Campeonato Brasileiro 2005

Disputado entre abril e dezembro, o Brasileirão 2005 teve 22 times disputando o troféu em pontos corridos, turno e returno. O campeonato foi marcado pelo escândalo da manipulação de resultados por parte do árbitro Edilson Pereira de Carvalho, que obedecia a um esquema de apostas online.

Aproveitando a situação, o SCCP manobrou os bastidores para que todas as partidas apitadas por aquele árbitro fossem disputadas novamente - mesmo que não houvessem sido manipuladas, como no caso das duas partidas que o SCCP havia perdido, contra o Santos e o SPFC. Na redisputa, o SCCP ganhou 4 pontos.

O Palmeiras, mesmo com um elenco fraco tecnicamente, fez uma campanha digna. Após um início fraco, sob o comando de Paulo Bonamigo, o time reagiu sob o comando de Emerson Leão e mantinha uma distância alcançável para o líder, até a bagunça da remarcação dos jogos.

O time focou então na conquista da vaga para a Libertadores, que veio na partida final, na disputa direta contra o Fluminense, que estava um ponto à nossa frente conquistando a quarta vaga. Jogando pelo empate no Palestra, o time carioca saiu na frente com um gol de Tuta no primeiro tempo.

No segundo tempo, após lançamento de Marcos, Gioino fez o passe e Washington Dumbo empatou aos 16. Mas Arouca, num petardo de fora da área aos 22, recolocou o Fluminense na frente e parecia que a vaga nos fugiria.

Com muita garra, o Verdão buscou o resultado. Cinco minutos depois, Juninho Paulista bateu uma falta na área e Petkovic tentou tirar, mas acabou desviando do goleiro e mandou para suas próprias redes, empatando o jogo novamente.

Por fim, aos 32, Corrêa bateu outra falta na área, ninguém tocou na bola e ela acabou morrendo no canto direito, decretando a virada e premiando o bom campeonato do limitado, mas esforçado time do Palmeiras, que acabou em quarto lugar na tabela e classificado para a Libertadores.

Enquanto isso, no Pacaembu, o árbitro Márcio Rezende de Freitas tratava de completar o assalto infligido a todo o futebol brasileiro ao manipular a partida entre SCCP e Inter, forçando o resultado a favor do time da casa, que confirmou um dos títulos mais roubados da História.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores