Campeonato Brasileiro 2000

O Campeonato Brasileiro de 2000 foi organizado pelos Clube dos 13, já que a CBF lidava na Justiça com o chamado “caso Sandro Hiroshi”. Sem poder usar as competições de 1999 como referência para formar as divisões, a solução foi acomodar 116 clubes em vários módulos.

O Palmeiras ficou no Módulo Azul, junto aos clubes mais tradicionais do país, que dava 12 das 16 vagas para o mata-mata final. Ao longo de 24 rodadas em turno único, os clubes lutaram para seguir na competição.

O time ainda se recuperava da saída de Felipão e de jogadores como Alex, César Sampaio, Euller, Roque Júnior, Rogério e Marcelo Ramos. Sob o comando de Marco Aurélio, o elenco que tinha os reforços de Paulo Turra, Titi, Lopes, Alberto e Adriano Louzada começou mal a disputa, vencendo apenas duas das primeiras 12 partidas.

Mas os atletas conseguiram dar alguma liga com o passar do tempo e nas 12 partidas finais do turno o panorama se inverteu, com apenas duas derrotas. A campanha foi suficiente, no limite, para o Palmeiras terminar dentro da zona de classificação para o mata-mata.

Em meio à disputa da reta final da Copa Mercosul, o Palmeiras pegou o SPFC nas oitavas-de-final, e eliminou o inimigo com uma vitória cheia de raça no Morumbi, após empate no Pacaembu.

Nas quartas-de-final, o adversário foi o São Caetano. Os dois jogos foram no Palestra Italia e a diferença foi feita nos primeiros oito minutos, quando Ademar desequilibrou, servindo Vagner e César para abrirem 2 a 0 no placar. O Palmeiras reagiu e o primeiro tempo terminou 3 a 2 para o time do ABC. Com mais um gol para cada lado, o segundo tempo da primeira partida terminou em 4 a 3, mantendo a disputa aberta.

Copa João Havelange 2000

Na volta, o Palmeiras jogou bem melhor e já tinha aberto 2 a 0 no placar com 27 minutos, gols de Adriano e Magrão. Mas Serginho diminuiu para o São Caetano após escanteio no fim do primeiro tempo.

Nos últimos 45 minutos, o Palmeiras teve que lutar contra a arbitragem de Paulo César de Oliveira, que marcou pênalti de Fernando numa falta feita fora da área. César converteu, O Verdão não conseguiu fazer o terceiro e o São Caetano avançou na competição, para perder nas polêmicas finais em janeiro para o Vasco de Eurico Miranda.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores