzbequistão ou Senegal no dia 19, República Dominicana, no dia 22, e Iraque no dia 25. Nesse período, o Palmeiras disputará quatro partidas por três competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Com Kevin e mais 3 palmeirenses, confira a lista final da Seleção Brasileira Sub-20:

Goleiros:

  • Kaíque (Palmeiras)
  • Kauã Santos (Flamengo)
  • Kauê (SCCP)

Laterais:

  • Arthur (América -MG)
  • André Dhominique (Bahia)
  • Rikelme (Cuiabá)
  • Patryck (SPFC)

Zagueiros:

  • Ruan Santos (Cruzeiro)
  • Jean (Coritiba)
  • Beraldo (SPFC)
  • Michel (Palmeiras)

Meio campistas:

  • Kauê Pessanha (Botafogo)
  • Matheus Martins (Watford)
  • Ronald (Grêmio)
  • Ian Luccas (Cruzeiro)
  • Guilherme Biro (SCCP)
  • Bruninho (Red Bull Bragantino)
  • Pedro Lima (Palmeiras)

Atacantes:

  • Kevin (Palmeiras)
  • Giovane (SCCP)
  • Matheus Nascimento (Botafogo)
  • Marcos Leonardo (Santos)
  • Savinho (PSV)

Pedro Lima é convocado para os amistosos da Seleção Brasileira Sub-20

Pedro Lima durante partida do Palmeiras contra o Fortaleza, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Destaque do Sub-20, Pedro Lima havia sido chamado pela última vez no final do ano passado

O técnico Ramon Menezes, da Seleção Brasileira Sub-20, convocou mais quatro jogadores para os amistosos neste mês de abril. Dentre os novos convocados está o meio-campista Pedro Lima, um dos destaques da base do Palmeiras.

O palmeirense fez parte do ciclo de treinamentos para o Sul-Americano Sub-20, que aconteceu em janeiro deste ano, mas acabou não sendo chamado para a competição. Lembrado novamente por Ramon, o meia briga por uma vaga na Copa do Mundo da categoria, que tem início previsto para o mês que vem, ainda sem a confirmação do país-sede.

Além de Pedro Lima, foram chamados também os atacantes Matheus Martins, do Watford, Matheus Nascimento, do Botafogo, e Savinho, atualmente no PSV. Os jogadores se apresentarão à seleção no próximo dia 15.

O Brasil disputará três amistosos no período. O primeiro será contra Uzbequistão ou Senegal, no dia 19 de abril; em seguida, a seleção enfrenta a República Dominicana (22) e finaliza a preparação contra o Iraque (25).

Pedro Lima dentro; outras Crias da Academia fora

Pedro Lima foi o sexto palmeirense chamado por Ramon Menezes para os amistosos, sendo os outros Kaique, Michel, Luis Guilherme, Giovani e Endrick. Entretanto, os três últimos não devem ser liberados pela comissão técnica do Palmeiras. O clube entende que eles já estão inseridos no time profissional e serão desfalques importantes para Abel Ferreira – um ofício à CBF já foi enviado.

Endrick e Giovani haviam sido convocados para o Sul-Americano Sub-20 e não foram liberados pelo Palmeiras. Luis Guilherme e Kaique estiveram presentes no grupo campeão, enquanto Michel foi cortado da relação para a competição por conta de lesão.

Treinando com os profissionais, Luis Guilherme se espelha em Veiga e projeta parceria com Endrick

Luis Guilherme durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aos 17 anos, Luis Guilherme é considerado uma das principais promessas do clube

A ‘geração de 1 bilhão de reais’, assim denominada meses atrás pelo coordenador de base do Palmeiras, João Paulo Sampaio, vem aos poucos ganhando espaço na equipe principal do clube. Depois de Endrick e Giovani, consolidados na equipe de Abel Ferreira, quem vem treinando entre os profissionais com frequência nos últimos dias é Luis Guilherme, de 17 anos.

Multicampeão na base, Luis Guilherme é considerado a próxima grande revelação do clube. Em 2023, a ideia do Palmeiras é que o meia comece a transição para os profissionais, participando principalmente do grupo de apoio aos treinamentos do time principal. Ele ainda deve atuar nas competições de base.

Em conversa com a TV Palmeiras, na terça-feira, o jogador falou sobre o tempo com a equipe profissional do Verdão e projetou a parceria com Endrick.

Abel Ferreira e os jogadores Luis Guilherme e Pedro Lima, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Vem sendo uma experiência incrível. Acompanhava da arquibancada e agora estou podendo ter esse período de treino com eles. Cada dia aprendo com esses grandes jogadores e só tenho a evoluir e melhorar ao lado deles”, disse o jogador.

“O Endrick foi um dos que mais me ajudaram quando comecei a treinar com o profissional, um cara que eu admiro bastante. Temos amizade desde os 11 anos. Fico feliz por tudo que ele tem conquistado, só tenho a agradecer pela amizade. O futuro a Deus pertence, vou seguir treinando, evoluindo, para um dia estar no profissional jogando com ele e dando assistências”, complementa.

Canhoto de técnica apurada, Luis Guilherme tem como inspiração Raphael Veiga, convocado para a Seleção Brasileira na última semana e artilheiro do Palmeiras na temporada. “Me espelho bastante no Veiga. Desde que ele chegou, eu já o acompanhava. Um cara com características parecidas com as minhas, é um ídolo para mim aqui dentro e espero fazer aqui as coisas que ele faz, ajudar o Palmeiras”, declara.

Luis Guilherme comenta título pela Seleção Brasileira Sub-20

Na campanha do bicampeonato da Copinha conquistado pelo Palmeiras, Luis Guilherme foi a campo apenas na estreia por conta da convocação à Seleção Brasileira Sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria. No fim, o time brasileiro se sagrou campeão e conquistou a vaga para o Mundial, que será disputado entre maio e junho deste ano.

“Fiquei feliz por essa oportunidade de ter representado a Seleção. Com 16 anos, disputei uma competição tão importante como o Sul-Americano Sub-20. O primeiro objetivo era classificar para o Mundial e o segundo era o título. Graças a Deus, conseguimos. Não esperava ser convocado, mas fiquei muito feliz. Eu foco no agora. A cada dia vou treinando, evoluindo para poder representar o Brasil em um campeonato importante como o Mundial”, concluiu.

Luis participou de cinco partidas do Sul-Americano, sendo titular em duas oportunidades, e contribuindo com uma assistência.

Luis Guilherme é convocado pela seleção Sub-20 e está fora da Copinha

Luis Guilherme em ação pelo Palmeiras na estreia da Copinha.
Fabio Menotti

Luis Guilherme é o terceiro jogador do Palmeiras convocado para o torneio Sul-Americano Sub-20

O Palmeiras não poderá contar mais com a presença de Luis Guilherme na Copinha. O meia-atacante, de 16 anos, foi convocado na noite de quarta-feira pela Seleção Brasileira Sub-20 para a disputa do torneio Sul-Americano da categoria, que acontecerá na Colômbia, entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro.

O camisa 10 palmeirense foi titular do jogo de estreia do Verdão na Copa São Paulo, na vitória por 2 a 0 sobre a Juazeirense, e se despediu dos companheiros em São José do Rio Preto – a delegação brasileira se apresenta à Granja Comary nesta quinta-feira.

”Obviamente eu gostaria de disputar a Copinha até o fim e ajudar o Palmeiras na busca pelo bicampeonato, mas me sinto muito honrado pela convocação. Seguirei acompanhando todos os passos do Palmeiras na Copinha, torcendo de longe”, disse o atleta sobre a convocação.

O Palmeiras volta a campo na noite desta sexta-feira para enfrentar o América-SP, no segundo jogo da primeira fase. Sem Luis Guilherme, o técnico Paulo Victor tem como opções para substituí-lo: Estêvão, Edney, Allan, Kauan Santos, Thalys e Carlos Matheus.

Luis Guilherme será o 3º representante palmeirense

Luis Guilherme será o terceiro jogador do Verdão a integrar a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20. O zagueiro Michel, que estava inscrito na Copinha e também foi cortado de última hora, e o goleiro Kaique são os outros representantes do Palmeiras.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru. A estreia será diante dos peruanos, no dia 19 de janeiro, às 19h de Brasília.

Kaique e Pedro Lima são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Kaique e Pedro Lima são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20.
Reprodução

Meio-campista de destaque no Palmeiras, Pedro Lima foi chamado à seleção pela primeira vez

No último final de semana, o técnico Ramon Menezes, da Seleção Brasileira Sub-20, convocou 23 jogadores para dois amistosos contra o Chile, que acontecem nos dias 17 e 20 de novembro, na capital chilena, em preparação ao Torneio Sul-Americano Sub-20 de 2023.

Campeões Brasileiros da categoria pelo Palmeiras, o goleiro Kaique e o meio-campista Pedro Lima foram chamados pelo comandante. O arqueiro, que ganhou a titularidade no clube após a saída de Mateus a Portugal, vem sendo convocado com frequência para a seleção, enquanto o meia ganhou a primeira chance.

Lima, como é chamado por Paulo Victor, assumiu o meio-campo do Sub-20 do Verdão na atual temporada e se consolidou como um dos principais jogadores da equipe. Aos 19 anos, o atleta disputou 34 partidas em 2022, com sete gols marcados e quatro assistências.

Com Pedro Lima, lista de palmeirenses convocados aumenta

Pedro Lima foi o terceiro atleta do Palmeiras chamado pela Seleção Sub-20 em 2022 – antes dele, Kaique e Giovani foram convocados. Pelo Sub-17, nove jogadores já apareceram nas listas: Cesar, Kauan Firmo, Inacio, Vitor Reis, Fellipe Jack, Figueiredo, Luis Guilherme e Endrick.

O Palmeiras foi o time brasileiro que mais cedeu jovens para a Seleção nos últimos cinco anos. Em 2017, primeiro ano da lista, foram 18 nomes no total; em 2018, foram 29, enquanto 17 atletas foram lembrados no ano seguinte. Em 2020 e em 2021, mesmo com a pandemia, o Verdão teve, respectivamente, 13 e 14 garotos chamados para atividades com as Seleções Brasileiras de base.