Campeonato Paulista 1974

O Campeonato Paulista de 1974 foi dividido em dois estágios: O “Paulistinha”, disputado pelas equipes menores, classificou sete equipes para o “Paulistão”, que já tinha Palmeiras, SCCP, SPFC, Santos, Portuguesa, Juventus e Guarani pré-classificados.

O “Paulistão” então contou com 14 clubes que disputaram o título no confronto entre o campeão do Primeiro Turno e o campeão do Segundo Turno.

No Primeiro Turno, ainda se readaptando à volta dos titulares da Seleção, o Palmeiras patinou no princípio. Depois de marcar apenas um ponto nos três primeiros jogos, o Verdão encaixou novamente o jogo, mas já ficou difícil de tirar a diferença.

O SCCP levou o primeiro turno, com 19 pontos. O Verdão ficou em quinto, com 16 (5 vitórias, 6 empates e 2 derrotas). O confronto direto logo na terceira rodada, com vitória deles por 3 a 1, foi decisivo.

No Segundo Turno, o Verdão foi implacável. Depois de uma campanha invicta, nosso time chegou à rodada final, um Derby, com um ponto de vantagem sobre o SPFC, que tinha o Juventus pela frente.

No domingo decisivo, o SPFC venceu o time da Mooca por 2 a 0, mas o Verdão esmagou o rival por 4 a 1 e venceu o Segundo Turno, forçando as partidas finais.

O SCCP havia completado 20 anos sem títulos no início do ano e precisava de todas as formas acabar com a fila. No primeiro jogo, dois gols muito rápidos de Edu e Lance já selaram o placar logo aos 3 minutos do primeiro tempo.

A expectativa geral é que no domingo, dia 22 de dezembro, o SCCP finalmente desse fim à enorme fila. A torcida rival ocupou cerca de 90% das arquibancadas do Morumbi. Mas seus jogadores sentiram demais a pressão e enfrentaram um time que, além de muito superior tecnicamente, estava muito acostumado a conquistar títulos.

Com naturalidade, o Palmeiras se impôs sobre o rival e deu cabo a mais uma conquista com um gol de Ronaldo aos 24 minutos do segundo tempo, após jogada ensaiada por Oswaldo Brandão: Jair Gonçalves suspendeu na meia-lua procurando Leivinha, que escorou de cabeça para a chegada do camisa 9, que fuzilou Buttice.

Enquanto a torcida deles se arrastava de volta do Morumbi, dezenas de milhares de palmeirenses comemoraram a conquista na rua Turiassu cantando “zum zum zum, é vinte e um”, saudando mais um ano na fila do rival.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores