Campeonato Brasileiro 1988

Campeonato Brasileiro 1988

O Campeonato Brasileiro de 1988 foi disputado por 24 equipes, que foram divididas em dois grupos de 12. Na Primeira Fase, as equipes enfrentavam adversários do outro grupo em turno único, classificando os dois primeiros para as quartas-de-final. Na Segunda Fase, com pontos zerados e confrontos dentro do mesmo grupo, o critério de classificação era o mesmo.

Foi adotado o sistema de três pontos por vitória; o empate no tempo normal dava um ponto para cada time e previa a disputa de pênaltis, para bonificar o vencedor com mais um ponto.

O Palmeiras fez uma campanha horrível na Primeira Fase e ficou em penúltimo lugar do seu grupo. Na Segunda Fase, o panorama não se modificou e as chances de classificação se resumiam a uma extensa combinação de placares a quatro rodadas do fim, após uma derrota para o Atlético-MG no Mineirão.

Gaúcho

Obviamente os resultados não aconteceram e o time cumpriu tabela nos jogos finais. A única alegria foi a partida contra o Flamengo no Maracanã, em que o Palmeiras vencia por 1 a 0, até que Zetti lamentavelmente se chocou com Bebeto perto do fim do jogo e fraturou a perna. Sem mais substituições a fazer, o Palmeiras colocou o atacante Gaúcho no gol e acabou sofrendo o empate no lance final - mas na cobrança de pênaltis, Gaúcho defendeu as cobranças de Aldair e Zinho, fazendo História.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores