Campeonato Brasileiro 1983

Campeonato Brasileiro 1983

O Campeonato Brasileiro de 1983 foi disputado entre janeiro e maio por 40 clubes, divididos inicialmente em oito grupos de cinco. O regulamento do campeonato previa três fases sucessivas com reagrupamentos, até sobrarem oito clubes, que disputariam um mata-mata.

Na primeira fase, o Palmeiras caiu num grupo com Bahia, Comercial-MS, Mixto e Goiás. Depois de dois empates fora de casa contra Bahia e Comercial na largada do campeonato, o Verdão atropelou os adversários, emendando seis vitórias com goleadas, empolgando a torcida, sobretudo depois da estreia de Batista, na sétima rodada.

Na segunda fase, em grupos de quatro clubes, o Palmeiras disputou duas vagas com Americano, Flamengo e Tiradentes, e passou sem problemas. A partida no Morumbi contra o Flamengo foi memorável, com Batista fazendo uma exibição impecável. As goleadas sobre o Tiradentes colocaram fogo de vez na torcida.

Na terceira fase o grupo era mais difícil, com Vasco, Santos e Náutico. O Palmeiras chegava invicto para a disputa, mas o técnico Rubens Minelli já chamava a atenção para o favorecimento ao Vasco, que apesar de ter um bom time, só conseguiu avançar graças a um erro de arbitragem.

Na primeira rodada, um bom empate no Maracanã por 2 a 2 projetava o avanço, mas na partida seguinte o Palmeiras perdeu para o Santos, com um gol a 15 minutos do fim. E o castelo de areia começou a desmoronar na partida no Recife: derrota por 3 a 0, mas os dois gols finais foram marcados nos últimos 5 minutos e o Palmeiras reclamou demais do primeiro gol do Náutico ter sido irregular.

O jogo da volta contra o Santos foi emocionante e o Verdão, para mais de 76 mil pessoas, foi buscar o empate após estar perdendo por 2 a 0. A goleada por 6 a 0 sobre o Náutico deu saldo suficiente para que o Verdão, na partida derradeira contra o Vasco no Morumbi, precisasse apenas de uma vitória simples, já que o grupo estava bastante embolado.

O Palmeiras foi para o jogo desfalcado de Batista, que àquela altura já era o maestro do time – o meio-campista servira à Seleção Brasileira num amistoso disputado contra o Chile na quinta-feira. A partida contra o Vasco foi marcada, de forma suspeita, para o sábado, o que impedia Batista de jogar. A diretoria também protestava contra a escalação do árbitro mineiro Edson Alcântara do Amorim.

A partida foi dura e o Vasco, com um bom sistema defensivo, veio disposto a se defender a todo custo. E conseguiu. Dentro do campo, o Palmeiras parou no bloqueio vascaíno e na cera de Mazaropi. O placar final, de 0 a 0, eliminou o Verdão dentro do campo, mas o cheiro de armação vinha de todos os lados.

O Vasco, desta forma, avançou ao mata-mata, mas acabou perdendo na fase seguinte para o Flamengo, que venceu a competição batendo o Santos nas finais.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores