Jogamos como sempre, perdemos como nunca

base sub17
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

A base do Palmeiras passou por um fim de semana incomum nos últimos anos. O time sub-17 foi derrotado pelo Fluminense na final da Copa do Brasil, no Allianz Parque; o sub-20 foi eliminado nas quartas-de-final do Campeonato Paulista ao perder para o Novorizontino. Duas eliminações em campeonatos importantes em menos de 48 horas.

Com mais de 8 mil pessoas apoiando, o time sub-17 foi surpreendido na sexta-feira pelo Fluminense, que apostou nos contra-ataques e encaixou dois, contando com falhas individuais de nosso sistema defensivo. O Palmeiras dominou todo o jogo e o goleiro do time carioca foi uma das grandes figuras do jogo, ao lado de seu camisa 10, que viveu uma noite muito inspirada.

o time sub-20, depois de empatar em casa por 1 a 1, acabou vencido ontem pelo Novorizontino por 1 a 0. O time do interior contou com muita sorte, já que o Palmeiras alvejou a trave adversária algumas vezes, desperdiçou um pênalti e ainda teve outro pênalti sonegado pela arbitragem. No último lance, Benedetti tocou a bola para o gol mas do nada apareceu uma botina adversária para salvar o lance em cima da risca.

É importante mencionar que o time sub-20 conquistou recentemente o Brasileirão, segue no mata-mata da Copa do Brasil, onde venceu o jogo de ida pelas quartas-de-final contra o Cruzeiro dando um baile, macetando o adversário, e tem quase o time todo em ótimas condições de serem promovidos ao elenco principal. O time-base, com Deivid; Gilberto, Benedetti, Robson e Arthur; Coutinho, Patrick, Riquelme Fillipi e Allan; Thalys e Luighi, é muito forte – o que não impede que tropeços aconteçam. O Novorizontino também teve seus méritos e é bom lembrar que é um time que só foi derrotado este ano uma vez.

O sub-17, que poderia contar com Estêvão, também tem vários talentos em fase de lapidação. O ano de 2024 foi um raro ponto da curva em que não houve conquistas, mas é impossível não enxergar muito potencial no goleiro Kauan Lima, no lateral Luis Saboia, nos meio-campistas Djhordney, Felipe Goto e Erick Belé e nos atacantes Murilo Dourado e Antônio Marcos.

Tanto o Fluminense quanto o Novorizontino mereceram passar por nossos times. É preciso apelar para os chavões que “futebol tem dessas coisas”, “não vamos ganhar todas”, ou brincar com a inversão em “jogamos como sempre, perdemos como nunca”. É sempre bom para a formação acostumar os atletas jovens às vitórias; por outro lado, as derrotas moldam o caráter. Sempre há lições para serem aprendidas nesta etapa de suas carreiras.

Base precisa de ajustes no calendário

Não dá para ignorar que os calendários da base, se ainda não estão tão inchados como o do profissional, já demonstram precisar de melhorias, já que os funis dos estaduais estão encavalando com os das competições promovidas pela CBF. Nossos times sub-17 e sub-20 estão em ritmo alucinante há algumas semanas; se a idade, por um lado, facilita no aspecto físico, por outro exige demais da estrutura mental dos meninos, que acabam se desgastando precocemente. Todo aprendizado tem seu ritmo e seu limite.

O primeiro semestre passa meses com finais de semana ociosos. Cabe à Federação Paulista de Futebol atentar para este problema e ajustar seu calendário, a não ser que a intenção seja exatamente a de dificultar o avanço no Estadual para os times que chegam às fases decisivas da Copa e do Brasileirão, numa espécie de processo de “redistribuição” de taças ou uma versão base do infame “Quem manda querer ganhar tudo?”. Seria ridículo.

As redes sociais, sempre elas

Por fim, cabe uma observação aos torcedores que não pouparam nossos meninos de críticas pesadas após os reveses do fim-de-semana através das redes sociais. Mais uma vez, pessoas que precisam das vitórias do Palmeiras para serem vencedores em alguma coisa, já que em suas próprias vidas não conseguem nada, descarregam suas frustrações em quem defende nossa camisa. Mas, desta vez, apontam seus estilingues para garotos em desenvolvimento.

Um dos argumentos que esses predadores virtuais usam para justificar seus atos é que os jogadores ganham muito dinheiro e que isso justificaria o peso nas cobranças. O que cai por terra quando estamos falando de futebol de base.

É verdade que esses meninos, mesmo em seus primeiros contratos, já podem até estarem ganhando mais do que os revoltossauros da Enzolândia, mas vomitar cobranças de forma covarde em meninos, que representam uma estrutura que é um dos pilares do sucesso atual de nosso clube, passa um pouco de qualquer limite. Tomem vergonha!

Palmeiras aplica virada histórica sobre o Corinthians no Paulista Sub-20

Daniel cobra pênalti para decretar a vitória do Palmeiras sobre o Corinthians, em partida válida pela volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras marcou no último lance e garantiu a vaga na semifinal do estadual da categoria

“Lutem sem parar” ou “o Palmeiras é o time da virada”, você pode ter o seu trecho favorito dos cânticos da torcida do Palmeiras, mas é o fato é que ambas representam bem a vitória e a classificação do Verdão sobre o Corinthians, na manhã deste domingo, para a semifinal do Campeonato Paulista Sub-20.

As Crias da Academia, que haviam empatado o jogo de ida em 1 a 1 na Fazendinha, saíram atrás no placar no Bruno José Daniel, mas buscaram a virada histórica no segundo tempo. Primeiro, o artilheiro Thalys empatou – e “dedicou” o gol ao goleiro adversário (veja abaixo); depois, Daniel, de pênalti, virou na última bola da partida após pressão absurda do Verdão em todo o segundo tempo. O rival não aguentou o resultado e jogadores e membros da comissão técnica partiram covardemente para cima do árbitro.

Significado especial

A vitória do Palmeiras no Derby deste domingo representa mais que a classificação e a sequência para a busca do bicampeonato; representa também o triunfo do trabalho e da seriedade, que superou a cera, a provocação e o antijogo do adversário, algo intrínseco nas raízes do rival e que foi liberado pela arbitragem. Para fechar com chave de ouro, a vitória do Palmeiras mantém o longo tabu palmeirense de não saber o que é perder para o rival na categoria desde 2019.

campeã do Brasileiro Sub-20, a equipe comandada por Lucas Andrade mostra um conjunto organizado e que, apesar das adversidades, não se desesperou em campo. Se não há um “jogador geracional” no elenco, há atletas de mais uma safra sólida de jogadores, assim como Fabinho, Naves, Vanderlan e Gabriel Menino, que alimentarão o profissional.

Na semifinal, o Palmeiras enfrentará o Novorizontino, em datas e horários a serem definidos pela Federação Paulista de Futebol.

Falando do artilheiro…

Autor do primeiro gol palmeirense na partida, Thalys chegou a incrível marca de 30 gols na temporada pelo Sub-20, em 38 jogos. O camisa 9 era meia central na origem, mas mudou de posição e se tornou um dos destaques do Palmeiras.

Nascido em 2005, o atacante tem mais um ano de Sub-20 pela frente, mas as chances no profissional são cada vez mais reais. Ele ainda não foi utilizado por Abel Ferreira, mas já foi citado e elogiado pelo treinador em entrevistas coletivas.

Veja os gols do Palmeiras:

Centroavante decide e Palmeiras larga em vantagem nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20

Centroavante decide e Palmeiras larga em vantagem nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20.
Luis Lisbôa/Coritiba

Fora de casa, o Palmeiras derrotou o Coritiba por 3 a 2

O Palmeiras saiu na frente do Coritiba no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Jogando no Couto Pereira, nesta quinta-feira, o Verdão derrotou o adversário por 3 a 2 – a partida não teve transmissão.

O grande nome palmeirense do duelo foi o atacante Luighi, que começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo para marcar duas vezes. Thalys também foi às redes, no primeiro tempo.

O placar da partida foi aberto pelo Coritiba, de pênalti, aos 36 minutos, porém Thalys não deixou o Verdão ir para o intervalo em desvantagem e empatou nos acréscimos da primeira etapa. No segundo tempo, Luighi virou aos 30’, mas os paranaenses igualaram cinco minutos mais tarde. A três minutos do fim, o camisa 19 recolocou o Palmeiras na frente e garantiu a vitória.

Escalação do Palmeiras: Deivid; Gilberto (Edney), Robson (Diogo), Benedetti (Gabriel Vareta) e Arthur; Rafael Coutinho, Patrick e Allan; Thalys (Figueiredo), Daniel (Luighi) e Riquelme Fillipi (Sorriso). Técnico: Lucas Andrade.

A partida de volta acontece na quarta-feira da semana que vem (23), em Santo André, no estádio Bruno José Daniel, às 15h.

Além da Copa do Brasil, o time Sub-20 do Palmeiras disputa o mata-mata do Campeonato Paulista. Depois de empatar por 1 a 1 com o Corinthians no jogo de ida das quartas, na Fazendinha, o Verdão encara o rival no domingo (20), às 10h, também no estádio Bruno José Daniel.

Campanha do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-20:

– Primeira fase

– Oitavas

  • 17/10: Coritiba 2 x 3 Palmeiras – Couto Pereira
    Gols: Thalys e Luighi (2)
  • 23/10 – 15h: Palmeiras x Coritiba – Bruno José Daniel

O que vem por aí: Palmeiras segue semana de preparação no profissional; base tem jogos decisivos

Raphael Veiga, Thiago e Lázaro durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Chegando na reta final da temporada, Palmeiras briga por títulos tanto na base quanto no principal

O Palmeiras entra na última semana de preparação antes do duelo contra o Juventude com folga de dois dias aos jogadores e comissão técnica. A reapresentação palmeirense acontecerá na terça-feira, no período da tarde.

Para o duelo em Caxias do Sul, Abel Ferreira contará com quase todo o elenco à disposição. Mayke se recuperou; Estêvão e Marcos Rocha recuperaram totalmente a parte física. Do outro lado, os desfalques por lesão serão Bruno Rodrigues, Piquerez e Mauricio, que machucou o joelho no final da semana passada.

Gustavo Gómez, Richard Ríos e Weverton, convocados por suas seleções, devem retornar ao clube no meio da semana e não serão problemas para o jogo contra o Juventude. Suspenso, Gabriel Menino também está fora da partida.

Sem Mauricio, mas com Estêvão, Abel deve voltar a formar o ataque titular do Palmeiras com Estêvão, Raphael Veiga e Felipe Anderson, com Flaco no comando de ataque. O treinador também ganhou o importante retorno de Dudu, que entrou bem nas últimas duas partidas.

O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileirão, com 57 pontos. Nesta rodada, enquanto a equipe palmeirense enfrenta o Juventude fora de casa, no domingo (20), o Botafogo, líder, terá o Criciúma pela frente, no Rio de Janeiro, na sexta-feira (18).

Categorias de base do Palmeiras

Enquanto o profissional se prepara para a reta final do Brasileirão, a base do Palmeiras segue nos mata-matas nas categorias mais importantes. O Sub-20, atual campeão nacional, jogará as oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Coritiba, e a partida de volta das quartas do Paulistão, diante do Corinthians.

O Sub-17, fora do Campeonato Paulista, terá apenas uma semana cheia de trabalho, voltando aos gramados apenas no dia 22, na semi do Brasileirão da categoria, frente ao Botafogo (a equipe venceu a ida por 1 a 0, no Rio de Janeiro). Já o Sub-15 busca a vaga na final do Paulista no sábado, contra o Ituano.

Confira os jogos:

Sub-20:

  • 17/10 | 15:00 – Coritiba x Palmeiras – Copa do Brasil – (ida) oitavas de final
  • 20/10 | 10:00 – Palmeiras x Corinthians – Paulistão – (volta) quartas de final (empate em 1 a 1 na ida)

Sub-15:

  • 19/10 | 09:00 – Palmeiras x Ituano – Paulistão – (volta) semifinal (goleada por 7 a 0 na ida)

Feminino

Já o futebol feminino do Palmeiras segue sem jogos até o começo de novembro. As Palestrinas seguem treinando para o início das semifinais do Campeonato Paulista. No dia 2 do mês que vem, elas enfrentam a Ferroviária no jogo de ida, em Araraquara.

Palmeiras pressiona e busca o empate com o SCCP na ida das quartas do Paulista Sub-20

Atletas do Sub-20 comemoram gol em partida pelo Palmeiras contra o Corinthians, válida pela ida das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20, no Parque São Jorge, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Riquelme Fillipi anotou o tento do Palmeiras na Fazendinha

No primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20, o Palmeiras ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians, em jogo disputado na tarde deste sábado, na Fazendinha.

O Verdão saiu atrás do placar no primeiro tempo, mas buscou o empate no segundo graças ao gol de cabeça de Riquelme Fillipi. (Veja abaixo). A equipe comandada por Lucas Andrade ainda acertou três vezes o travessão do goleiro rival, todas na etapa final.

A partida de volta, com mando do Palmeiras, acontece no domingo que vem (20), às 10h, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Além do Campeonato Paulista, o Palmeiras, atual campeão Brasileiro da categoria, disputa a Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, a equipe encara o Coritiba, no Couto Pereira, no jogo de ida das oitavas de final.

O Palmeiras soma 23 jogos disputados no Paulista Sub-20. Ao todo, são 17 vitórias, cinco empates e uma derrota. Daniel, com 12 bolas na rede, é o artilheiro do time.

Escalação do Palmeiras: Deivid; Gilberto, Gabriel Vareta, Diogo (Figueiredo) e André Lucas (Ramon); Robson, Rafael Coutinho e Allan (David); Riquelme Fillipi (Giulio), Agner (Daniel) e Sorriso (Edney).

Veja o gol do Palmeiras: