Campeonato Brasileiro 1976

O Campeonato Brasileiro de 1976 foi disputado por 54 clubes entre setembro e dezembro, com os clubes inicialmente alinhados em seis grupos de nove, jogando em turno único – os quatro primeiros de cada chave avançavam para a Segunda Fase, mas todos os 30 “eliminados” ganhavam uma nova chance de ir à Terceira Fase jogando uma repescagem.

O Palmeiras passou de fase fazendo o mínimo necessário – já classificado, jogou a oitava partida em Porto Alegre e perdeu para o Inter, ficando apenas em quarto lugar. Na Segunda Fase, precisando ficar em até terceiro lugar num dos quatro grupos de seis que foram formados, sobrou: venceu 4 jogos e empatou um, ficando em primeiro lugar, superando Flamengo, SPFC, Guarani, América e Vitória.

Na Terceira Fase, os doze classificados se juntaram aos seis da repescagem e foram divididos em dois grupos de nove, onde apenas os dois primeiros de cada avançariam às semifinais. O Palmeiras não fez uma boa campanha, empatando com o Santa Cruz e SCCP e perdendo em casa para o Inter.

Seria necessária uma campanha perfeita nos quatro jogos finais, mas uma derrota para a Ponte Preta praticamente sepultou as chances do Verdão, que acabou matematicamente eliminado na penúltima rodada ao empatar no Pacaembu com o Caxias. O Inter acabou batendo o SCCP na final e foi o campeão.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores