Campeonato Brasileiro 1980

O Campeonato Brasileiro de 1980 foi disputado entre fevereiro e junho por 44 clubes. O Verdão entrou na Taça de Ouro com a mesma base do time que encantou o país no fim de 1979, mas com duas perdas fundamentais: Jorge Mendonça e Telê Santana.

Nas mãos de Sergio Clerice, o time não fez uma boa Primeira Fase. Era necessário ficar pelo menos entre os sete melhores num dos quatro grupos de dez que foram formados – e isso foi alcançado com facilidade, o Verdão ficou em terceiro lugar e avançou. Mas a enorme diferença de padrão de jogo em relação ao time do ano anterior fez a vida do novo treinador ser curta.

Na primeira rodada da Segunda Fase, onde havia quatro grupos de oito (os 28 classificados mais 4 vindos da Taça de Prata), o Palmeiras perdeu para o Bangu e Clerice caiu, sendo substituído por Oswaldo Brandão, que estreou sofrendo uma acachapante goleada no Maracanã: 6 a 2 para o Flamengo.

Após uma conveniente combinação de resultados, mesmo com uma campanha medíocre, o Palmeiras conseguiu avançar à Terceira Fase após segurar um empate por 2 a 2 com o Santa Cruz no Arruda.

A Terceira Fase previa quatro quadrangulares em turno único onde apenas o vencedor avançaria às semifinais. Claramente fazendo hora extra na competição, o Palmeiras abriu a fase empatando fora de casa contra o Cruzeiro para em seguida ser eliminado com uma derrota no Beira-Rio. Depois, apenas cumpriu tabela no jogo final, contra o Guarani.

O Inter avançou às semifinais, mas quem fizeram as finais foram Flamengo e Atlético-MG – os cariocas levaram a melhor.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores