Palmeiras vence Ceará na última rodada do Brasileirão Sub-20 e termina primeira fase em 2º lugar

Partida entre Palmeiras e Ceará, válida pela décima nona rodada da primeira fase do Campeonado Brasileiro Sub-20, no Allianz Parque.
Fabio Menotti

Nas quartas-de-final do Brasileirão Sub-20, o Palmeiras terá pela frente o Internacional

O Sub-20 do Palmeiras entrou em campo na tarde desta terça-feira, no Allianz Parque, para enfrentar o Ceará, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e venceu o adversário por 4 a 2. Os gols do Verdão foram anotados por Miguel (duas vezes), Gabriel Silva e Robinho.

O Palmeiras já havia garantido a classificação antecipada para o mata-mata na rodada anterior, quando bateu o Vasco por 4 a 1. Com a vitória sobre o Ceará, a equipe terminou a primeira fase na segunda colocação, com 38 pontos em 19 rodadas (11 vitórias, cinco empates e três derrotas).

O jogo:

Gilmey Aymberê levou a campo o Palmeiras com: Kaique; Davi, Talisca, Michel e Ian; Miguel, Vitinho e Jhonatan; Vitor Hugo, Marino e Gabriel Silva.

Invicto no Allianz Parque, o Verdão começou a partida dominando as ações e pressionando o Ceará. Logo aos 6 minutos, Gabriel Silva cobrou escanteio e Miguel subiu mais que todo mundo para fazer o 1 a 0. O segundo gol não demorou para sair. Desta vez, foi a vez de Miguel achar Gabriel Silva no meio da zaga cearense; o camisa 9 dominou, deu lindo chapéu no goleiro e, com o gol vazio, fez o 2 a 0 aos 12 minutos.

Mesmo abrindo uma vantagem de dois gols em menos de 15 minutos, o Palmeiras continuou em cima do Ceará e empilhou chances perdidas. O adversário, mesmo não criando dificuldades à zaga palmeirense, conseguiu descontar aos 27 minutos, com Kadu.

O gol não mudou em nada o cenário da partida e o Verdão manteve a superioridade. Antes do fim do primeiro tempo, Miguel recebeu de Vitinho e acertou um forte chute rasteiro para fazer o seu segundo tento no duelo e o terceiro do Palmeiras. Aos 46 minutos, a árbitra Marianna Nanni Batalha apitou o fim da primeira parte, com o placar apontando 3 a 1.

No segundo tempo, Aymberê promoveu seis mudanças: entraram Robinho, Lucas Freitas, Victor Henrique, Marino, Davi e Caio Cunha; saíram Vitor Hugo, Gabriel Sisva, Talisca, Fabinho, Lucas Sena e Miguel.

Partida entre Palmeiras e Ceará, válida pela décima nona rodada da primeira fase do Campeonado Brasileiro Sub-20, no Allianz Parque.
Fabio Menotti

Durante toda a etapa final, o Palmeiras continuou criando, roubou muitas bolas no campo de ataque e, no último minuto, fez o quarto gol com Robinho, que fez seu primeiro jogo após um período machucado.

Já o Ceará, apesar da pouca presença ofensiva, conseguiu fazer o seu segundo gol no jogo com Romarinho cobrando pênalti, aos 8 minutos.

Com a vitória por 4 a 2, além de garantir a segunda colocação na tabela de classificação, o Palmeiras também manteve a sua invencibilidade jogando no Allianz Parque; ao todo, foram 10 jogos, com oito vitórias e dois empates.

Palmeiras enfrentará o Internacional nas quartas-de-final do Brasileirão Sub-20

Nas quartas-de-final, o Palmeiras enfrentará o Internacional, que terminou na sétima colocação. As duas equipes se enfrentaram na quarta rodada da primeira fase e o Verdão, mesmo atuando fora de casa, venceu o jogo por 3 a 1.

O primeiro confronto acontecerá em Porto Alegre. Por ter tido uma campanha melhor, o Palmeiras fará o jogo decisivo no Allianz Parque. As datas e os horários dos jogos serão definidos pela CBF nos próximos dias.

Antes de começar a disputa pela vaga nas semifinais, no entanto, o Verdão tem um compromisso pela segunda fase do Campeonato Paulista da categoria na próxima sexta-feira, às 15. O duelo será contra o VOCEM, no estádio Antônio Viana da Silva, em Assis/SP.

Pelo Paulista Sub-20, Palmeiras goleia ECUS por 9 a 1 e garante a liderança do grupo na primeira fase

Atletas do Sub-20 comemoram a vitória de 9x1 sobre o ECUS pela 10ª rodada do Paulista Sub-20, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos.
Fabio Menotti

Na segunda fase, a equipe Sub-20 do Palmeiras estará no Grupo 16 ao lado de Itapirense, Audax e VOCEM

Classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista, o Sub-20 do Palmeiras entrou em campo na tarde desta quinta-feira, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, pela última rodada da fase de grupos, para enfrentar o ECUS. Com grande atuação coletiva, a equipe goleou o adversário por 9 a 1; os gols do Verdão foram anotados por: Talisca, Pedro Bicalho, Vitinho, Caio Cunha, Vitor Hugo e Bruno Menezes (quatro vezes).

A vitória garantiu o Palmeiras na liderança do grupo 8, com 24 pontos ganhos. Na primeira fase, a campanha do clube foi de 8 vitórias e duas derrotas.

Paulista Sub-20, 10ª rodada: O jogo

Gilmey Aymberê levou a campo o Palmeiras com Natan; Davi, Talisca, Kaylan e Ian; Vitinho, Pedro Bicalho e Caio Cunha; Luan, Vitor Hugo e Victor Henrique.

Superior à equipe de Suzano, o Palmeiras abriu o marcador logo no primeiro minuto de jogo, com Talisca, que aproveitou um bate e rebate dentro da área. Dez minutos mais tarde, o zagueiro Kaylan fez um belo lançamento para Pedro Bicalho; o meio-campista dominou e tocou por baixo do goleiro Ruan para fazer o 2 a 0.

Nos minutos seguintes o cenário do jogo continuou parecido, com o time do ECUS tendo muita dificuldade para conseguir trocar passes seguidos. Aos 30 minutos, Vitinho recebeu de Victor Henrique e marcou o terceiro do Palmeiras. E o primeiro tempo acabou em 3 a 0.

Para o segundo tempo, Gilmey promoveu seis alterações: saíram Pedro Bicalho, Vitinho, Luan, Kaylan, Davi e Vitor Hugo; entraram Fubá, Peu, Bruno Menezes, Pedro Lima, Ruan Santos e Lucas Sena.

Mesmo com o placar construído e a vitória praticamente garantida, o Palmeiras manteve a pressão e, aos 4 minutos, transformou o jogo em goleada. Caio Cunha, de falta, fez o quarto gol. Um minuto depois, Vitor Hugo, minutos antes de ser substituído, fez bela jogada individual e anotou o quinto tento palmeirense da tarde.

A situação que já era ruim para a equipe suzanense, ficou ainda mais complicada aos 6 minutos, quando o lateral-esquerdo Breno foi expulso após levar o segundo cartão amarelo. Em uma linda cobrança de falta, Gabriel, centroavante do ECUS, descontou para os visitantes.

Depois do gol adversário, Bruno Menezes chamou o jogo para si e foi às redes três vezes em menos de dez minutos (aos 24’, 31’ e 33’).

Avassalador, Menezes marcou seu quarto gol da tarde aos 39 minutos e decretou a vitória palmeirense por 9 a 1. O meia-atacante chegou ao seu 12º gol na competição, disparado o artilheiro da equipe na competição. 

Na segunda-fase, o Palmeiras jogará contra Itapirense, Audax e VOCEM

Na segunda fase do Paulista Sub-20, o Palmeiras estará presente no Grupo 16, ao lado do Itapirense, Audax e VOCEM.

Nesta etapa, o regulamento da competição prevê confrontos das equipes que estão na mesma chave em turno e returno; os dois melhores colocados se classificam às oitavas-de-final.

Sendo assim, o próximo duelo do Palmeiras no estadual Sub-20 será na próxima quinta-feira, com horário e adversários a serem confirmados pela FPF. Antes disso, no entanto, a equipe jogará contra o Ceará, na próxima terça-feira, às 15h15, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro.

Abel relaciona atletas do Sub-20 para o jogo contra o América-MG

Mateus do Sub-20 do Palmeiras, durante treino com o elenco profissional, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Entre os relacionados, o Verdão terá os garotos do Sub-20: Mateus Oliveira, Gustavo Garcia e Michel

Na noite desta quarta-feira, o Palmeiras visita o América-MG em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, e em busca da reabilitação na competição após dois jogos sem vitória.

Para este confronto, o técnico Abel Ferreira não poderá com jogadores importantes como Weverton, Gustavo Gómez e Piquerez, que estão servindo suas seleções, além de Marcos Rocha, machucado, e William, dispensado do duelo por problemas pessoais.

Sendo assim, a comissão técnica optou por relacionar três jogadores do Sub-20: Mateus Oliveira (goleiro), Gustavo Garcia (lateral-direito) e Michel (zagueiro).

‘Mateusão’, como é conhecido, tem 1.99m de altura e é o arqueiro titular do Sub-20. Em 2021, disputou 19 jogos pela categoria. Mateus treina com frequência ao lado dos profissionais e já foi convocado para seis jogos do time principal.

Destaque na base, o goleiro, que chegou ao Verdão em 2016, conquistou o Mundial, Copa do Brasil e Campeonato Paulista Sub-17.

Destaques no Sub-20, Garcia e Michel já atuaram no profissional

Diferentemente de Mateus, os outros dois garotos, Garcia e Michel, já atuaram pela equipe profissional. No Palmeiras desde 2014, quando chegou para jogar no futsal do clube, Garcia foi aproveitado pela comissão técnica no Campeonato Paulista deste ano. Ao todo, foram oito jogos disputados.

Já o zagueiro Michel, há pouco mais de dois anos no Verdão, foi a campo duas vezes pelo time principal, contra a Ponte Preta, última rodada da primeira fase do Paulistão, e também no primeiro jogo contra o CRB, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Em dezembro do ano passado, Michel marcou o gol de empate do Palmeiras na final do Paulista Sub-20 contra o SCCP. O tento fez o duelo ir para os pênaltis e, nas cobranças, o Verdão sagrou-se tetracampeão do estadual.

Após empate na Libertadores, Palmeiras realiza treino focado no Derby

Willian, Jhonatan e Gabriel Menino, durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O treino contou com a presença de diversos jogadores do Sub-20

Depois de empatar em 0 a 0 com o Atlético-MG pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, o Palmeiras se reapresentou hoje de manhã na Academia de Futebol e iniciou a preparação para enfrentar o SCCP, pelo Campeonato Brasileiro.

O treino não contou com a presença dos jogadores que atuaram como titulares contra o time mineiro, que ficaram na parte interna para um trabalho regenerativo.

No campo, Abel Ferreira e seus auxiliares propuseram apenas um coletivo de dois tempos de 15 minutos. Durante toda a movimentação, a comissão técnica orientou e cobrou os jogadores.

Atletas do Sub-20 complementaram as atividades durante o treino

Para complementar as atividades, alguns jogadores do Sub-20 foram chamados. Estiveram presentes os zagueiros Michel e Lucas Freitas, o lateral-direito Gustavo Garcia, os meio-campistas Jhonatan e Naves, além dos atacantes Kevin e Marino.

De todos os meninos, apenas Garcia e Michel já tiveram a chance de atuar pela equipe profissional.

O Verdão dará sequência nos trabalhos visando o SCCP na tarde desta quinta-feira, na Academia de Futebol. O duelo diante do rival, válido pela 22ª rodada do Brasileirão, acontecerá no próximo sábado, em Itaquera, às 19h; no primeiro turno, o confronto entre as duas equipes terminou em 1 a 1 – Raphael Veiga foi o autor do gol palmeirense.

Brilhando na base, Gabriel Silva contabiliza números expressivos no Brasileiro Sub-20

Gabriel Silva
Cesar Greco

Após um período discreto no profissional, Gabriel Silva volta a ser destaque na base

Autor de um dos gols do Palmeiras no empate em 3 a 3 contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, o atacante Gabriel Silva vem sendo um dos grandes nomes da competição.

De acordo com o site de estatísticas Footstats, Gabriel é o líder em participações diretas entre todos os 684 jogadores do campeonato, com 12 gols anotados e cinco assistências distribuídas. Além disso, o camisa 9 está no top 3 em finalizações e em arremates certeiros. Confira:

Contabilizando os jogos disputados pela Copa do Brasil Sub-20, mais os que realizou no Paulista e no Campeonato Brasileiro da categoria até o momento, o atacante tem mais gols do que partidas – são 19 bolas na rede em 17 jogos (média de 1,11 gol por jogo).

Gabriel Silva volta a brilhar na base após passagem pelo profissional

No clube desde 2015, Gabriel Silva sempre foi um dos artilheiros das categorias de base. Em 2019, quando atuou tanto pelo Sub-20 quanto pelo Sub-17, marcou 46 gols em 40 partidas. No profissional, o atacante tem números mais modestos: 1 gol em 24 jogos disputados – muitos deles entrando nos minutos finais das partidas.

No Campeonato Paulista desta temporada, quando a comissão técnica optou por fazer da competição um laboratório, Gabriel atuou menos que Fabinho, Giovani e Garcia, mesmo tendo mais experiência na equipe de cima.

Aos 19 anos, o jogador tem contrato com o clube até junho de 2025. O Palmeiras volta a jogar pelo Brasileirão Sub-20 no próximo domingo, contra o América-MG; a equipe atualmente ocupa a quarta colocação, a dois pontos do líder, e está na zona de classificação à próxima fase.