Campeonato Brasileiro 1977

O Campeonato Brasileiro de 1977 foi disputado por 62 clubes entre outubro de 1977 e março de 1978. Inicialmente os clubes foram divididos em seis grupos de dez ou onze clubes, dos quais os cinco primeiros de cada grupo após turno único se classificavam para a Segunda Fase. Os clubes que ficassem de sexto em diante ainda tinham a chance de jogar uma repescagem e chegar à Terceira Fase.

O Palmeiras passou muito bem pela Primeira Fase, invicto, com sete vitórias (quatro delas por dois gols de diferença, ganhando os 3 pontos) e dois empates. Destaque para a vitória por 2 a 0 sobre o SPFC no Pacaembu, com dois gols de Jorge Mendonça – o segundo, um verdadeiro golaço.

Na Segunda Fase, em seis grupos de cinco em que três clubes avançariam, o Verdão ficou em segundo lugar, mesmo ficando invicto, com três vitórias e um empate – isso porque o Bahia venceu duas partidas por 2 ou mais gols, e o Palmeiras, só uma. Mesmo assim, o Palmeiras se classificou sem sustos, permanecendo invicto.

Veio a Terceira Fase e seis clubes da repescagem se juntaram aos 18 da Segunda Fase, formando quatro grupos de seis em que só os campeões se classificariam às semifinais. E o Palmeiras largou muito mal, perdendo em Belém para o Remo por 3 a 0, comprometendo toda a campanha.

Numa boa reação, aplicamos duas goleadas no Pacaembu: 4 a 1 sobre a Desportiva e 5 a 1 sobre o América, o que recolocou o time na briga. O compromisso seguinte foi contra o Santa Cruz, também no Pacaembu, e as mais de 62 mil pessoas que superlotaram o Municipal saíram decepcionadas: com grande partida de Luiz Fumanchu, o Santa Cruz aplicou um 3 a 1 no Palmeiras e pulou na frente na tabela.

O resultado foi desastroso para o Palmeiras, que precisava, na última rodada, vencer o Operário em Campo Grande por três gols de diferença, e ainda torcer para que não houvesse um vencedor na partida entre remo e Santa Cruz.

Nem foi necessário secar, já que, apático, o Palmeiras acabou derrotado pelo Operário por 2 a 0 e foi eliminado. O time de Campo Grande chegou às semifinais do Brasileirão, que acabou decidido entre SPFC e Atlético _MG, com vantagem para o primeiro.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores