Campeonato Brasileiro 2008

Disputado entre maio e dezembro, o Brasileirão 2008 teve 20 times disputando o troféu em pontos corridos, turno e returno.

O Palmeiras, cheio de moral após conquistar o Paulistão, entrou forte na disputa, encaixando boas vitórias e se mantendo sempre no pelotão de cima.

Alguns tropeços, como a derrota para o Goiás e o empate em casa com o Figueirense, fizeram com que a distância para o líder ao final do turno ficasse na casa de sete pontos. Mesmo assim, com 34 pontos conquistados ao final do primeiro turno, a campanha não era ruim.

O Grêmio começou a tropeçar e a distância caía jogo a jogo. Diego Souza estava jogando muito e comandou uma grande vitória no Mineirão, contra o Cruzeiro. Na rodada 27, bastou um empate contra o Náutico no Recife para o Verdão assumir a ponta do campeonato. As atenções, no entanto, já estavam divididas com a Copa Sul-Americana.

Na rodada 30, um emocionante empate arrancado contra o SPFC, depois de ter Diego Souza expulso logo no começo do jogo e de estar perdendo por 2 a 0, manteve o time no bolo, na briga pelo título, a um ponto do líder. Mas essa partida foi o último suspiro do time na temporada.

Uma derrota em casa para o Argentinos Juniors na Sul-Americana foi seguida de uma derrota feia no Maracanã para o Fluminense, por 3 a 0. Vanderlei Luxemburgo não viajou para a Argentina para o jogo da volta pela Sul-Americana e ainda comentou a partida dos estúdios da Rede Globo, o que azedou sua relação com a organizada.

O confronto direto em casa com o Grêmio, na rodada 34, era a chance de tudo voltar aos eixos. O jogo estava disputado, sem gols, até que aos 28 do segundo tempo Tcheco suspendeu uma falta na área, de curva; ela passou por todo mundo e enganou Marcos, entrando direto no gol. O lance emudeceu o estádio, que ficou perplexo ao ver nosso goleiro tentar subir para cabecear a bola na área do adversário várias vezes - a primeira ainda antes dos 30 minutos.

A situação ainda era reversível, mas muito difícil. E ficou de fato impossível no embarque para o jogo seguinte, contra o Flamengo, no Rio: um grupo de torcedores foi ao aeroporto de Congonhas, cercou e agrediu Vanderlei Luxemburgo, que sofreu uma lesão no braço. O time, abalado, foi goleado por 5 a 2 e as chances de título escorreram pelo ralo. Três rodadas depois, o SPFC ergueu o troféu, pelo terceiro ano seguido - e desta vez, caiu no colo. O Palmeiras terminou num melancólico quarto lugar.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores