Campeonato Brasileiro 1986

Campeonato Brasileiro 1986

O Campeonato Brasileiro de 1986 foi disputado por 80 equipes, divididos entre o torneio principal (44 clubes, primeira divisão) e o torneio paralelo (36 clubes, segunda divisão) entre agosto de 86 e fevereiro de 87.

O torneio principal foi dividido em três fases. Na Primeira Fase, 44 clubes foram divididos em quatro grupos de onze; após dez rodadas disputadas dentro dos próprios grupos em turno único, avançaram à Segunda Fase os seis melhores de cada grupo, mais os oito melhores classificados por índice técnico, mais os quatro melhores do torneio paralelo.

Na Segunda Fase, os 36 clubes foram divididos em quatro grupos de 9, e os quatro melhores de cada grupo avançavam depois de turno e returno dentro dos próprios grupos, para a Terceira Fase, que foi um mata-mata com ida e volta.

O Palmeiras avançou com duas rodadas de antecedência na Primeira Fase, ficando em quarto lugar em seu grupo. A grande partida desta fase foi um 6 a 0 aplicado no Fortaleza, no Pacaembu, com três gols de Mirandinha.

Na Segunda Fase, o grupo do Palmeiras tinha SPFC, Santos, Botafogo, América-RJ, Ponte Preta, Bangu, Joinville e Treze. O Verdão passou ao mata-mata em primeiro lugar, após uma campanha com sete vitórias, oito empates e apenas uma derrota, que veio na última partida contra o Botafogo, quando já tinha assegurado a liderança do grupo. As duas últimas partidas desta fase aconteceram já no ano de 1987, após 40 dias de interrupção para as férias dos jogadores.

O mata-mata começou em fevereiro e o Palmeiras foi emparelhado com o Bahia. Já sem o embalo do fim do ano anterior, o Verdão acabou derrotado por 2 a 0 na Fonte Nova e precisava devolver o placar no Pacaembu para avançar. Quase 45 mil pagantes viram Mirandinha abrir o placar aos 24 minutos e depois sofreram com as bolas na trave e as defesas do goleiro Rogério. O Bahia avançou, para ser eliminado na fase seguinte pelo Guarani.

O time campineiro, com Evair e João Paulo no ataque, foi até as finais, contra o SPFC, e foi escandalosamente roubado por José de Assis Aragão na partida final, no Brinco de Ouro.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores